DSpace/Manakin Repository

O trabalho com os temas transversais nas aulas de Língua Inglesa: aperfeiçoando as habilidades comunicativas meio da série: one day at a time.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, P. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9077240804544996 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.referee2 ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.description.resumo O ensino de Língua Inglesa cada vez mais, exige dos professores uma atenção à necessidade de contextualizar o processo de aprendizagem do idioma. Essa contextualização, consequentemente, envolve a reflexão sobre as mudanças sociais e temas que perpassam o cotidiano dos sujeitos envolvidos neste processo. Quando temas transversais, socialmente relevantes, estão presentes na sala de aula, os alunos tendem a atribuir maior significado à própria aprendizagem e o ensino realiza sua função no tocante à formação crítica dos estudantes e o debate sobre a cidadania. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal propor uma sequência didática com a realização de uma atividade lingüístico-comunicativa, trabalhando as habilidades de leitura, escrita, audição e fala de forma integrada, a partir da série de tv One day at a time e dois dos seus principais temas: Feminismo e Imigração. Para tanto, este trabalho contou com o suporte teórico dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000); PCN+ (2002); OCEM (2006); BNCC (2016); Além de autores como Oliveira (2014); Holden (2009); Lopes-Rossi (2003); Dolz e Schneuwly (2004); dentre outros. Assim, este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, com análises e propostas que pretendem contribuir com sugestões para aulas similares, nos moldes da abordagem comunicativa de ensino pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title O trabalho com os temas transversais nas aulas de Língua Inglesa: aperfeiçoando as habilidades comunicativas meio da série: one day at a time. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-09
dc.description.abstract The English Language Teaching, increasingly, requires the attention of teachers to the need of contextualizing the process of language learning. This contextualization, therefore, involves the reflection of the social changes and the themes that perpass the daily life of the people involved in this process. When socially relevant transversal themes are present in the classroom, students tend to attach greater significance to the learning process itself and the teaching process performs its role with regard to the critical student formation and the debate on citizenship. In this context, the present research has as its main objective to propose a didactic sequence with the accomplishment of a linguistic-communicative activity, working the abilities of reading, writing, listening and speaking in an integrated way, from the television series One day at a time and two of its main themes: Feminism and Immigration. Hence, this work had the theoretical support of documents as PCN (2000); PCN + (2002); OCEM (2006); BNCC (2016); In addition to authors such as Oliveira (2014); Holden (2009); Lopes-Rossi (2003); Dolz and Schneuwly (2004); among others. Thus, this study consists of a bibliographical research, with analyzes and proposals that intend to contribute with sugge pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30701
dc.date.accessioned 2023-07-10T16:11:48Z
dc.date.available 2023-07-10
dc.date.available 2023-07-10T16:11:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua inglesa - ensino pt_BR
dc.subject Temas transversais pt_BR
dc.subject Abordagem comunicativa de ensino pt_BR
dc.subject Habilidades integradas pt_BR
dc.subject English language - teaching pt_BR
dc.subject Cross-cutting themes pt_BR
dc.subject Communicative teaching approach pt_BR
dc.subject Integrated skills pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject série One day at a time pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Paloma Alves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Working with cross-cutting themes in English language classes: improving communicative skills mid-grade: one day at a time. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA,Paloma Alves da. O trabalho com os temas transversais nas aulas de Língua Inglesa: aperfeiçoando as habilidades comunicativas por meio da série: One day at a time. 2019. 49f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta