DSpace/Manakin Repository

I Festival Textual - lendo, escrevendo e encantando: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5985118418173159 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.
dc.contributor.advisor1ID ARRAIS, M. N. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Wallace.
dc.contributor.referee2 CORREIA, Adriana Moreira de Souza.
dc.description.resumo As competências de leitura e de escrita são indispensáveis para a prática de diversas atividades sociais e para a construção de novos conhecimentos. Essas práticas se atualizam na sociedade por meio da linguagem empregada em gêneros textuais. Logo, é por meio dos gêneros que o ensino de língua portuguesa pode obter respostas propícias quanto ao desempenho linguístico e discursivo dos estudantes e, de modo consequente, ao bom desenvolvimento comunicativo nas interações em sociedade. Pensando nisso, esta pesquisa tem como objetivo relatar a experiência de leitura e produção textual vivenciada no I Festival Textual: lendo, escrevendo e encantando, realizada na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Amâncio da Cruz, localizada em Aurora, no estado do Ceará, tendo como sujeitos os alunos do 6º ao 9º anos. E para atingi-lo, refletimos sobre a escrita na sala de aula na educação básica; discutimos sobre a teoria dos gêneros textuais discursivos, destacando a crônica, o poema, a notícia, o conto e a tirinha; e descrevemos as experiências vivenciadas de leitura e escrita pelos alunos durante o Projeto. Considerada do tipo ex-Post-Facto, esta pesquisa apresenta abordagem qualitativa. Para fundamentar o presente trabalho, utilizamos as concepções teóricas de leitura para Kleiman (2013) e Martins (1997); de escrita dentro da sala de aula para Passarelli (2012); e do estudo dos gêneros do discurso para a prática da leitura e da escrita para Bakhtin (2003). Como resultados desse relato, obtivemos os seguintes pontos: visão de uma resposta positiva sobre a evolução dos alunos em relação às competências e habilidades. Dos 17 descritores trabalhados, durante o I Festival Textual: lendo, escrevendo e encantando, 14 obtiveram uma elevação assim como; incentivo ao protagonismo estudantil, bem como um despertar para a leitura e satisfação para a escrita nos alunos da Escola campo de pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras – Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title I Festival Textual - lendo, escrevendo e encantando: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-12
dc.description.abstract Reading and writing abilities are indispensable for the practice of various social activities and for the construction of new knowledge. These practices are updated in society through the language used in textual genres. Therefore, it is through genres that the teaching of the Portuguese language can obtain favorable answers regarding the linguistic and discursive performance of students and, consequently, the good communicative development in interactions in society. Thinking about it, this research aims to report the experience of reading and textual production lived in the I Textual Festival: reading, writing and enchanting, carried out at the Antônio Amâncio da Cruz Elementary and Primary School, located in Aurora, in the state of Ceará, with the students from 6th to 9th grades as subjects. And to achieve this, we reflected on writing in the basic education class, we discussed the theory of discursive textual genres, highlighting the chronicle, the poem, the news, the short story and the comic strip; and we described the experiences of reading and writing by the students during the project. Considered as ex-post-facto, this research presents a qualitative approach. To support this present work, we used the theoretical conceptions of reading for Kleiman (2013) and Martins (1997); of writing inside the classroom for Passarelli (2012); and the study of textual genres for the practice of reading and writing for Bahktin (2003). As a results of this report, we obtained the following points: vision of a positive response about the evolution of students in relation to competencies and abilities. Out of the descriptors worked during the I Textual Festival: reading, writing and enchanting, 14 experienced an improvement, just like; encouragement of student protagonism, as well as an awakening to reading and satisfaction in writing among the students of the research school field. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30770
dc.date.accessioned 2023-07-11T15:07:25Z
dc.date.available 2023-07-11
dc.date.available 2023-07-11T15:07:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Gêneros do discurso pt_BR
dc.subject Festival textual - Aurora –Município - Ceará pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Educação infantil – Aurora- Município - Ceará pt_BR
dc.subject Textual genre pt_BR
dc.subject Speech genres pt_BR
dc.subject Textual Festival - Aurora – Municipality - Ceará pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Text production pt_BR
dc.subject Early Childhood Education – Aurora- Municipality - Ceará pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Luana da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative I Textual Festival - reading, writing and enchanting: a story of experience in the final years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Luana da Silva. I Festival Textual - lendo, escrevendo e encantando: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 77f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta