dc.creator.ID |
FERREIRA, M. E. M. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3003359129809772 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TRINDADE, Mônica Cavalcanti. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TRINDADE, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2398664562552146 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GAUDÊNCIO, Edmundo de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
GAUDÊNCIO, E. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PAZ, Luciene de Melo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PAZ, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
NUNES, Marília Medeiros de Araújo. |
|
dc.contributor.referee3ID |
NUNES, M. M. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O transtorno do espectro autista é definido como um transtorno neuropsiquiátrico
que se apresenta com limitações nas relações sociais, na comunicação e na
variedade de interesse e comportamentos desde a primeira infância. O Ministério
da Saúde nas diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com transtorno do
espectro autista destaca a necessidade de acompanhamento de todos os
membros da família, atribuindo aos serviços de saúde e as redes de apoio à
participação efetiva no sucesso da adaptação da família. A pesquisa qualitativa
que avaliou as mudanças na dinâmica familiar de crianças autistas após serem
acompanhadas no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil foi realizada no
Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil localizado na cidade de
Campina Grande, sendo as informações coletadas em entrevistas semiestruturadas,
as quais foram posteriormente analisadas pelo método de análise
de conteúdo na modalidade temática proposto por Bardin. Identificaram-se três
temas a partir dos relatos de cuidadores: a descoberta do ser social; cuidadores:
papel na dinâmica familiar e propostas para o crescimento do CAPSi. Os
entrevistados relataram que as mudanças ocorridas nos infantes foram
relacionadas ao desenvolvimento de suas habilidades sociais no âmbito
domiciliar, principalmente relacionados à aquisição da fala e a interação pelo olhar
e atenção dispensada aos pais, sempre tendo esses aspectos correlacionados a
um melhor convívio da família. Os benefícios são atribuídos também a evolução
dos sujeitos como cuidadores, através do acesso as informações sobre o
transtorno, apontando a equipe do CAPSi como participante relevante nesse
processo. O novo modelo de relação familiar demonstra como destaque a forma
de lidar com o filho autista, permeado pela melhor comunicação e segurança no
processo. Sobre as necessidades no serviço, ressalta-se a ausência de
fonoaudiólogo na equipe para melhor investimento na aquisição da linguagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Medicina. |
pt_BR |
dc.title |
O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com Transtorno do Espectro Autista. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
Autism Spectrum Disorder is defined as a neuropsychiatric disorder wich
presentes itself with limitation in social relationships, in communication and variety
of interest and behavior since the first childhood. The Ministério da Saúde in
Guidelines for the Rehabilitation of People with Autism Spectrum Disorders
stresses the need for follow-up of all family members, assigning health services
and support networks to effective participation in the success of family adaptation.
The qualitative research that evaluated the changes in the family dynamics of
autistic children after being followed up at the Center for Psychosocial Child and
Adolescent Care was conducted at the Psychosocial Child Care Center located in
the city of Campina Grande, being the information collected in semi-structured
interviews, which were later analyzed by the method of content analysis in the
thematic modality proposed by Bardin. Three themes were identified from the
reports of caregivers: the discovery of the social being; Caregivers: role in family
dynamics and proposals for the growth of CAPSi. The interviewees reported that
the changes occurred in the infants were related to the development of their social
skills at home, mainly related to the acquisition of speech and the interaction by
the look and attention given to the parents, always having these aspects
correlated to a better family relationship. The benefits are also attributed to the
evolution of the subjects as caregivers, through access to information about the
disorder, pointing the CAPSi team as a relevant participant in this process. The
new model of family relationship demonstrates how to highlight the way of dealing
with autistic children, permeated by better communication and safety in the
process. Regarding the needs in the service, it’s pointed the absence of a speech
therapist in the team for a better investment in language acquisition. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30656 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-10T12:43:01Z |
|
dc.date.available |
2023-07-10 |
|
dc.date.available |
2023-07-10T12:43:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Atenção Psicossocial - CAPS - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do espectro autista |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças autistas |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa descritiva exploratória |
pt_BR |
dc.subject |
Psychosocial Care Center - CAPS - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Child and Adolescent Psychosocial Care Center |
pt_BR |
dc.subject |
Autism spectrum disorder |
pt_BR |
dc.subject |
Autistic children |
pt_BR |
dc.subject |
Infantile autism |
pt_BR |
dc.subject |
Exploratory descriptive research |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Maria Eduarda Melo Pires. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The work of the Psychosocial Support Center and the impact on the family of children with Autistic Spectrum Disorder. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Maria Eduarda de Melo Pires. O Trabalho do Centro de Apoio Psicossocial e o impacto na família da criança com transtorno do espectro autista. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30656 |
pt_BR |