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O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com Transtorno do Espectro Autista.

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dc.creator.ID FERREIRA, M. E. M. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3003359129809772 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TRINDADE, Mônica Cavalcanti.
dc.contributor.advisor1ID TRINDADE, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2398664562552146 pt_BR
dc.contributor.referee1 GAUDÊNCIO, Edmundo de Oliveira.
dc.contributor.referee1ID GAUDÊNCIO, E. O. pt_BR
dc.contributor.referee2 PAZ, Luciene de Melo.
dc.contributor.referee2ID PAZ, L. M. pt_BR
dc.contributor.referee3 NUNES, Marília Medeiros de Araújo.
dc.contributor.referee3ID NUNES, M. M. A. pt_BR
dc.description.resumo O transtorno do espectro autista é definido como um transtorno neuropsiquiátrico que se apresenta com limitações nas relações sociais, na comunicação e na variedade de interesse e comportamentos desde a primeira infância. O Ministério da Saúde nas diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com transtorno do espectro autista destaca a necessidade de acompanhamento de todos os membros da família, atribuindo aos serviços de saúde e as redes de apoio à participação efetiva no sucesso da adaptação da família. A pesquisa qualitativa que avaliou as mudanças na dinâmica familiar de crianças autistas após serem acompanhadas no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil foi realizada no Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil localizado na cidade de Campina Grande, sendo as informações coletadas em entrevistas semiestruturadas, as quais foram posteriormente analisadas pelo método de análise de conteúdo na modalidade temática proposto por Bardin. Identificaram-se três temas a partir dos relatos de cuidadores: a descoberta do ser social; cuidadores: papel na dinâmica familiar e propostas para o crescimento do CAPSi. Os entrevistados relataram que as mudanças ocorridas nos infantes foram relacionadas ao desenvolvimento de suas habilidades sociais no âmbito domiciliar, principalmente relacionados à aquisição da fala e a interação pelo olhar e atenção dispensada aos pais, sempre tendo esses aspectos correlacionados a um melhor convívio da família. Os benefícios são atribuídos também a evolução dos sujeitos como cuidadores, através do acesso as informações sobre o transtorno, apontando a equipe do CAPSi como participante relevante nesse processo. O novo modelo de relação familiar demonstra como destaque a forma de lidar com o filho autista, permeado pela melhor comunicação e segurança no processo. Sobre as necessidades no serviço, ressalta-se a ausência de fonoaudiólogo na equipe para melhor investimento na aquisição da linguagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Medicina. pt_BR
dc.title O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com Transtorno do Espectro Autista. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Autism Spectrum Disorder is defined as a neuropsychiatric disorder wich presentes itself with limitation in social relationships, in communication and variety of interest and behavior since the first childhood. The Ministério da Saúde in Guidelines for the Rehabilitation of People with Autism Spectrum Disorders stresses the need for follow-up of all family members, assigning health services and support networks to effective participation in the success of family adaptation. The qualitative research that evaluated the changes in the family dynamics of autistic children after being followed up at the Center for Psychosocial Child and Adolescent Care was conducted at the Psychosocial Child Care Center located in the city of Campina Grande, being the information collected in semi-structured interviews, which were later analyzed by the method of content analysis in the thematic modality proposed by Bardin. Three themes were identified from the reports of caregivers: the discovery of the social being; Caregivers: role in family dynamics and proposals for the growth of CAPSi. The interviewees reported that the changes occurred in the infants were related to the development of their social skills at home, mainly related to the acquisition of speech and the interaction by the look and attention given to the parents, always having these aspects correlated to a better family relationship. The benefits are also attributed to the evolution of the subjects as caregivers, through access to information about the disorder, pointing the CAPSi team as a relevant participant in this process. The new model of family relationship demonstrates how to highlight the way of dealing with autistic children, permeated by better communication and safety in the process. Regarding the needs in the service, it’s pointed the absence of a speech therapist in the team for a better investment in language acquisition. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30656
dc.date.accessioned 2023-07-10T12:43:01Z
dc.date.available 2023-07-10
dc.date.available 2023-07-10T12:43:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Centro de Atenção Psicossocial - CAPS - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil pt_BR
dc.subject Transtorno do espectro autista pt_BR
dc.subject Crianças autistas pt_BR
dc.subject Autismo infantil pt_BR
dc.subject Pesquisa descritiva exploratória pt_BR
dc.subject Psychosocial Care Center - CAPS - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Child and Adolescent Psychosocial Care Center pt_BR
dc.subject Autism spectrum disorder pt_BR
dc.subject Autistic children pt_BR
dc.subject Infantile autism pt_BR
dc.subject Exploratory descriptive research pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Maria Eduarda Melo Pires.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The work of the Psychosocial Support Center and the impact on the family of children with Autistic Spectrum Disorder. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Maria Eduarda de Melo Pires. O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com transtorno do espectro autista. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30656 pt_BR


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