dc.creator.ID |
GONÇALO, R. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7018258510416882 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de. |
|
dc.description.resumo |
O ensino médio é uma etapa de grande importância para a vida do estudante, é nela
que há a preparação para o mercado de trabalho e para a inserção dos jovens em
cursos superiores, sendo também, a última fase da educação básica no sistema
educacional brasileiro, contudo, a lei nº 13.415/2017 propôs uma reestruturação no
modelo de ensino médio no Brasil, principalmente no currículo e na metodologia de
ensino. Diversas áreas foram modificadas, principalmente o ensino da Geografia,
visto que, as mudanças geram reflexões acerca de seus possíveis impactos, o
referido trabalho tem como objetivo principal realizar uma revisão bibliográfica
acerca dos possíveis impactos ocasionados no ensino da Geografia em decorrência
da proposta do novo ensino médio. Para alcançar o objetivo principal, tem-se os
seguintes objetivos específicos: compreender as principais mudanças ocorridas com
a proposta do novo ensino médio no Brasil, elencar os principais efeitos ocasionados
no ensino de Geografia com o novo ensino médio na educação básica brasileira;
realizar uma breve discussão acerca das mudanças no ensino médio brasileiro sob a
ótica do ensino da Geografia nas escolas públicas. A pesquisa foi do tipo
bibliográfica, os materiais foram coletados em repositórios, revistas, sites
educacionais e livros. Percebe-se que a proposta do novo ensino traz consigo
impactos negativos como a reformulação dos currículos, flexibilização curricular e
desafios para adaptação dos docentes e das escolas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Novo ensino médio no Brasil: possíveis impactos no ensino da Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-19 |
|
dc.description.abstract |
Secondary education is a stage of great importance for the student's life, it is where
there is preparation for the job market and for the insertion of young people in higher
education courses, and it is also the last phase of basic education in the Brazilian
education system, however, law nº 13,415/2017 proposed a restructuring of the
secondary education model in Brazil, mainly in terms of curriculum and teaching
methodology. Several areas have been modified, mainly the teaching of Geography,
since the changes generate reflections about their possible impacts, the referred
work has as main objective to carry out a bibliographical review about the possible
impacts caused in the teaching of Geography due to the proposal of the new high
school. In order to reach the main objective, the following specific objectives are set
out: to understand the main changes that occurred with the proposal of the new
secondary education in Brazil, to list the main effects caused in the teaching of
Geography with the new secondary education in Brazilian basic education; carry out
a brief discussion about the changes in Brazilian secondary education from the
perspective of teaching Geography in public schools. The research was of the
bibliographical type, the materials were collected in repositories, magazines,
educational sites and books. It is noticed that the proposal of the new teaching brings
with it negative impacts such as the reformulation of the curricula, curricular flexibility
and challenges for the adaptation of teachers and schools. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30712 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-10T17:59:20Z |
|
dc.date.available |
2023-07-10 |
|
dc.date.available |
2023-07-10T17:59:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Novo ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Impactos no ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio- Brasil-impactos |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
new high school |
pt_BR |
dc.subject |
Impacts |
pt_BR |
dc.subject |
High school- Brazil-impacts |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GUEDES, Renildo de Moura. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
New high school in Brazil: possible impacts on Geography teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GUEDES, Renildo de Moura. Novo ensino médio no Brasil: possiveis impactos no ensino da Geografia. 2023. 37f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |