dc.creator.ID |
SOUSA, D. E. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6347977034401991 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA JUNIOR, Gilvandro Lins de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA JÚNIOR, G. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA JÚNIOR, GILVANDRO LINS DE. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0954341615591678 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Andre Teixeira |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, A. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7404436939487864 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NÒBREGA, Marta Barreto de Medeiros. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NÓBREGA, M. B. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
NÓBREGA, MARTA BARRETO DE MEDEIROS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
DE MEDEIROS NÓBREGA, MARTA BARRETO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4575320060471839 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Na relação saúde, estudo e trabalho, são inúmeros os fatores
que refletem a qualidade de vida do acadêmico de Medicina. Os riscos ocupacionais
e emocionais tornam os estudantes vulneráveis ao adoecimento físico e psíquico,
sobretudo, nas unidades hospitalares. Dessa maneira, avaliar a qualidade de vida
dos estudantes de Medicina é uma forma de contribuir para as melhorias na saúde e
bem-estar dos mesmos. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida dos estudantes de
Medicina do primeiro e décimo segundo período de forma comparativa. Método: O
estudo será do tipo analítico, comparativo, transversal, realizado com estudantes de
Medicina do primeiro e décimo segundo período da UFCG-CG. Para avaliar a
qualidade de vida, será utilizado o questionário Medical Outcomes Study 36-item
Short Form Health Survey (SF-36). A avaliação será feita através do questionário
proposto por Ware Sherbourne (1992). As questões serão agrupadas em 8 (oito)
domínios com padronização das respostas. Os valores das respostas serão
transformados em notas de oito domínios que variam de 0 (zero) a 100 (cem), onde
0 = pior e 100 = melhor, para cada domínio avaliado. Na análise inferencial foi
utilizado o teste de Kolmogorov para análise de distribuição das variáveis numéricas.
Como as variáveis apresentaram distribuição não normal foi utilizado o teste não
paramétrico de Mann Whitney para comparação entre os grupos. Foi considerado
um nível de significância de 95% (p < 0,05). Resultado: Participaram da pesquisa
83 acadêmicos, 43 do 1o período, 40 do 12o período. Na amostra geral, os menores
escores foram para os domínios aspecto emocional e vitalidade e o maiores para
capacidade funcional e ausência de dor. As mulheres tem percepção inferior da
qualidade vida. Os alunos do 1o período apresentam menores escores para aspecto
social, vitalidade, aspecto físico, já para os do 12o período são estado geral de
saúde e vitalidade. Conclusão: Foram encontradas diferenças estatisticamente
significativas para a maioria dos domínios do SF-36 quando comparados os escores
entre os períodos do curso. Os acadêmicos o 12o período tem melhor percepção da
sua qualidade de vida quando comparados aos acadêmicos do 1o período. Não
foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para o domínio estado
geral de saúde. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Medicina. |
pt_BR |
dc.title |
Qualidade devida entre estudantes de medicina do primeiro e último período do curso de medicina da UFCG-CG: estudo comparativo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-05-12 |
|
dc.description.abstract |
In the relationship between health, study and work, there are countless factors
that reflect the quality of life of medical students. Occupational hazards
and emotional disorders make students vulnerable to physical and mental illness,
especially in hospital units. In this way, assessing the quality of life
of medical students is a way to contribute to improvements in health and
their well-being. Objective: To evaluate the quality of life of students from
Medicine of the first and twelfth period in a comparative way. Method: The
study will be of the analytical, comparative, cross-sectional type, carried out with students from
Medicine of the first and twelfth period of the UFCG-CG. To evaluate the
quality of life, the Medical Outcomes Study 36-item questionnaire will be used
Short Form Health Survey (SF-36). The evaluation will be done through the questionnaire
proposed by Ware Sherbourne (1992). The questions will be grouped into 8 (eight)
domains with standardization of answers. The response values will be
transformed into grades of eight domains ranging from 0 (zero) to 100 (one hundred), where
0 = worst and 100 = best, for each evaluated domain. In the inferential analysis it was
Kolmogorov's test was used to analyze the distribution of numerical variables.
As the variables had a non-normal distribution, the non-normal test was used.
Mann Whitney parametric test for comparison between groups. It was considered
a significance level of 95% (p < 0.05). Result: Participated in the survey
83 academics, 43 from the 1st period, 40 from the 12th period. In the general sample, the smallest
scores were for the emotional aspect and vitality domains and the highest for
functional capacity and absence of pain. Women have a lower perception of
quality life. Students in the 1st period have lower scores for aspect
social life, vitality, physical appearance, while for those in the 12th period they are a general state of
health and vitality. Conclusion: Statistically differences were found
significant for most SF-36 domains when comparing the scores
between course periods. Academics in the 12th period have a better perception of
their quality of life when compared to 1st period students. No
statistically significant differences were found for the state domain
general health. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30774 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-11T17:03:50Z |
|
dc.date.available |
2023-07-11 |
|
dc.date.available |
2023-07-11T17:03:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes |
pt_BR |
dc.subject |
Graduação |
pt_BR |
dc.subject |
SF-36 |
pt_BR |
dc.subject |
Quality of life |
pt_BR |
dc.subject |
Health |
pt_BR |
dc.subject |
Students |
pt_BR |
dc.subject |
Graduation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Daniel da Escóssia Melo. |
|
dc.creator |
ARRUDA, Urbano Vitor Vasconcelos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Quality of life among medical students in the first and last period of the UFCG-CG medical course: a comparative study. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Daniel da Escóssia Melo. ARRUDA, Urbano Vitor Vasconcelos. Qualidade de vida entre estudante de medicina do primeiro e último período do curso de medicina da UFCG-CG um estudo comparativo. 2017. 39 fl. : graf. il. tab. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2017 |
pt_BR |