dc.creator.ID |
GONÇALVES, T. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9417268759592286 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Camila Assis Peres. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, C. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8299215663548556 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVEIRA, N. B. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1179494888200977 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BRITO, Rosildo Raimundo de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BRITO, R. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1179494888200977 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta dissertação objetivou catalogar os aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos para a produção gráfica de notícias jornalísticas no Instagram, considerando o crescimento na busca por notícias nesta mídia digital. Propõe-se contribuir para a práxis do Design de Notícias e o fortalecimento do discurso gráfico editorial, em compensação ao descrédito que o mercado jornalístico vem passando, ocasionado pelas fake news. A metodologia utilizada consistiu inicialmente na realização de pesquisa bibliográfica e revisão sistemática, seguida pela elaboração dos procedimentos necessários para
execução das análises, que foram desenvolvidas em cinco fases, sendo elas: seleção de corpus de pesquisa; coleta de dados; análise retórica; análise visual e editorial; e catalogação. Foi conduzido um estudo piloto que possibilitou resultados parciais e contribuiu para o estabelecimento de uma ferramenta de análise. Como resultado, foi possível catalogar os elementos editoriais e gráficos utilizados como recursos retóricos nas notícias do Instagram, no qual o Pathos faz uso de fotografia como elemento singular, capaz de transmitir a completude da informação, associando-se ao fotojornalismo; o Logos vale-se de elementos explicativos, como infográficos e setas, com auxílio de antetítulo, entretítulo, ou seja, elementos editoriais que contextualizem e proporcionem continuidade a informação; e o Ethos mostrou-se seguindo duas vertentes, podendo utilizar elementos editoriais dos jornais impressos, já cristalizados na memória do leitor, ou por meio de padronização nato digital, promovendo uma uniformização dodas notícias no ambiente digital. Dessa forma, foi possível fornecer subsídios para que o designer utilize as estratégias visuais que concernem a sua intenção persuasiva, buscando convencer a audiência por meio das emoções, da lógica ou da tradição. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Design |
pt_BR |
dc.title |
Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-27 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation aimed to catalog the visual aspects used as rhetorical
arguments for the graphic production of journalistic news on Instagram,
considering the growth in the search for news in this digital media. It is proposed
to contribute to the practice of News Design and the strengthening of the editorial
graphic discourse, in compensation for the discredit that the journalistic market
has been experiencing, caused by fake news. The methodology used initially
consisted of carrying out bibliographical research and systematic review, followed
by the elaboration of the necessary procedures for carrying out the analyses,
which were developed in five phases, namely: selection of research corpus; data
collect; rhetorical analysis; visual and editorial analysis; and cataloguing. A pilot
study was carried out, which allowed partial results and contributed to the
establishment of an analysis tool. As a result, it was possible to catalog the
editorial and graphic elements used as rhetorical resources in Instagram news,
in which Pathos makes use of photography as a singular element, capable of
transmitting the completeness of information, associating itself with
photojournalism; Logos makes use of explanatory elements, such as infographics
and arrows, with the aid of a pretitle, intertitle, that is, editorial elements that
contextualize and provide continuum to information; and Ethos proved to be
following two trends, being able to use editorial elements from printed
newspapers, already crystallized in the reader's memory, or through digital-born
standardization, promoting uniformity of news in the digital environment. In this
way, it was possible to provide subsidies for the designer to use the visual
strategies that concern his persuasive intention, seeking to convince the
audience through emotions, logic or tradition. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30710 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-10T17:42:24Z |
|
dc.date.available |
2023-07-10 |
|
dc.date.available |
2023-07-10T17:42:24Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Design de notícias |
pt_BR |
dc.subject |
Design editorial |
pt_BR |
dc.subject |
Design gráfico |
pt_BR |
dc.subject |
Retórica |
pt_BR |
dc.subject |
Instagram |
pt_BR |
dc.subject |
News design |
pt_BR |
dc.subject |
Editorial design |
pt_BR |
dc.subject |
Graphic design |
pt_BR |
dc.subject |
Rhetoric |
pt_BR |
dc.subject |
Instagram |
pt_BR |
dc.subject |
Análise retórica |
pt_BR |
dc.subject |
Notícias de instagram |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONÇALVES, Thalita Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
News design: visual aspects used as rhetorical arguments in instagram news. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONÇALVES,Thalita Oliveira. Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram. 2023. 157f. Dissertação (Mestrado em Design) - Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30710 |
pt_BR |