DSpace/Manakin Repository

Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LACERDA, K. S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3331655246130967 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca Pereira.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 ARAUJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo Este trabalho aborda a questão do lúdico no Centro de Formação de Professores, a partir das monografias que estão disponíveis na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com os objetivos de analisar a utilização de jogos e brincadeiras em disciplinas teórico-metodológicas, no curso de Pedagogia, enfatizando estudos e estratégias utilizadas para favorecer o processo de ensino e aprendizagem de futuros professores. Nos objetivos específicos: compreender a formação pedagógica, de futuros professores, em diferentes disciplinas teórico- metodológicas, no curso de Pedagogia, acerca da utilização de jogos e brincadeiras; discutir a relação teórico-metodológica de utilização dos jogos e brincadeiras no planejamento, considerando os planos de curso de cada disciplina e conhecer produções científicas, acerca dos jogos e brincadeiras disponíveis na Biblioteca Central do Centro de Formação de professores. Do ponto de vista teórico discutiu-se, a partir de autores como Kishimoto (2017), Luckesi (2014), dentre outros que apontam o lúdico enquanto propulsor de novas aprendizagens, levando em consideração sua importância perante a educação e o desenvolvimento integral da criança. Concluiu-se que a pesquisa efetivada contribuiu com o debate entendendo que o lúdico é uma ferramenta pedagógica necessária em sala de aula e que o Curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tem experienciado momentos formativos que favorecem a discussão teórica e prática em suas mais diversas disciplinas e estudos monográficos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-13
dc.description.abstract This work addresses the issue of playfulness in the Teacher Training Center, based on the monographsthat are available at the Maria das Mercês Ferreira Mendes Sectoral Library. A bibliographic research was carried out with the objective of analyzing the use of games and games in theoretical- methodological disciplines, in the Pedagogy course, emphasizing studies and strategies used to favor the teaching and learning process of future teachers. In the specific objectives: to understand the pedagogical training of future teachers, in different theoretical-methodological disciplines, in the Pedagogy course, about the use of games and activities; discuss the theoretical- methodological relationship of using games and games in planning, considering the course plans of each subject and get to know scientific productions about games and games available at the Central Library of the Teacher Training Center. From a theoretical point of view, it was discussed, pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30700
dc.date.accessioned 2023-07-10T15:49:02Z
dc.date.available 2023-07-10
dc.date.available 2023-07-10T15:49:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Construção do lúdico - monografia-CFP/UFCG pt_BR
dc.subject Pedagogia - CFP/UFCG pt_BR
dc.subject Disciplinas teórico-metodológicas pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Plano de curso - unidade Acadêmica de educação - CFP/UFCG pt_BR
dc.subject Lúdico - formação de professor pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Construction of the ludic - monograph-CFP/UFCG pt_BR
dc.subject Pedagogy - CFP/UFCG pt_BR
dc.subject Theoretical-methodological disciplines pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Course plan - Academic unit of education - CFP/UFCG pt_BR
dc.subject Ludic - teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LACERDA, Karla Simone da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Games and activities in the monographs and theoretical and methodological disciplines of the Pedagogy Course at the Centro de Formação de Professores. pt_BR
dc.identifier.citation LACERDA, Karla Simone da Silva. Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teórico metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta