dc.creator.ID |
LIMA, R. M. N. E. A. |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8985635071604758 |
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dc.contributor.advisor1 |
CATÃO, Carmem Dolores de Sá. |
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dc.contributor.advisor1ID |
CATÃO, Carmem Dolores de Sá. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
CATÃO, CARMEM DOLORES DE SÁ. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
DE SÁ CATÃO, CARMEM DOLORES. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7173639352326441 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GONDIM, Cátia Sueli de Sousa Eufrazino. |
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dc.contributor.referee1ID |
EUFRAZINO, C. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
EUFRAZINO, CATIA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Eufrazino, C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5328977641210533 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MEDEIROS, Marciênio Oliveira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MEDEIROS, Marciênio Oliveira de |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9898440288357708 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Dentre os distúrbios de sono que levam à sonolência, o mais prevalente entre a categoria
de motoristas profissionais é a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS). A apneia
obstrutiva do sono é caracterizada por episódios repetidos de cessação completa e/ou
redução do fluxo de ar nas vias aéreas superiores. Uma avaliação específica para a
qualidade do sono dos motoristas de ônibus é de grande importância em vista da
gravidade das repercussões da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) na
atividade laboral, na saúde e na qualidade de vida. Trata-se de um estudo transversal,
desenvolvido por meio de pesquisa de campo, que buscou identificar a presença de
fatores de riscos associados a SAOS em motoristas de ônibus. A coleta de dados foi
através do questionário sintomatológico, da Escala de Sonolência de Epworth (ESE) e
medidas antropométricas. A associação foi verificada pelo teste qui-quadrado de Pearson
e pelo coeficiente de correlação de Spearman. A população constituiu-se de motoristas
de ônibus de duas empresas da cidade de Campina Grande-PB (n = 76), com idade
média de 39 anos, sendo 100% do sexo masculino. Detectou-se que 44,7%
encontravam-se com pressão arterial sistólica (PAS) ≥ 140 mmHg e/ou pressão arterial
diastólica (PAD) ≥ 90 mmHg; este mesmo percentual apresentou circunferência do
pescoço (CP) igual ou maior que 40 cm e 35,5% apresentaram algum grau de obesidade.
Em relação ao sono, 59,2% afirmaram roncar a noite, 30,2% relataram dor de cabeça
pela manhã, bem como informaram ter cansaço excessivo durante o dia e 47,3%
referiram sonolência diurna. Pela ESE 15,8% apresentaram sonolência excessiva. As
variáveis associadas que tiveram resultados estatisticamente significativos foram CP e
IMC (rho = 0,79; p < 0,001), IMC e PAS (rho = 0,38; p = 0,001), IMC e PAD (rho = 0,28;
p = 0,016), CP e PAS (rho = 0,37; p = 0,001), PAD e PAS (rho = 0,44; p < 0,001), não
foram identificadas associações estatisticamente significativas entre Escala de Epworth
e demais variáveis investigadas. Os resultados sugerem que o peso corporal pode
contribuir para o aumento do risco para elevação da pressão arterial e CP, da mesma
forma que sugeriu que a CP aumentou o risco para elevação da PAS. Assim, conclui-se
que a população estudada apresentou fatores de risco associados a SAOS, relacionados
ao gênero masculino, a obesidade (pelo índice de massa corpórea [IMC], prevalência de
hipertensão, circunferência do pescoço e trabalho em turnos que pode alterar o ciclo
circadiano, bem como potencializar a sonolência diurna. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Medicina |
pt_BR |
dc.title |
Fatores de risco para a síndrome da apneia obstrutiva do sono em motorista de ônibus. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-11-07 |
|
dc.description.abstract |
Among the sleep disorders that lead to drowsiness, the most prevalent among the
category of professional drivers is obstructive sleep apnea syndrome (OSAS). Obstructive
sleep apnea is characterized by repeated episodes of complete cessation and / or reduced
airflow in the upper airways. A specific assessment for the quality of sleep of bus drivers
is of great importance in view of the severity of the repercussions of obstructive sleep
apnea syndrome (OSAS) on work activity, health and quality of life. This is a cross-
sectional study, developed through field research, which sought to identify the presence
of OSAS associated risk factors in bus drivers. Data collection was performed through the
symptomatic questionnaire, the Epworth Sleepiness Scale (ESS) and anthropometric
measurements. The association was verified by Pearson's chi-square test and
Spearman's correlation coefficient. The population consisted of bus drivers from two
companies in the city of Campina Grande-PB (n = 76), with an average age of 39 years,
being 100% male. It was found that 44.7% had systolic blood pressure (SBP) ≥ 140 mmHg
and / or diastolic blood pressure (DBP) ≥ 90 mmHg; This same percentage had neck
circumference (NC) equal to or greater than 40 cm and 35.5% had some degree of
obesity. Regarding sleep, 59.2% reported snoring at night, 30.2% reported headache in
the morning, as well as excessive tiredness during the day and 47.3% reported daytime
sleepiness. By ESS 15.8% had excessive sleepiness. The associated variables that had
statistically significant results were NC and BMI (rho = 0.79; p <0.001), BMI and SBP (rho
= 0.38; p = 0.001), BMI and DBP (rho = 0.28; p = 0.016), NC and SBP (rho = 0.37; p =
0.001), DBP and SBP (rho = 0,44; p < 0,001), no statistically significant associations were
identified between Epworth Scale and other investigated variables. The results suggest
that body weight contributes to the increased risk for Blood Pressure and CP elevation,
just as it suggested that CP increased the risk for SBP elevation. Thus, it can be concluded
that the studied population presented risk factors associated with OSAS, related to male
gender, obesity (by body mass index [BMI]), prevalence of hypertension, neck
circumference and shift work that alters the cycle. circadian, which may also potentiate
daytime sleepiness. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30677 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-10T13:43:45Z |
|
dc.date.available |
2023-07-10 |
|
dc.date.available |
2023-07-10T13:43:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Apneia do sono tipo obstrutiva |
pt_BR |
dc.subject |
Transtornos do sono-vigília |
pt_BR |
dc.subject |
Fatores de risco |
pt_BR |
dc.subject |
Obstructive Sleep Apnea |
pt_BR |
dc.subject |
Sleep-Wake Disorders |
pt_BR |
dc.subject |
Factors of risk |
pt_BR |
dc.subject |
Apnea obstructiva del sueño |
pt_BR |
dc.subject |
Trastornos del sueño-vigilia |
pt_BR |
dc.subject |
Factores de riesgo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARTINS, Fylipe Marques de Araújo. |
|
dc.creator |
LIMA, Rebecca Maria Nascimento Eulálio Agra. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Risk factors for obstructive sleep apnea syndrome in bus drivers. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Factores de riesgo del síndrome de apnea obstructiva del sueño en conductores de autobús. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARTINS, Fylipe Marques de Araújo. LIMA, Rebecca Maria Nascimento Eulálio Agra. Fatores de risco para a sindrome da apneia obstrutiva do sono em motorista de ônibus. 2019. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30677 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Entre los trastornos del sueño que conducen a la somnolencia, el más frecuente entre la categoría
de los conductores profesionales es el síndrome de apnea obstructiva del sueño (SAOS). la apnea
El trastorno obstructivo del sueño se caracteriza por episodios repetidos de cese completo y/o
Reducción del flujo de aire en las vías respiratorias superiores. Una evaluación específica para
La calidad del sueño de los conductores de autobús es de gran importancia en vista de la
gravedad de las repercusiones del síndrome de apnea obstructiva del sueño (SAOS) en
actividad laboral, salud y calidad de vida. Este es un estudio transversal,
desarrollado a través de una investigación de campo, que buscó identificar la presencia de
factores de riesgo asociados al SAOS en conductores de autobús. La recolección de datos fue
mediante el cuestionario sintomatológico, la Escala de Somnolencia de Epworth (ESS) y
medidas antropométricas. La asociación se verificó mediante la prueba de chi-cuadrado de Pearson.
y por el coeficiente de correlación de Spearman. La población estuvo conformada por conductores
en autobús de dos empresas de la ciudad de Campina Grande-PB (n = 76), con edad
edad promedio de 39 años, 100% hombres. Se detectó que el 44,7%
tenía presión arterial sistólica (PAS) ≥ 140 mmHg y/o presión arterial
diastólica (PAD) ≥ 90 mmHg; este mismo porcentaje presentó circunferencia de la
cuello (NC) igual o mayor a 40 cm y el 35,5% presentaba algún grado de obesidad.
Con respecto al sueño, el 59,2 % informó roncar por la noche, el 30,2 % informó dolor de cabeza
por la mañana, así como refirió tener cansancio excesivo durante el día y el 47,3%
Somnolencia diurna reportada. Según la ESS, el 15,8% presentó somnolencia excesiva. Hacia
Las variables asociadas que tuvieron resultados estadísticamente significativos fueron CP y
IMC (rho = 0,79; p < 0,001), IMC y PAS (rho = 0,38; p = 0,001), IMC y PAD (rho = 0,28;
p = 0,016), PC y PAS (rho = 0,37; p = 0,001), PAD y PAS (rho = 0,44; p < 0,001), no
se identificaron asociaciones estadísticamente significativas entre la escala de Epworth
y otras variables investigadas. Los resultados sugieren que el peso corporal puede
contribuir al aumento del riesgo de presión arterial elevada y PC, de la misma manera
manera que sugería que la PC aumentaba el riesgo de elevación de la PAS. Así, se concluye
que la población estudiada presentaba factores de riesgo asociados al SAOS, relacionados
al género masculino, obesidad (por índice de masa corporal [IMC], prevalencia de
hipertensión, circunferencia del cuello y turnos de trabajo que pueden alterar el ciclo
ritmo circadiano, así como mejorar la somnolencia diurna. |
pt_BR |