DSpace/Manakin Repository

Práticas de letramento frente à problemática de leitura e interpretação de textos no 5º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINHEIRO, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo A escola é o espaço adequado para fornecer os estímulos necessários para a construção do conhecimento, principalmente no que concerne à leitura, interpretação e letramento. No entanto, para que os processos de leitura e interpretação sejam desenvolvidos de forma significativa, é necessário que essas práticas sejam sistematizadas de forma que o aprendizado efetivo aconteça. Nessa perspectiva, esse trabalho propõe uma reflexão acerca da eficácia das práticas de letramento frente ao desafio de formar leitores capazes de interpretar os textos de forma proficiente. Para tanto, temos como principal objetivo demonstrar a eficácia do alfabetizar letrando de modo a contribuir com o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental. Para isso, buscamos suporte principalmente nas teorias de Soares (2010), Mortatti (2011), Kleiman (2005), Solé (1998), Koch (2009) e Marcuschi (2005), como também nos documentos oficiais que norteiam as práticas docentes, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Nossa pesquisa é caracterizada como bibliográfica de natureza qualitativa, como também aplicada, dado que buscamos suporte nas teorias existentes para análise dos dados e elaboração de uma proposta de intervenção pedagógica. Para melhor entender as dificuldades dos alunos em relação à leitura e a interpretação de textos, analisamos os resultados da prova do SAEB (2019-2021) da E.M.E.F. Professor Newton Seixas, localizada no município de Pombal-PB, e constatamos que são preponderantes as deficiências apresentadas, demonstrando a urgência em empreender ações que colaborem para melhorar esse quadro. Diante disso, elaboramos uma proposta de intervenção com cinco oficinas que abordam gêneros diversos, na perspectiva dos letramentos, direcionada a professores do 5° ano do Ensino Fundamental. Com isso, esperamos contribuir para o fazer pedagógico dos professores no que concerne a leitura e interpretação de textos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Práticas de letramento frente à problemática de leitura e interpretação de textos no 5º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2023-04-12
dc.description.abstract The school is the right space to provide the necessary stimuli for the construction of knowledge, especially with regard to reading, interpretation and literacy. However, for the reading and interpretation processes to be developed in a meaningful way, it is necessary that these practices are systematized so that effective learning takes place. From this perspective, this work proposes a reflection on the effectiveness of literacy practices in the face of the challenge of forming readers capable of interpreting texts proficiently. To do so, our main objective is to demonstrate the effectiveness of literacy in order to contribute to the development of skills and abilities of Elementary School students. For this, we sought support mainly in the theories of Soares (2010), Mortatti (2011), Kleiman (2005), Solé (1998), Koch (2009) and Marcuschi (2005), as well as in official documents that guide teaching practices, National Curricular Parameters (PCN, 1998) and the National Common Curricular Base (BNCC, 2017). Our research is characterized as bibliographical of a qualitative nature, as well as applied, given that we seek support in existing theories for data analysis and elaboration of a proposal for pedagogical intervention. In order to better understand the difficulties of students in relation to reading and interpreting texts, we analyzed the results of the SAEB test (2019-2021) by E.M.E.F. Professor Newton Seixas, located in the municipality of Pombal-PB, and we found that the deficiencies presented are preponderant, demonstrating the urgency to undertake actions that collaborate to improve this situation. In view of this, we created an intervention proposal with five workshops that address different genres, from the perspective of literacies, aimed at teachers of the 5th year of Elementary School. With this, we hope to contribute to the pedagogical work of teachers with regard to reading and interpreting texts. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30698
dc.date.accessioned 2023-07-10T15:29:29Z
dc.date.available 2023-07-10
dc.date.available 2023-07-10T15:29:29Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Processo de leitura pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Métodos de alfabetização pt_BR
dc.subject Interpretação de textos pt_BR
dc.subject Alfabetização no Brasil – história pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Prova do SAEB(2019-2021) pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - escola municipal - Pombal - Paraíba pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Reading process pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject Literacy methods pt_BR
dc.subject Interpretation of texts pt_BR
dc.subject Literacy in Brazil – history pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject SAEB exam (2019-2021) pt_BR
dc.subject Elementary School - Municipal School - Pombal - Paraíba pt_BR
dc.subject Linguística. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOREIRA, Jane da Silva Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy practices facing the problem of reading and interpreting texts in the 5th year of elementary school. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation MOREIRA, Jane da Silva Vieira. Práticas de letramento frente à problemática de leitura e interpretação de textos no 5º ano do ensino fundamental. 2023. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta