DSpace/Manakin Repository

Pandemia, precarização e adoecimento dos(as) docentes da Educação Superior.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VERAS, I. N. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9741159923016711 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FRANÇA JUNIOR, Reginaldo Pereira.
dc.contributor.advisor1Lattes ttp://lattes.cnpq.br/5086812927093899 pt_BR
dc.contributor.referee1 VIEIRA, Anderson Henrique.
dc.contributor.referee1ID VIEIRA, A. H. pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Franciele da Silva.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, F. S. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo central investigar, por meio de ampla bibliografia, a precarização do trabalho docente do ensino superior público, visando evidenciar os efeitos do adoecimento mental dos professores entre os anos de 2020 a 2023, período que corresponde ao recorte temporal da pandemia, visto que os processos advindos das relações de trabalho atuais vêm intensificando o desgaste físico e mental dos trabalhadores(as), e com a pandemia de COVID-19 estes processos se agravaram em todas as esferas da vida social. Para tal fim, foi utilizado o método qualitativo, a partir de revisões bibliográficas, para buscar compreender a possível presença de elementos que propiciaram o desenvolvimento de quadros de adoecimento mental no ambiente de trabalho e assim contribuir para o debate do adoecimento dos(as) trabalhadores(as) em tempos de pandemia, atingindo os objetivos propostos. Como resultado, constatou-se que a vasta produção teórica sobre o tema indica um nexo entre adoecimento mental e as condições de trabalho, processo este acentuado durante a pandemia (2020-2023). Fica evidente a necessidade urgente de políticas de mitigação, mas também, é imprescindível superar a ordem do agente causador desta barbárie. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social. pt_BR
dc.title Pandemia, precarização e adoecimento dos(as) docentes da Educação Superior. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-12
dc.description.abstract The main objective of this course completion paper is to investigate, through a broad bibliography, the precariousness of the teaching work in public higher education, aiming to highlight the effects of mental illness of teachers between the years 2020 and 2023, a period that corresponds to the time frame of the pandemic, since the processes arising from the current work relations have intensified the physical and mental wear of workers, and with the pandemic of COVID-19 these processes have worsened in all spheres of social life. To this end, the qualitative method was used, based on bibliographic reviews, to seek to understand the possible presence of elements that propitiate the development of mental illness in the workplace and thus contribute to the debate about the illness of workers in times of pandemic, reaching the proposed objectives. As a result, it was found that the vast theoretical production on the subject indicates a link between mental illness and working conditions, a process that is accentuated during the pandemic (2020-2023). The urgent need for mitigation policies is evident, but it is also essential to overcome the order of the causative agent of this barbarism. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30678
dc.date.accessioned 2023-07-10T13:45:22Z
dc.date.available 2026-07-10
dc.date.available 2023-07-10T13:45:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Precarização pt_BR
dc.subject Trabalhadores - precarização pt_BR
dc.subject Adoecimento pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Precariousness pt_BR
dc.subject Workers pt_BR
dc.subject Illness pt_BR
dc.subject Pandemic pt_BR
dc.subject Adoecimento no trabalho - docentes pt_BR
dc.subject Educação superior - docentes - adoecimento pt_BR
dc.rights Acesso Embargado pt_BR
dc.creator VERAS, Ivanyr Nayara Mascena.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pandemic, precariousness and illness of Education teachers Higher. pt_BR
dc.identifier.citation VERAS, Ivanyr Nayara Mascena. Pandemia, precarização e adoecimento dos(as) docentes da Educação Superior, 2023. 54f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Social, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa - PB, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30678 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta