DSpace/Manakin Repository

Práticas de letramentos de fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. T. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1066706825160211 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Rose Maria de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo Com a gama de possibilidades ofertadas pelo advento das mídias digitais, práticas cada vez mais engajadas e colaborativas são passíveis de observação na leitura e na produção de textos da atualidade, especialmente em comunidades cuja característica principal é a interação, como é o caso dos fandoms. Nele, diferentes práticas de letramentos são realizadas por seus membros, e boa parte delas são produto do trabalho coletivo e do compartilhamento de conhecimentos. A partir dessa perspectiva, tivemos como objetivo principal analisar as práticas de letramento de fandom com enfoque no gênero fanfic a fim de evidenciar e discutir suas contribuições para o desenvolvimento dos processos de leitura e escrita colaborativa. Como propósitos específicos, objetivamos refletir sobre o papel dos Multiletramentos e da Cultura Participativa na leitura e produção de textos, apresentar a comunidade de fãs, suas práticas de letramentos e suas contribuições na Cultura de Convergência, bem como analisar o gênero fanfic com enfoque nos aspectos de leitura e escrita colaborativas que se desenvolvem no interior dele. Para tanto, fundamentamos a esta pesquisa principalmente nos apontamentos de Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Jenkins (1992; 2006; 2008); Vargas (2015) e Miranda (2009). Como metodologia de análise, conforme a classificação de Prodanov e Freitas (2013), esta pesquisa se configura como bibliográfica, de abordagem qualitativa, de natureza básica e caráter exploratório, visto que nela buscamos descrever alguns dos processos de leitura e produção colaborativas na comunidade de fãs como forma de ampliar os conhecimentos da academia a respeito das práticas de letramento desenvolvidas dentro do fandom a partir de uma análise das estratégias de leitura e escrita colaborativa observadas no gênero fanfic. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Práticas de letramentos de fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-15
dc.description.abstract With the range of possibilities offered by the advent of digital media, many engaged and collaborative practices can be observed in the reading and production of current texts, especially in communities whose main characteristic is interaction, as is the case with fandoms. In it, different literacy practices are performed by its members, and most of them are the product of collective work and knowledge sharing. From this perspective, our main objective was to analyze fandom literacy practices with a focus on the fanfic genre in order to highlight and discuss their contributions to the development of collaborative reading and writing processes. As specific purposes, we aim to reflect on the role of Multiliteracies and Participatory Culture in the reading and production of texts, present the fan community, their literacy practices and their contributions to Convergence Culture, as well as analyze the fanfic genre with a focus on aspects of collaborative reading and writing that develop within it. Therefore, we base this research mainly on the contributions of Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020), Jenkins (1992; 2006; 2008); Vargas (2015) and Miranda (2009). As an analysis methodology, according to the classification of Prodanov and Freitas (2013), this research is configured as a bibliographical, qualitative approach, of a basic nature and exploratory character, since in it we seek to describe some of the processes of collaborative reading and production in the community of fans as a way to expand academic knowledge about literacy practices developed within the fandom based on an analysis of collaborative reading and writing strategies observed in the fanfic genre. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30662
dc.date.accessioned 2023-07-10T12:56:30Z
dc.date.available 2023-07-10
dc.date.available 2023-07-10T12:56:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura e escrita-cultura participativa pt_BR
dc.subject Escrita colaborativa pt_BR
dc.subject Fandom- práticas de letramento pt_BR
dc.subject Fanfics - processos de leitura e escrita pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Cultura de convergência pt_BR
dc.subject Gênero Fanfic pt_BR
dc.subject Multiletramentos pt_BR
dc.subject Reading and writing - participatory culture pt_BR
dc.subject Collaborative Writing pt_BR
dc.subject Fandom- literacy practices pt_BR
dc.subject Fanfics - reading and writing processes pt_BR
dc.subject Digital literacy pt_BR
dc.subject Convergence culture pt_BR
dc.subject Genre Fanfic pt_BR
dc.subject Multiliteracies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Thaís Lopes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Fandom literacy practices and the reading and writing processes collaborative in Fanfics. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Thaís Lopes da. Práticas de letramentos de Fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta