dc.creator.ID |
NEVES, T. G. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5729239245132402 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Daise Lilian Fonseca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DIAS, D. L. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Maria de Lourdes Dionizio. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Francisco Francimar de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o romance Little Women [Mulherzinhas] (1868), da
autora norte-americana Louisa May Alcott (1832-1888), sob a perspectiva do Bildungsroman
Feminino, igualmente designado como Romance de Formação Feminino. O estudo utiliza uma
abordagem crítica, buscando examinar os elementos intrínsecos ao gênero literário em foco,
que moldam a trajetória das heroínas March ao longo da narrativa. Para tanto, foi empreendido
uma metodologia de pesquisa qualitativa, baseada em fontes bibliográficas, contando com o
aporte teórico de autores, tais como, Pinto (1990), Bakhtin (1997), Maas (2000), Schwantes
(2007), Summerfield & Downward (2012), Galbiati (2013), Freitas (2016), Moretti (2020),
Mazzari (2020), dentre outros. O trabalho, em sua totalidade, irá abranger as especificidades
que estruturam o subgênero literário em pauta, cujo cerne concentrava-se, sobretudo, ao
universo do herói, visto que o Bildungsroman é um gênero tradicionalmente masculino.
Entretanto, mediante as bases sólidas edificadas pelo viés da crítica feminista, também
exploraremos a ramificação literária do romance quanto a construção composicional que inclui
a optica feminina, isto é, Bildungsroman feminino. Além disso, será destacado o retrato
intimista sobre a vida da autora, enfatizando a representação literária feminina no século XIX,
sendo expressas através do caráter de sua escrita. Por fim, iremos examinar a obra traçando os
aspectos que compõem a Bildung (Formação) das protagonistas, desenvolvendo temáticas
alinhadas ao crescimento pessoal, intelectual e social das irmãs March, à luz do Bildungsroman
feminino. Esse processo de análise envolveu uma elucidação detalhada do romance,
identificando os momentos cruciais de transformação e maturação das personagens. Para tanto,
foi evidenciado como a autora habilmente utiliza as características paradigmáticas do gênero
tradicional para adaptá-lo à estética feminina. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura. |
pt_BR |
dc.title |
Little Women: um bildungsroman feminino quádruplo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-14 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to analyze the novel Little Women (1868) by the American author Louisa
May Alcott (1832-1888) from the perspective of the female Bildungsroman, also known as the
feminine Novel of Formation. The study adopts a critical approach, seeking to examine the
intrinsic elements of the literary genre that shapes the trajectory of the March sisters throughout
the narrative. To accomplish this, a qualitative research methodology was employed, based on
bibliographic sources, drawing on the theoretical contributions of authors such as Pinto (1990),
Bakhtin (1997), Maas (2000), Schwantes (2007), Summerfield & Downward (2012), Galbiati
(2013), Freitas (2016), Moretti (2020), Mazzari (2020), among others. The work as a whole
will encompass the specificities that structure the subgenre under consideration, which
traditionally revolved around the hero's universe, as the Bildungsroman is a genre
predominantly associated with male protagonists. However, building upon the solid
foundations established by feminist criticism, we will also explore the literary development of
the novel in terms of its compositional construction, which includes the female perspective,
namely the female Bildungsroman. Additionally, the research will highlight the intimate
portrayal of the author's life, emphasizing the representation of women in 19th-century
literature as expressed through her writing. Lastly, we will examine the novel by tracing the
aspects that constitute the protagonists' Bildung (formation), delving into themes related to the
personal, intellectual, and social growth of the March sisters through the lens of the female
Bildungsroman. This analytical process involved a detailed elucidation of the novel, identifying
essential moments of transformation and character development. Furthermore, it was
demonstrated how the author skillfully employs the paradigmatic characteristics of the
traditional genre and adapts them to a feminine aesthetic. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30761 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-11T13:35:48Z |
|
dc.date.available |
2023-07-10 |
|
dc.date.available |
2023-07-11T13:35:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise literária |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura americana |
pt_BR |
dc.subject |
Romance de formação |
pt_BR |
dc.subject |
Bildungsromam feminino |
pt_BR |
dc.subject |
Romance norte-americano-análise |
pt_BR |
dc.subject |
Alcott, Louisa May-1832-1888 |
pt_BR |
dc.subject |
Representação literário feminina-século XIX |
pt_BR |
dc.subject |
Literary analysis |
pt_BR |
dc.subject |
American literature |
pt_BR |
dc.subject |
Formation novel |
pt_BR |
dc.subject |
Female Bildungsromam |
pt_BR |
dc.subject |
North american novel - analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Alcott, Louisa May-1832-1888 |
pt_BR |
dc.subject |
Female literary representation - 19th century |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NEVES, Thayanne Gabryelle de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Little Women: A quadruple female bildungsroman. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NEVES, Thayanne Gabryelle de Sousa. Little Women: um Bildungsroman feminino quádruplo. 2023. 94f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |