DSpace/Manakin Repository

Religiosidade, tradições populares e ensino: um olhar a partir dos saberes e fazeres de mulheres rezadeiras.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.advisor1ID BRAGA, E. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7162973241119481 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Erlane Aguiar Feitosa de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo Este trabalho busca compreender as práticas educativas experienciadas no contexto das rezadeiras, destacando seus usos, funções, características e as contribuições dessas mulheres para a memória cultural individual e coletiva de suas comunidades. Tudo isso porque acreditamos e creditamos importância do fazer da cultura popular, neste trabalho representado pelas rezadeiras, cuja preservação de suas atividades e a inserção dos seus fazeres e fazeres nos currículos escolares podem despertar novos olhares e comportamentos no chão da escola formal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, de modo que os dados necessários para sua composição brotaram de leituras de trabalhos realizados academicamente sobre a temática em questão. Ainda mais, o suporte também veio de pensadores que discutem a cultura popular. Esperamos que a nossa escrita possa contribuir para o entendimento formal da importância dos conhecimentos produzidos através de educações populares praticadas pelas comunidades onde a escola está inserida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Religiosidade, tradições populares e ensino: um olhar a partir dos saberes e fazeres de mulheres rezadeiras. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-27
dc.description.abstract This work seeks to understand the educational practices experienced in the context of some women which practice cure throught blessing, known as rezadeiras, highlighting their uses, functions, characteristics and the contributions of these women to the individual and collective cultural memory of their communities. All this because we believe and believe in the importance of doing popular culture, represented in this work by the rezadeiras, whose preservation of their activities and the inclusion of their actions in school curricula can awaken new perspectives and behaviors on the ground of formal schools. It is a qualitative bibliographical research, so that the necessary data for its composition came from readings of works carried out academically on the theme in question. Even more, support has also come from thinkers who discuss popular culture. We hope that our writing can contribute to the formal understanding of the importance of knowledge produced through popular education practiced by the communities where the school is located. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30610
dc.date.accessioned 2023-07-07T19:47:45Z
dc.date.available 2023-07-07
dc.date.available 2023-07-07T19:47:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Religiosidade popular pt_BR
dc.subject Cultura Popular pt_BR
dc.subject Rezadeiras pt_BR
dc.subject Popular religiosity pt_BR
dc.subject Popular culture pt_BR
dc.subject Mourners pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Vanessa Pio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Religiosity, popular traditions and teaching: a look from the knowledge and practices of women prayers. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Vanessa Pio. Religiosidade, tradições populares e ensino: um olhar a partir dos saberes e fazeres de mulheres rezadeiras. 2023. 37f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta