dc.creator.ID |
SOUZA, M. A. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1203742077351150 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MOREIRA NETO, Mariana. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MOREIRA NETO |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5603714805584547 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Kássia Mota de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERNANDES , Dorgival Goncalves. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho monográfico analisa a implementação da educação prisional na Cadeia
Feminina de Cajazeiras-PB, com enfoque nas perspectivas pedagógicas do educar para a
liberdade e investiga como os métodos teóricos e práticos que preconizam a educação
desenvolvida na cadeia feminina delineiam perspectivas pedagógicas do educar para a
liberdade. Baseia-se numa abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com utilização de
técnicas de entrevistas semiestruturadas, questionários, observação e categorização de análise
temática simples dos dados obtidos. Para tanto, tem como trilha teórico-metodológica as
indicações de Maeyer (2013); Davis (2018); Foucault (2014); Freire (2015); Arendt (2011),
Julião (2016); Onofre (2015); Silva (2018); entre outros teóricos. No transcorrer da pesquisa
foi possível discutir a naturalização das prisões, que não é algo que acontece de modo
ingênuo, sendo resultado da ação do Estado enquanto instância estrutural e de seguridade dos
sistemas de ensino e formação para a cidadania, revelando a marca de um intencional
“fracasso”, que esconde as razões das questões e contextos que levam ao encarceramento. As
reflexões tematizam as crises que a educação no cárcere enfrenta, conduzidas pelo contexto
cultural e político, e a importância da efetivação enquanto direito de uma educação como
prática da liberdade para pessoas privadas de liberdade. Foi problematizada a remição de pena
por estudo, como ela acontece na Cadeia Feminina de Cajazeiras e até que ponto é um
avanço, e porque esta questão não entra como elemento importante na composição do
currículo. A este estudo interessou pensar a prática educativa na dimensão política, pois a
ação humana é política, logo a prática educativa é o caminho, é a possibilidade de
dimensionar a conscientização dos sujeitos. Abordou-se também a importância da EJA na
oferta de educação para privadas (os) de liberdade, os conteúdos, o planejamento pedagógico
e o currículo vivenciados na escola da cadeia. Faz-se pertinente o entendimento de que a
educação oferecida na cadeia esteja ancorada nos pressupostos de uma educação acessível a
todos, de qualidade e compreendida como prática da liberdade, como direito inalienável das
pessoas, mesmo privadas de liberdade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação entre celas e grades: vivências e práticas pedagógicas na cadeia feminina de Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-05-23 |
|
dc.description.abstract |
This paper analyzes the implementation of prison education in the female detention in
Cajazeiras (Brazil), focusing on the pedagogical perspectives of educating for freedom, and
investigates how the theoretical and practical methods that advocate the education developed
in the female detention delineate pedagogical perspectives of educating for freedom. This
article is a qualitative and exploratory approach, with the use of semistructured interview
techniques, questionnaires, observation and categorization of simple thematic analysis of the
data obtained. The research is based on Maeyer (2013); Davis (2018); Foucault (2014); Freire
(2015); Arendt (2011), Julião (2016); Onofre (2015); Silva (2018); among other theorists.
During the investigation, it was discussed the naturalization of prisons, which happens in a
naive way, being the result of the action of the State as a structural and security instance of
education and training systems for citizenship. This action bears the mark of an intentional
"failure," which hides the issues and contexts that lead to incarceration. If these issues were
resolved politically and socially, incarceration would be useless. So, this paper reflects on the
crises that prison education faces, driven by the cultural and political context, and on the
importance of the realization, as a right, of an education as a practice of freedom for persons
deprived of their liberty. The paper investigates the remission of sentence for study, as it
happens in the female chain of Cajazeiras, and asks if this is an advance, especially when this
mechanism is not an essential element in the composition of the curriculum. The research
considers the educational practice in the political dimension, because human action is
political, so the educational practice is the way, it is the possibility of dimensioning the
awareness of the subjects. Finally, this article addresses the importance of EJA (Youth and
Adult Education) in the provision of education for inmates. The contents, the pedagogical
planning and the curriculum were some of the dimensions investigated in the school of the
prison. It is important that the education offered in the chain is linked to the presuppositions
of an education accessible to all. Such education must be of quality and understood as the
practice of freedom, as an inalienable right of persons, even those persons deprived of their
freedom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30630 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-10T11:34:06Z |
|
dc.date.available |
2023-07-10 |
|
dc.date.available |
2023-07-10T11:34:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em prisões |
pt_BR |
dc.subject |
Educação libertadora |
pt_BR |
dc.subject |
Cadeia Feminina de Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres |
pt_BR |
dc.subject |
Remição |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Education in prisons |
pt_BR |
dc.subject |
Liberating education |
pt_BR |
dc.subject |
Women's Chain |
pt_BR |
dc.subject |
Women |
pt_BR |
dc.subject |
Redemption |
pt_BR |
dc.subject |
Adult education |
pt_BR |
dc.subject |
Educação prisional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação carcerária |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Miryan Aparecida Nascimento de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Education between cells and bars: experiences and pedagogical practices in the female jail of Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Miryan Aparecida Nascimento de. Educação entre celas e grades: vivências e práticas pedagógicas na Cadeia Feminina de Cajazeiras- PB. 2019. 112f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |