DSpace/Manakin Repository

Estudantes da 1ª série do novo ensino médio e suas representações sociais sobre a sociologia escolar na cidade de Taperoá-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID HILÁRIO, P. C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, R. H. Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5211310903653654 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAULO, Maria de Assunção Lima de.
dc.contributor.referee2 MELO, Jussara Natália Moreira Bélens de.
dc.description.resumo A Lei n.º 11.684/2008 (BRASIL 2008) é o marco mais recente para pensarmos na institucionalização da sociologia escolar como componente obrigatório no processo de construção de conhecimentos na Educação Básica. Através dos textos desta lei, espera-se que os educandos ao término do Ensino Médio possam somar as suas experiências de vida saberes das Ciências Sociais em busca de compreensões da vida em sociedade. Não uma fórmula pronta, transmitida, mas como mais uma possibilidade dentro do ambiente escolar de espaços em que coletivamente se construa e reconstrua conhecimentos que possam fazer sentido em suas vidas.Nossos esforços nesse texto tem como objetivos entender quais as representações dos estudantes sobre o ensino de Sociologia e o novo ensino médio na cidade de Taperoá-PB, compreender a sociologia escolar e o novo ensino médio a partir das vivências escolares e não escolares de estudantes da 1ª série do ensino médio de duas escolas públicas na cidade de Taperoá-PB: Escola Félix Daltro e Escola Integral Técnica Melquíades Vilar. A partir dessas informações, realizamos algumas questões: os estudantes relacionam o que estudam na Sociologia escolar com o seu dia a dia? Como podemos (se podemos) compreender a sociologia escolar a partir dos estudantes? Para coleta de dados, optamos pela técnica de questionários abertos para compreender junto aos estudantes suas representações e vivências no novo ensino médio com a sociologia escolar. Já para análise de dados, utilizamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) com a Análise Temática (AYRES, 2008) para compreender os posicionamentos dos estudantes. Como base para o desenvolvimento teórico, utilizamos a teoria das Representações Sociais, em que temos Serge Moscovici (2007), Denise Jodelet (2001), e Celso Pereira de Sá (1996). Para compreender o período de intermitência da Sociologia na Educação Básica brasileira até os dias atuais, utilizamos Meucci (2000), Corrêa (1996), Sarandy (2004),Carvalho (2004), Moraes (2004), Bodart (2020). Importante mencionar as contribuições da Antropologia como área de conhecimento que nos faz compreender a escola para além de seus muros, tendo como destaque os estudos de (INGOLD, 2020) sobre a importância de rompermos com a ideia de uma escola transmissora, além de contributos de (LAPLANTINE, 1988) e (ANDRÉ, 2008). Como resultados, os estudantes pesquisados, de ambas instituições, expressam que a sociologia escolar é importante na construção de conhecimentos para o entendimento da sociedade em que vivem. Apontam a necessidade de ampliar a carga horária para um melhor desempenho neste componente curricular, pois uma aula não é suficiente para aprofundamentos dos temas estudados. Em relação ao Novo Ensino Médio não representa suas escolhas e que o que se propagou na mídia e até mesmo na própria escola, difere da realidade vivida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title Estudantes da 1ª série do novo ensino médio e suas representações sociais sobre a sociologia escolar na cidade de Taperoá-PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-04-27
dc.description.abstract Law 11.684/2008 (BRASIL 2008) is the most recent milestone to think about the institutionalization of school sociology as a mandatory component in the process of knowledge construction in Basic Education. Through the texts of this law, it is expected that students at the end of High School can add to their life experiences knowledge of the Social Sciences in search of understanding of life in society. Our efforts in this text aim at understanding which representations students have about the teaching of sociology and the new high school in the city of Taperoá-PB, and at understanding the school sociology and the new high school from the school and out-of-school experiences of 1st grade students from two public schools in the city of Taperoá-PB: Escola Félix Daltro and Escola Integral Técnica Melquíades Vilar. From this information, we realized some questions: do students relate what they study in school Sociology with their daily lives? How can we (if we can) understand school sociology from the students' point of view? For data collection, we chose the technique of open-ended questionnaires to understand with the students their interpretations and experiences in the new high school with school sociology. As for data analysis, we used Content Analysis (BARDIN, 2011) with Thematic Analysis (AYRES, 2008) to understand the students' positions. As a basis for theoretical development, we used the theory of Social Representations, in which we have Serge Moscovici (2007), Denise Jodelet (2001), and Celso Pereira de Sá (1996). To understand the period of intermittence of Sociology in Brazilian Basic Education until the present day, we used Meucci (2000), Corrêa (1996), Sarandy (2004), Carvalho (2004), Moraes (2004), Bodart (2020). It is important to mention the contributions of Anthropology as an area of knowledge that makes us understand the school beyond its walls, highlighting the studies of INGOLD, 2020 on the importance of breaking with the idea of a transmission school, in addition to contributions from (LAPLANTINE, 1988), (ANDRÉ, 2008). As results, the surveyed students, from both institutions, express that school sociology is important in the construction of knowledge for the understanding of the society in which they live. They point out the need to increase the number of class hours for a better performance in this curricular component, because one class is not enough to deepen the subjects studied. As for the New High School, it doesn't represent their choices and that what was advertised in the media and even in the school itself, differs from the reality lived. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30733
dc.date.accessioned 2023-07-10T21:19:13Z
dc.date.available 2023-07-10
dc.date.available 2023-07-10T21:19:13Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sociologia Escolar pt_BR
dc.subject Novo ensino médio pt_BR
dc.subject Representações sociais pt_BR
dc.subject Sociology pt_BR
dc.subject New high school pt_BR
dc.subject Social representations pt_BR
dc.subject Sociología pt_BR
dc.subject Nueva escuela secundaria pt_BR
dc.subject Representaciones sociales pt_BR
dc.subject Sociologie pt_BR
dc.subject Nouveau lycée pt_BR
dc.subject Représentations sociales pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Taperoá - PB - ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Escola Félix Daltro - Taperoá - PB pt_BR
dc.subject Escola Integral Técnica Melquíades Vilar - Taperoá - PB pt_BR
dc.subject Análise de conteúdo - Bardin pt_BR
dc.subject Análise temática - Ayres pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator HILÁRIO, Paulo Cézar Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Students of the 1st grade of the new high school and their social representations about school sociology in the city of Taperoá-PB.
dc.identifier.citation HILÁRIO, Paulo Cézar Silva. Estudantes da 1ª série do novo ensino médio e suas representações sociais sobre a sociologia escolar na cidade de Taperoá-PB. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta