DSpace/Manakin Repository

A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARVALHO, M. G. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9853528303309974 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. H. C. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1562460183286851 pt_BR
dc.contributor.advisor2 WALTER, Luciana Siqueira.
dc.contributor.advisor2ID WALTER, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/9512721476131663 pt_BR
dc.contributor.referee1 GUEDES, Wachington Alves.
dc.contributor.referee1ID GUEDES, W. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.carvalho
dc.description.resumo A base comum do currículo definida pela BNCC apresenta componentes comuns para todas as instituições de ensino do país, já a parte diversificada varia de acordo com o estado ou federação. A educação em tempo integral tem como fundamento a ampliação da carga horária ensino, a educação integral foi implantada na Paraíba no ano de 2016, as ECITs, são Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, é o modelo de escola adotado no estado da Paraíba. O objetivo geral desta pesquisa é fazer a análise da Base Diversificada Das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba. O referencial utilizado neste trabalho foi Laval (2016), Freitas (2018) e Kuenzer (2017). A abordagem metodológica foi de caráter qualitativo, com o auxílio dos documentos educacionais: Base nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017; Diretrizes Para o Funcionamento das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas e Escolas Cidadãs Socioeducativas da Paraíba, de 2023 e Plano Estadual de Educação da Paraíba 2015-2025. A partir da análise desses documentos, apontam para questões que são de suma importância para compreender as mudanças ocorridas na grade curricular de ensino no estado da Paraíba, destacando os da matriz diversificada, que conta com as disciplinas da base técnica, que são os componentes de Tutoria, Protagonismo Juvenil, Práticas Experimentais, Nivelamento, Avaliação Semanal e Orientação de Estudos. Por meio dessa pesquisa é possível observar, que as disciplinas contidas na BNCC, ainda estão presentes no modelo das ECIT, mas algumas disciplinas tiveram sua carga horária reduzida devido a quantidade de itinerários presentes na base diversificada dos cursos técnicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-29
dc.description.abstract The common basis of the curriculum defined by the (BNCC), presents common components for all educational institutions in the country, the diversified part varies according to the state or federation. Full-time education is based on the expansion of teaching hours, full-time education was implemented in Paraíba in 2016, the ECITs, are Technical Integral Citizen Schools, is the school model adopted in the state. The general objective of this research is to analyze the diversified base of technical citizen schools in Paraíba. The theoretical framework used in this work was Laval (2016), Freitas (2017). The methodological approach was of a quantitative nature, with the help of educational documents: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017; Guidelines for the Operation of Integral Technical Citizen Schools and the State Education Plan of Paraíba 2015-2025. From the analysis of these documents, point to questions that are of paramount importance to understand the changes that occurred in the state of Paraíba, highlighting the matrix, which counts as the disciplines of the technical base, which are the components Tutoring, Youth Protagonism, Experimental Practices, Leveling, Weekly Assessment and Study Orientation. Through this research, it is possible to observe that the disciplines contained in the (BNCC), are still present in the diversified base of technical courses. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766
dc.date.accessioned 2023-07-11T14:34:21Z
dc.date.available 2023-07-11
dc.date.available 2023-07-11T14:34:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escolas Cidadãs Técnicas Integrais - Paraíba pt_BR
dc.subject Integral Technical Citizen Schools - Paraíba. pt_BR
dc.subject Educação de tempo integral - Paraíba pt_BR
dc.subject Full-time education - Paraíba pt_BR
dc.subject Ensino médio técnico pt_BR
dc.subject Technical high school pt_BR
dc.subject Novo ensino médio pt_BR
dc.subject New high school pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Resume pt_BR
dc.subject Base Nacional Curricular Comum pt_BR
dc.subject Common National Curriculum Base pt_BR
dc.subject Plano Estadual de Educação da Paraíba pt_BR
dc.subject State Education Plan of Paraíba pt_BR
dc.subject Política educacional – currículo pt_BR
dc.subject Education policy – curriculum pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Maria Gessica Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The diversified base of Integral Technical Citizen Schools in Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, Maria Gessica Pereira de. A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta