DSpace/Manakin Repository

O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NORVINO, T. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8324237905088007 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo Este trabalho de pesquisa objetiva mostrar que o processo de retextualização é uma prática pedagógica inovadora e atrativa para os alunos e fundamental para o desenvolvimento da leitura, compreensão e produção textual. Acredita-se que diante das práticas docentes ainda voltadas para o ensino tradicional, esta proposta de intervenção deve ganhar fôlego, no sentido de que o trabalho com a retextualização pode ser um excelente momento para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso a pesquisa está embasada, principalmente nas contribuições de Marcuschi (2001, 2010), no que diz respeito ao processo de retextualização; Marcuschi (2008) e Cavalcante (2013) acerca dos gêneros textuais; Bosi (2001) sobre o conto e Costa (2001) referente ao gênero canção. No que tange à metodologia, esta pesquisa é bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa, por não apresentar métodos e técnicas estatisticas. É também aplicada por apresentar uma proposta de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Como resultado, o trabalho apresentou uma proposta didática, direcionada a professores do 9° ano do Ensino Fundamental na perspectiva da retextualização da oralidade para a escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-22
dc.description.abstract This research work aims to show that the process of retextualization is a innovative pedagogical practice that is attractive to students and fundamental to the development of reading, comprehension and textual production. It is believed that before of teaching practices still focused for traditional teaching, this proposal of intervention must gain breath, in the sense that the work with retextualization can be an excellent moment for the teaching-learning process. For this research is based mainly on the contributions of Marcuschi (2001, 2010), with regard to the retextualization process; Marcuschi (2008) and Cavalcante (2013) about textual genres; Bosi (2001) about the tale and Costa (2001) referring to the song genre. With regard to methodology, this research is bibliographical, under a qualitative approach, for not presenting methods and techniques statistics. It is also applied by presenting a proposal of activities to be development in the classroom. As a result, the work presented a didactic proposal, aimed at teachers of the 9th grade of Elementary School in perspective of the retextualization of orality for writing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30721
dc.date.accessioned 2023-07-10T19:16:56Z
dc.date.available 2023-07-10
dc.date.available 2023-07-10T19:16:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Retextualidade pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Compreensão textual pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Canção pt_BR
dc.subject Retextuality pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Textual comprehension pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Song pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Linguística. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NORVINO, Thalis Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The retextualization process in the classroom: a song intervention proposal for the short story. pt_BR
dc.identifier.citation NORVINO, Thalis Alves. O processo de retextualização na sala de aula: uma proposta de intervenção da canção para o conto. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta