DSpace/Manakin Repository

Recursos semióticos na construção do discurso sobre hortas domésticas em ambiente virtual.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DOMINGUES, P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9819533203393721 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Kilson Pinheiro Lopes.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, K. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2366117797494886 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Adriana Silva.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Roberta Chaiene Almeida Barbosa.
dc.description.resumo A sociedade atual tem se tornado cada vez mais urbanizada com rotinas agitadas e com alto consumo tecnológico. Tal consumo tecnológico foi elevado no cenário adverso proporcionado pela pandemia de COVID-19, que provocou mudanças nas organizações sociais e na forma de fazer as atividades do cotidiano. Nesse contexto, houve uma contribuição para a diversidade dos gêneros discursivos e seus respectivos recursos que se fizeram disponíveis nas mídias sociais. Diante disso, objetivou-se com este trabalho produzir e posteriormente avaliar a qualidade e importância de materiais didáticos sobre hortas domésticas que são compostos por diferentes recursos semióticos em ambiente virtual. A metodologia empregada no trabalho consistiu em duas partes, sendo a primeira parte a produção de materiais didáticos (apostila e vídeos informativos) como forma de documentação, divulgação e didatização do conhecimento sobre hortas domésticas. Na segunda parte da metodologia ocorreu a análise por meio de uma pesquisa qualitativa, das formas de divulgação e popularização científica utilizando os recursos semióticos. Os resultados obtidos, demonstraram uma contribuição significativa dos materiais didáticos disponibilizados para a construção do conhecimento do público-alvo. Demonstrando assim, a importância do uso dos diversos recursos semióticos na construção do conhecimento em ambiente virtual, como também a importância de uma boa instrução que seja da forma mais simplificada, clara e didática possível. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Agronomia. pt_BR
dc.title Recursos semióticos na construção do discurso sobre hortas domésticas em ambiente virtual. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-10
dc.description.abstract Today's society is increasingly urbanized with hectic routines and high technological consumption. Such technological consumption was high in the adverse scenario provided by the COVID-19 pandemic, which caused changes in social organizations and in the way of carrying out daily activities. In this context, the diversity of discursive genres and their respective resources that were made available on social networks contributed. Therefore, the objective of this work was to produce and evaluate the quality and importance of teaching materials about home gardens composed of different semiotic resources in a virtual environment. The methodology used in the work consisted of two parts, the first part being the production of teaching materials (handouts and informative videos) as a way of documenting, disseminating and teaching knowledge about home gardens. In the second part of the methodology, an analysis was carried out, through a qualitative research, of the forms of dissemination and scientific dissemination using semiotic resources. The results obtained point to a significant contribution of the teaching materials made available to build the knowledge of the target audience. Thus demonstrating the importance of using various semiotic resources in the construction of knowledge in a virtual environment, as well as the importance of good instruction as simplified, clear and didactic as possible. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30671
dc.date.accessioned 2023-07-10T13:22:58Z
dc.date.available 2023-07-10
dc.date.available 2023-07-10T13:22:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Horticultura pt_BR
dc.subject Materiais didáticos pt_BR
dc.subject Mídias sociais pt_BR
dc.subject Horticulture pt_BR
dc.subject Teaching materials pt_BR
dc.subject Social media pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DOMINGUES, Paloma.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation DOMINGUES, Paloma. Recursos semióticos na construção do discurso sobre hortas domésticas em ambiente virtual. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Agronomia) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta