Dépôt DSpace/Manakin

A relação das condições de trabalho em escolas públicas de educação básica com o processo de ensino e aprendizagem: uma análise a partir da vivência como bolsista de iniciação do PIBID inglês.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID ANDRADE, W. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1434608649342231 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.
dc.description.resumo O ensino da língua inglesa tem adquirido uma relevância significativa na contemporaneidade devido ao contexto globalizado no qual vivemos, em que o inglês é amplamente utilizado como língua franca. No entanto, é lamentável constatar que o ensino dessa língua nas escolas públicas não recebe o devido reconhecimento, e os professores enfrentam inúmeros desafios em sua prática docente. Um dos principais fatores que impactam diretamente a aprendizagem é o ambiente precário em que muitas escolas estaduais se encontram. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) surge como uma iniciativa governamental que possibilita aos licenciandos vivenciarem a realidade escolar e contribui ativamente em sua formação acadêmica. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo principal investigar a relação entre a aprendizagem e as condições de trabalho dos professores nas escolas públicas de ensino básico. Sendo pautada nas vivências como bolsista de iniciação à docência do PIBID-Inglês, do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Esse estudo se baseia em um relato de experiência vivenciado em uma escola estadual localizada na cidade de Cajazeiras – Paraíba. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação bibliográfica e caráter exploratório. A revisão teórica que embasa este estudo contempla contribuições de diversos autores, tais como Bakhtin (1997), Canário (1998, 2006), Chomsky (1998), Freire (1967, 1987, 2000, 2002), Leffa (2007, 2011), Rojo (2012), Tardif (2012), Vygotsky (1989), entre outros. Além disso, foram consideradas escritas acadêmicas relevantes relacionadas ao tema desta pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Ingesa. pt_BR
dc.title A relação das condições de trabalho em escolas públicas de educação básica com o processo de ensino e aprendizagem: uma análise a partir da vivência como bolsista de iniciação do PIBID inglês. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-21
dc.description.abstract The English language teaching has acquired a significant relevance nowadays due to the globalized context in which we live, where English is widely used as a lingua franca. However, it is regrettable to note that the teaching of this language in public schools does not receive the proper recognition, and teachers face a lot of challenges in their teaching practice. One of the main factors that directly impact learning is the precarious environment of many public schools. Thus, the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) emerges as a government initiative that enables academic students to experience the school reality and actively contributes to their academic training. Therefore, this work has as main objective to investigate the connection between learning and the working conditions where teachers in public schools labor. Being based on the experiences as a scholarship holder for initiation to teaching at PIBID-English, at the Teacher Training Center (CFP), at the Federal University of Campina Grande (UFCG). This study is based on an experience report lived in a state school located in the city of Cajazeiras - Paraíba. As for the methodological approach, it is a qualitative research, with bibliographical foundation and exploratory character. The theoretical review that supports this study includes contributions from several authors, such as Bakhtin (1997), Canário (1998, 2006), Chomsky (1998), Freire (1967, 1987, 2000, 2002), Leffa (2007, 2011), Rojo (2012), Tardif (2012), Vygotsky (1989), and some others. In addition, relevant academic writings related to the topic of this research were considered. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30688
dc.date.accessioned 2023-07-10T14:19:11Z
dc.date.available 2023-07-10
dc.date.available 2023-07-10T14:19:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência pt_BR
dc.subject Escolas públicas - professores pt_BR
dc.subject Professores-condições de trabalho pt_BR
dc.subject Educação básica - professores pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Língua inglesa - aprendizagem pt_BR
dc.subject English language teaching pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Institutional Teaching Initiation Scholarship Program pt_BR
dc.subject Public schools - teachers pt_BR
dc.subject Teachers - working conditions pt_BR
dc.subject School environment pt_BR
dc.subject English language - learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Wagner Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The relationship of working conditions in public schools of education relationship with the teaching and learning process: an analysis from the experience as a PIBID English initiation scholarship holder. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Wagner Silva de. A relação das condições de trabalho em escolas públicas de educação básica com o processo de ensino e aprendizagem: uma análise a partir da vivência como bolsista de iniciação do PIBID inglês . 2023. 70f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte