dc.creator.ID |
DOMINGUES, P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9819533203393721 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Kilson Pinheiro Lopes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, K. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2366117797494886 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Adriana Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
BARBOSA, Roberta Chaiene Almeida Barbosa. |
|
dc.description.resumo |
A sociedade atual tem se tornado cada vez mais urbanizada com rotinas
agitadas e com alto consumo tecnológico. Tal consumo tecnológico foi elevado
no cenário adverso proporcionado pela pandemia de COVID-19, que provocou
mudanças nas organizações sociais e na forma de fazer as atividades do
cotidiano. Nesse contexto, houve uma contribuição para a diversidade dos
gêneros discursivos e seus respectivos recursos que se fizeram disponíveis nas
mídias sociais. Diante disso, objetivou-se com este trabalho produzir e
posteriormente avaliar a qualidade e importância de materiais didáticos sobre
hortas domésticas que são compostos por diferentes recursos semióticos em
ambiente virtual. A metodologia empregada no trabalho consistiu em duas
partes, sendo a primeira parte a produção de materiais didáticos (apostila e
vídeos informativos) como forma de documentação, divulgação e didatização do
conhecimento sobre hortas domésticas. Na segunda parte da metodologia
ocorreu a análise por meio de uma pesquisa qualitativa, das formas de
divulgação e popularização científica utilizando os recursos semióticos. Os
resultados obtidos, demonstraram uma contribuição significativa dos materiais
didáticos disponibilizados para a construção do conhecimento do público-alvo.
Demonstrando assim, a importância do uso dos diversos recursos semióticos na
construção do conhecimento em ambiente virtual, como também a importância
de uma boa instrução que seja da forma mais simplificada, clara e didática
possível. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Agronomia. |
pt_BR |
dc.title |
Recursos semióticos na construção do discurso sobre hortas domésticas em ambiente virtual. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-10 |
|
dc.description.abstract |
Today's society is increasingly urbanized with hectic routines and high
technological consumption. Such technological consumption was high in the
adverse scenario provided by the COVID-19 pandemic, which caused changes
in social organizations and in the way of carrying out daily activities. In this
context, the diversity of discursive genres and their respective resources that
were made available on social networks contributed. Therefore, the objective of
this work was to produce and evaluate the quality and importance of teaching
materials about home gardens composed of different semiotic resources in a
virtual environment. The methodology used in the work consisted of two parts,
the first part being the production of teaching materials (handouts and informative
videos) as a way of documenting, disseminating and teaching knowledge about
home gardens. In the second part of the methodology, an analysis was carried
out, through a qualitative research, of the forms of dissemination and scientific
dissemination using semiotic resources. The results obtained point to a
significant contribution of the teaching materials made available to build the
knowledge of the target audience. Thus demonstrating the importance of using
various semiotic resources in the construction of knowledge in a virtual
environment, as well as the importance of good instruction as simplified, clear
and didactic as possible. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30671 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-10T13:22:58Z |
|
dc.date.available |
2023-07-10 |
|
dc.date.available |
2023-07-10T13:22:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Horticultura |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Mídias sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Horticulture |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching materials |
pt_BR |
dc.subject |
Social media |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DOMINGUES, Paloma. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DOMINGUES, Paloma. Recursos semióticos na construção do discurso sobre hortas domésticas em ambiente virtual. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Agronomia) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |