DSpace/Manakin Repository

Representações sobre práticas envolvendo dinheiro em paróquias católicas, terreiros afro-brasileiros e comunidades neopentecostais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4487699977139023 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GUERRA, Lemuel Dourado.
dc.contributor.advisor1ID GUERRA, L. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROJAS, Adrián Rojas
dc.contributor.referee1ID ROJAS, G. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7244600311946748 pt_BR
dc.contributor.referee2 OOSTERHOUT, Maria da Conceição Mariano Cardoso van
dc.contributor.referee2ID OOSTERHOUT, M. C. M. C. v. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4316539311938413 pt_BR
dc.description.resumo Nesta dissertação focalizamos as representações de práticas envolvendo dinheiro em comunidades religiosas, construídas por participantes de três segmentos religiosos selecionados: terreiros de candomblé e umbanda; paróquias católicas tradicionais e carismáticas; e comunidades neopentecostais, especificamente da igreja Verbo da Vida, todas localizadas no município de Campina Grande, Paraíba. A perspectiva teórica combinou as contribuições da teoria da dádiva, de Marcel Mauss e as reflexões de Simmel sobre o papel mediador exercido pelo dinheiro nas interações sociais. Em termos de metodologia, selecionamos para este estudo participantes de cada subcampo de religiosidade, dentre membros comuns e líderes, com os quais realizamos entrevistas semi-estruturadas. Ainda como estratégia metodológica, fizemos observação direta através da frequentação sistemática das comunidades selecionadas. Dentre as principais conclusões da pesquisa, destacamos: (1) é recorrente nos três sistemas culturais religiosos estudados, uma representação funcional da circulação, captação e estímulo para que os fiéis entreguem o dízimo e façam ofertas. As práticas de doação de valores monetários são justificadas pela sua função de prover as necessidades operacionais das comunidades religiosas; (2) o dinheiro aparece representado como um meio para mediar as relações entre fiéis e fiéis e entre estes e as divindades de cada modelo de religiosidade. Assim, o dinheiro é visto como dádiva a ser recebida tanto pela comunidade, quanto pela(s) divindade(s), que retribui em termos de ‘bênçãos’, ‘graças’ alcançadas; (3) nas entrevistas encontramos uma fricção entre as representações do dinheiro como sendo necessário para as comunidades e não necessário para as divindades, o que aponta para o caráter eufemístico que cerca o dinheiro e o interesse que ele representa nas comunidades religiosas, bem como em outras atividades, como, por exemplo, a produção do saber/da ciência e da arte. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title Representações sobre práticas envolvendo dinheiro em paróquias católicas, terreiros afro-brasileiros e comunidades neopentecostais. pt_BR
dc.date.issued 2023-03-08
dc.description.abstract In this dissertation we focus on the representations of practices involving money in religious communities, constructed by participants from three selected religious segments: Candomblé and Umbanda terreiros; traditional and charismatic Catholic parishes; and neo-Pentecostal communities, specifically from the Verbo da Vida church, all located in the municipality of Campina Grande, Paraíba. The theoretical perspective combined contributions from Marcel Mauss's gift theory and Simmel's reflections on the mediating role played by money in social interactions. In terms of methodology, we selected for this study participants from each religiosity subfield, among ordinary members and leaders, with whom we conducted semi-structured interviews. Still as a methodological strategy, we carried out direct observation through systematic visits to the selected communities. Among the main conclusions of the research, we highlight: (1) is recurrent in the three religious cultural systems studied, a functional representation of circulation, capture and encouragement for the faithful to deliver the tithe and make offerings. Practices of donating monetary values are justified by their function of providing for the operational needs of religious communities; (2) money appears represented as a means to mediate relations between faithful and faithful and between these and the deities of each model of religiosity. Thus, money is seen as a gift to be received both by the community and by the deity(s), who reciprocate in terms of 'blessings', 'graces' achieved; (3) in the interviews we found a friction between the representations of money as being necessary for communities and not necessary for deities, which points to the euphemistic character that surrounds money and the interest it represents in religious communities, as well as in other activities, such as, for example, the production of knowledge/science and art. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30718
dc.date.accessioned 2023-07-10T18:37:30Z
dc.date.available 2023-07-10
dc.date.available 2023-07-10T18:37:30Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Dádiva pt_BR
dc.subject Dinheiro e religiões pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.subject Religião pt_BR
dc.subject Gift pt_BR
dc.subject Money pt_BR
dc.subject Mediation pt_BR
dc.subject Religion pt_BR
dc.subject Terreiros de candomblé e umbanda pt_BR
dc.subject Paróquias católicas tradicionais pt_BR
dc.subject Comunidades pentecostais pt_BR
dc.subject Igreja Verbo da Vida pt_BR
dc.subject Teoria da Dádiva - Marcel Mauss pt_BR
dc.subject Dízimo pt_BR
dc.subject Ofertas pt_BR
dc.subject Etnografia religiosa pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Elizabete Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Representations about practices involving money in Catholic parishes, Afro-Brazilian terreiros and neo-Pentecostal communities. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Elizabete Alves de. Representações sobre as práticas envolvendo dinheiro em paróquias católicas, terreiros afro-brasileiros e comunidades neopentecostais. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30718 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta