DSpace/Manakin Repository

Novo ensino médio no Brasil: possíveis impactos no ensino da Geografia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONÇALO, R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7018258510416882 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.
dc.description.resumo O ensino médio é uma etapa de grande importância para a vida do estudante, é nela que há a preparação para o mercado de trabalho e para a inserção dos jovens em cursos superiores, sendo também, a última fase da educação básica no sistema educacional brasileiro, contudo, a lei nº 13.415/2017 propôs uma reestruturação no modelo de ensino médio no Brasil, principalmente no currículo e na metodologia de ensino. Diversas áreas foram modificadas, principalmente o ensino da Geografia, visto que, as mudanças geram reflexões acerca de seus possíveis impactos, o referido trabalho tem como objetivo principal realizar uma revisão bibliográfica acerca dos possíveis impactos ocasionados no ensino da Geografia em decorrência da proposta do novo ensino médio. Para alcançar o objetivo principal, tem-se os seguintes objetivos específicos: compreender as principais mudanças ocorridas com a proposta do novo ensino médio no Brasil, elencar os principais efeitos ocasionados no ensino de Geografia com o novo ensino médio na educação básica brasileira; realizar uma breve discussão acerca das mudanças no ensino médio brasileiro sob a ótica do ensino da Geografia nas escolas públicas. A pesquisa foi do tipo bibliográfica, os materiais foram coletados em repositórios, revistas, sites educacionais e livros. Percebe-se que a proposta do novo ensino traz consigo impactos negativos como a reformulação dos currículos, flexibilização curricular e desafios para adaptação dos docentes e das escolas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Novo ensino médio no Brasil: possíveis impactos no ensino da Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-19
dc.description.abstract Secondary education is a stage of great importance for the student's life, it is where there is preparation for the job market and for the insertion of young people in higher education courses, and it is also the last phase of basic education in the Brazilian education system, however, law nº 13,415/2017 proposed a restructuring of the secondary education model in Brazil, mainly in terms of curriculum and teaching methodology. Several areas have been modified, mainly the teaching of Geography, since the changes generate reflections about their possible impacts, the referred work has as main objective to carry out a bibliographical review about the possible impacts caused in the teaching of Geography due to the proposal of the new high school. In order to reach the main objective, the following specific objectives are set out: to understand the main changes that occurred with the proposal of the new secondary education in Brazil, to list the main effects caused in the teaching of Geography with the new secondary education in Brazilian basic education; carry out a brief discussion about the changes in Brazilian secondary education from the perspective of teaching Geography in public schools. The research was of the bibliographical type, the materials were collected in repositories, magazines, educational sites and books. It is noticed that the proposal of the new teaching brings with it negative impacts such as the reformulation of the curricula, curricular flexibility and challenges for the adaptation of teachers and schools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30712
dc.date.accessioned 2023-07-10T17:59:20Z
dc.date.available 2023-07-10
dc.date.available 2023-07-10T17:59:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Novo ensino médio pt_BR
dc.subject Impactos no ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Ensino médio- Brasil-impactos pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject new high school pt_BR
dc.subject Impacts pt_BR
dc.subject High school- Brazil-impacts pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GUEDES, Renildo de Moura.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative New high school in Brazil: possible impacts on Geography teaching. pt_BR
dc.identifier.citation GUEDES, Renildo de Moura. Novo ensino médio no Brasil: possiveis impactos no ensino da Geografia. 2023. 37f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta