DSpace/Manakin Repository

A representação das mulheres negras em Negrinha, de Monteiro Lobato, e Minha Mãe é Negra Sim, de Patrícia Santana, como proposta de leitura semiótica para ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.
dc.contributor.advisor1ID ARRAIS, M. N. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Waldelange Silva dos.
dc.contributor.referee2 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.description.resumo Na maioria das vezes ausente, ocupando papéis secundários de adjuvante ou vilão, e quando é encontrado no protagonismo, o que raramente acontece, está sempre preso a ambientes que não lhe qualifica, o povo negro ainda ocupa nos dias atuais um espaço secundário na literária brasileira. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar como se realiza a representação das mulheres nos contos “Negrinha”, de Monteiro Lobato, e no conto “Minha Mãe é Negra Sim”, de Patrícia Santana, a fim de refletir sobre esta temática no ensino médio. Para tanto, articulamos conceitos básicos da semiótica com ênfase na produtividade semântica; pontuamos a condição das mulheres negras nos corpora de análise; e refletimos sobre o tema da representação das mulheres negras na literatura brasileira como proposta de discussão temática para o 1o Ano do Ensino Médio. Como aporte teórico utilizamos os aportes teóricos da Semiótica Discursiva com Greimas (1989), que propõe um percurso gerativo de sentido; e em estudos de brasileiros a exemplos de Fiorin (2021) e Barros (2005) que apresentam contribuições acerca desse percurso; buscamos os estudos sobre a representação das mulheres na literatura com Gomes (2013), Bezerra e Cortiva (2012), e seguimos com as contribuições de Kilomba (2019), Silva (2021) e Evaristo(2014) a fim de dialogarmos sobre a representação das mulheres negras na literatura. A metodologia adotada foi a análise do discurso, levando em consideração a semiótica como metodologia de análise e a abordagem foi qualitativa. Dentro de um universo de dez contos lidos, foi escolhido os contos “Negrinha”, de Monteiro Lobato (1920), e “Minha Mãe é Negra Sim”, de Patrícia Santana (2008), para analise seguiu os seguintes critérios: a presença das mulheres negras nos contos selecionados para a análise e a posição ocupada pelas mulheres negras nos corpora. Os resultados expuseram a comprovação de que a posição é de inferioridade e a representação ocupada pelas mulheres negras presente nos contos é de preconceito racial. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura. pt_BR
dc.title A representação das mulheres negras em Negrinha, de Monteiro Lobato, e Minha Mãe é Negra Sim, de Patrícia Santana, como proposta de leitura semiótica para ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-13
dc.description.abstract Most of the time absent, occupying secondary roles of adjuvant or villain, and when they are found in the leading role, which rarely happens, they are always trapped in environments that do not qualify them, the black people still occupy a secondary space in Brazilian literature. Therefore, this research aims to analyze how women are represented in the short story “Negrinha”, by Monteiro Lobato, and “Minha Mãe é Negra Sim”, by Patrícia Santana, in order to reflect on this theme in high school. To do so, we articulate basic concepts of semiotics with emphasis on semantic productivity; also punctuate the condition of black women in the corpora of analysis; and reflect on the theme of the representation of black women in literature as a thematic discussion proposal for the first year of high school. Using the theoretical contributions of Discourse Semiotics with Greimas (1989), who proposes a generative path of meaning; and in studies by Brazilians such as Fiorin (2021) and Barros (2005) who present contributions about this path; we searched for studies about the representation of women in literature with Gomes (2013), Bezerra and Cortiva (2012), and followed with the contributions of Kilomba (2019), Silva (2021), and Evaristo (2014) in order to dialogue about the representation of black women in literature. The methodology adopted was discourse analysis, taking into account semiotics as an analysis methodology and the approach was qualitative. Within a universe of ten short stories read, the short story “Negrinha”, by Monteiro Lobato, and “My Mother is black”, by Patrícia Santana, were chosen for analysis according to the following criteria: the presence of black women in the short stories selected for analysis and the position occupied by black women in the corpora. The results exposed the proof that the position is of inferiority and the representation occupied by black women present in the tales is of racial prejudice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30694
dc.date.accessioned 2023-07-10T14:39:18Z
dc.date.available 2023-07-10
dc.date.available 2023-07-10T14:39:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Semiótica discursiva pt_BR
dc.subject Mulheres negras na literatura pt_BR
dc.subject Negrinha - Monteiro Lobato pt_BR
dc.subject Minha Mãe é Negra Sim - Conto pt_BR
dc.subject Contos - representação das mulheres pt_BR
dc.subject Literatura - representação feminina pt_BR
dc.subject Proposta de leitura pt_BR
dc.subject Discursive semiotics pt_BR
dc.subject Black women in literature pt_BR
dc.subject My Mother is Black Yes - Tale pt_BR
dc.subject Tales - representation of women pt_BR
dc.subject Literature - female representation pt_BR
dc.subject Reading proposal pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA , Suzana Soares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The representation of black women in Negrinha, by Monteiro Lobato, and Minha Mãe é Negra Sim, by Patrícia Santana, as a semiotic reading proposal for high school. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Suzana Soares de. A representação das mulheres negras em Negrinha, de Monteiro Lobato, e Minha Mãe é Negra Sim, de Patrícia Santana, como proposta de leitura semiótica para ensino médio. 2023. 68f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta