DSpace/Manakin Repository

Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MELO, A. B. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2856016379061677 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.
dc.description.resumo Este trabalho tem como principal objetivo compreender os multiletramentos como uma proposta pedagógica de ensino remoto de Língua Inglesa em tempos de pandemia do covid-19, acometida a partir do ano de 2020, utilizando-se do conceito de Learning by Design. Para isso, foram utilizados autores como Soares (2009), Kleiman (2005), e Rojo (2004, 2009 e 2015) para apresentar os conceitos de letramento e multiletramentos. Ainda na primeira seção, são usados Cope e Kalantzis (2015), para definir o Learning by Design como uma teoria da pedagogia dos multiletramentos, baseando-se em quatro movimentos do conhecimento; e Anecleto e Oliveira (2019), juntamente com Dias e Strecker (2019), para tratar acerca das tecnologias digitais atreladas ao processo de ensino e aprendizagem. Também são usados Moser (2020), e Schneider e Schneider (2020) sobre os desafios do ensino à distância durante o período pandêmico; e Moreira e Dias- Trindade (2020), com a definição de educação à distância. Com isso, a proposta didática apresentada aqui pôde nos nortear acerca da construção do conhecimento como uma via de mão dupla entre o ensino e a aprendizagem, integrados em âmbitos educacionais - reais e virtuais - baseados nos movimentos do conhecimento (experienciar, conceituar, analisar e aplicar), sendo viável sua aplicação em sala de aula durante o período pandêmico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-21
dc.description.abstract The main objective of this work is to understand multiliteracies as a pedagogical proposal for remote teaching of the English language in times of the covid-19 pandemic, affected from the year 2020, using the concept of Learning by Design. For this, authors such as Soares (2009), Kleiman (2005), and Rojo (2004, 2009 and 2015) were used to present the concepts of literacy and multiliteracies. Still in the first section, Cope and Kalantzis (2015) are used to define Learning by Design as a theory of multiliteracy pedagogy, based on Knowledge Processes; and Anecleto and Oliveira (2019), along with Dias and Strecker (2019), to deal with digital technologies related to the teaching and learning process. Moser (2020) and Schneider and Schneider (2020) are also used on the challenges of distance learning during the pandemic period; and Moreira and Dias- Trindade (2020), with the definition of distance education. With that, the didactic proposal presented here could guide us about the construction of knowledge as a two-way street between teaching and learning, integrated in educational scopes - real and virtual - based on knowledge movements (experience, conceptualize, analyze and apply), and its application in the classroom during the pandemic period is feasible. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30769
dc.date.accessioned 2023-07-11T15:01:58Z
dc.date.available 2023-07-11
dc.date.available 2023-07-11T15:01:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino à distância pt_BR
dc.subject Multiletramentos pt_BR
dc.subject Learning by Design pt_BR
dc.subject Pandemia da COVID 19 - ensino remoto pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Aprendizagem por design pt_BR
dc.subject Língua Inglesa - ensino remoto pt_BR
dc.subject Distance learning pt_BR
dc.subject Multiliteracies pt_BR
dc.subject COVID 19 pandemic - remote teaching pt_BR
dc.subject Digital technologies pt_BR
dc.subject English language teaching pt_BR
dc.subject Learning by design pt_BR
dc.subject English language - remote teaching pt_BR
dc.subject Linguística. pt_BR
dc.subject Linguística. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Ana Beatriz da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Multiliteracy practices in remote teaching: a pedagogical proposal for teaching English based on learning by design. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Ana Beatriz da Costa. Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta