DSpace/Manakin Repository

A influência dos mitos na configuração e narrativa do jogo eletrônico "Deus da guerra-2005": uma proposta de aplicação para o ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 CÔRREA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.referee2 MELO, Maria Vanice Lacerda de.
dc.description.resumo A presente pesquisa dispõe­se a analisar a narrativa e as transformações presentes na série de jogos eletrônicos, para a compreensão da relação entre o jogo “Deus da Guerra” com as narrativas da mitologia grega. Para isto, definimos como objetivo geral: analisar a presença das referências míticas presente no jogo eletrônico Deus da Guerra – 2005 como elemento utilizado para o ensino em leitura e interpretação. E objetivos específicos: identificar os tipos de mitos gregos presentes no jogo eletrônico Deus da Guerra; Distinguir as estratégias de inspirações utilizadas pelos criadores da história na construção da narrativa; a destacar práticas que possam ser adotadas a partir do Jogo no ensino em sala de aula. A fundamentação teórica é baseada nas contribuições sobre a origem do mito, a partir das abordagens de Eliade (1999); Antunes (2003) e Huizinga (2014) que trazem considerações sobre a gamificação e a importância do jogo eletrônico. A perspectiva do jogo eletrônico a partir das teorias de Domingos (2008) e outros aportes teóricos que tratam sobre a temática em análise. A metodologia utilizada na pesquisa foi a bibliográfica do tipo qualitativa, baseada em materiais já publicados. Como resultados desta pesquisa, temos a compreensão da forte relação do jogo eletrônico “God of war­2005” com as narrativas dos mitos grego, e a elaboração de uma proposta de ensino para o Ensino Médio que contemplou as características do jogo e o ensino do gênero: mitos gregos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.title A influência dos mitos na configuração e narrativa do jogo eletrônico "Deus da guerra-2005": uma proposta de aplicação para o ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-26
dc.description.abstract The present research aims to analyze the narrative and transformations present in the series of video games, to understand the relationship between the game "God of War" and Greek mythology narratives. For this purpose, we have defined the general objective as follows: to analyze the presence of mythological references in the electronic game "God of War" ­ 2005 as an element used for teaching reading and interpretation. The specific objectives are: to identify the types of Greek myths present in the electronic game "God of War"; to distinguish the strategies of inspiration used by the creators of the story in the construction of the narrative; to highlight practices that can be adopted based on the game in classroom teaching. The theoretical framework is based on contributions on the origin of myth, from the perspectives of Eliade (1999), Antunes (2003), and Huizinga (2014), which provide considerations on gamification and the importance of electronic games. The perspective of electronic games is approached through the theories of Domingos (2008) and other theoretical approaches that deal with the subject under analysis. The research methodology used was qualitative bibliographic research, based on already published materials. As results of this research, we have the understanding of the strong relationship between the electronic game "God of War­2005" and the narratives of Greek myths, and the development of a teaching proposal for high school that encompasses the characteristics of the game and the teaching of the genre: Greek myths. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30631
dc.date.accessioned 2023-07-10T11:38:38Z
dc.date.available 2023-07-07
dc.date.available 2023-07-10T11:38:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Mito grego pt_BR
dc.subject Jogo eletrônico pt_BR
dc.subject Mito épico pt_BR
dc.subject Jornada do herói pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Textual genre pt_BR
dc.subject Greek myth pt_BR
dc.subject Electronic game pt_BR
dc.subject Epic myth pt_BR
dc.subject Hero's journey pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Deus da guerra 2005 - jogo eletrônico pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALENCAR, Anne Jezebel Batista de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The influence of myths in the configuration and narrative of the electronic game "Deus da Guerra-2005": an application proposal for high school. pt_BR
dc.identifier.citation ALENCAR, Anne Jezebel Batista de. A influência dos mitos na configuração do jogo eletrônico "Deus da Guerra-2005": uma proposta de aplicação para o ensino médio. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta