DSpace/Manakin Repository

Romance e martírio da Bela Inês de Castro, de Jorge Furtado e Klévisson Viana: uma proposta de leitura para o 9º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.
dc.contributor.advisor1ID ARRAIS, Maria Nazareth de Lima. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 FULANETI, Oriana de Nadai.
dc.contributor.referee2 SANTOS FILHO, José Jacinto dos.
dc.contributor.referee3 PEREIRA, Héica Paiva.
dc.description.resumo O tempo destinado à leitura literária na Educação Básica é bastante tímido e, quando essa prática acontece, não consegue atrair nem incentivar efetivamente o estudante para o envolvimento nessa ação, posto que as leituras, na maioria das vezes, servem meramente ao propósito de análise de elementos linguísticos. Diante desse aspecto, esta pesquisa apresenta como objetivo propor estratégias de leitura literária possibilitadas pela semiótica discursiva passíveis de serem trabalhadas com o cordel no 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, discutimos sobre o texto e a leitura literária na escola; articulamos conceitos da Semiótica Discursiva com ênfase no Percurso Gerativo da Significação; empreendemos uma leitura do cordel Romance e martírio da bela Inês de Castro de Jorge Furtado e Klévisson Viana; e elaboramos um e-book com oficinas de leitura do cordel na perspectiva da Semiótica Discursiva. Nessa direção, utilizamos como base a teoria Semiótica Discursiva, que apresenta um Percurso Gerativo da Significação composto por um nível fundamental, um narrativo e um discursivo. Esta é uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e natureza aplicada e propositiva. Como corpus, selecionamos Romance e Martírio da bela Inês de Castro, de Jorge Furtado e Klévisson Viana. Da leitura desse corpus, encontramos um sujeito sob o nome de D. Pedro I em busca de realizar-se amorosamente com a dama de companhia, a bela Inês de Castro sem que fosse permitido pela família real. Nesse sentido a temática do amor proibido teve base no status de poder, uma vez que de um lado tinha uma plebeia e, de outro, um príncipe real, cujo objeto de desejo dos jovens era viver intensamente esse amor. Como produto técnico, elaboramos um e-book contendo quatro capítulos, cada um com uma oficina, explorando desde a estrutura do cordel a categorias do Percurso Gerativo de Sentido, sem que haja necessariamente uma linearidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura. pt_BR
dc.title Romance e martírio da Bela Inês de Castro, de Jorge Furtado e Klévisson Viana: uma proposta de leitura para o 9º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2023-03-29
dc.description.abstract The time allocated to literary reading in Basic Education is quite shy and, when this practice happens, it cannot effectively attract or encourage students to get involved in this action, since the readings, in most cases, merely serve the purpose of analyzing linguistic elements. Given this aspect, this research aims to propose literary reading strategies made possible by discursive semiotics that can be worked with cordel in the 9th grade of Elementary School. To do so, we discussed texts and literary reading at school; we articulate concepts of Discursive Semiotics with emphasis on the Generative Path of Meaning; we undertook a reading of the cordel Romance and martyrdom of the beautiful Inês de Castro by, Jorge Furtado and Klévisson Viana; and we elaborated an e-book with cordel reading workshops from the perspective of Discursive Semiotics. In this direction, we use the theory of Discursive Semiotics as a basis, which presents a Generative Path of Meaning composed of a fundamental level, a narrative and a discursive level. This is a bibliographic research, with a qualitative approach and an applied and propositional nature. As its corpus, we selected Romance and martyrdom of the beautiful Inês de Castro, by Jorge Furtado and Klévisson Viana. From reading this corpus, we found a character named D. Pedro I in search of loving fulfillment with a lady-in-waiting, the beautiful Inês de Castro, without being allowed to do so by the royal family. In this sense, the theme of forbidden love was based on the status of power, since on the one hand there was a commoner and, on the other, a royal prince whose object of desire of these young people was to live their love intensely. As a technical product, we created an e-book containing four chapters, each with a workshop, exploring everything from the structure of the cordel to categories of the Generative Path of Meaning, without necessarily having a linearity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30619
dc.date.accessioned 2023-07-09T00:27:02Z
dc.date.available 2023-07-08
dc.date.available 2023-07-09T00:27:02Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Semiótica discursiva pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Cordel
dc.subject Percurso gerativo da significação
dc.subject Leitura de cordel
dc.subject Romance e Martírio da Bela Inês de Castro
dc.subject Proposta de leitura
dc.subject Discursive semiotics
dc.subject Literary reading
dc.subject Twine
dc.subject Route Generative of Signification
dc.subject Cord reading
dc.subject Romance and Martyrdom by Bela Inês de Castro
dc.subject Reading proposal
dc.subject Romance Brasileiro pt_BR
dc.subject Jorge Furtado pt_BR
dc.subject Klévisson Viana pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fábio Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Romance and martyrdom of Bela Inês de Castro, by Jorge Furtado and Klévisson Viana: a reading proposal for the 9th grade of elementary school. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fábio Gomes de. Romance e martírio da Bela Inês de Castro, de Jorge Furtado e Klévisson Viana: uma proposta de leitura para o 9º ano do ensino fundamental. 2023. 173f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta