DSpace/Manakin Repository

O lúdico no ensino de língua inglesa: uma proposta de atividade didática na perspectiva dos mutiletramentos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COELHO, G. J. T. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4358684183260196 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.
dc.description.resumo No processo do ensino e aprendizagem da língua inglesa, é comum que os estudantes enfrentem desafios, como a falta de motivação. Para superar esse obstáculo, os professores devem buscar abordagens educacionais que combinem prazer e aprendizado, a fim de facilitar a assimilação dos conteúdos. Uma estratégia eficaz nesse sentido é o uso de atividades lúdicas, que envolvem os alunos de forma engajadora e estimulante. Além disso, a incorporação de tecnologias digitais no ensino de língua inglesa tem se mostrado uma estratégia promissora. Nesse sentido, a abordagem dos Multiletramentos desempenha um papel relevante no desenvolvimento das habilidades comunicativas, uma vez que reconhece a importância de abordar a língua em diferentes modalidades de comunicação, envolvendo múltiplas linguagens e mídias. Com base nesses princípios, este trabalho tem como objetivo propor uma atividade em língua inglesa que utiliza a ludicidade como estratégia para o desenvolvimento das competências comunicativas e ampliação de vocabulário através da plataforma do Instagram. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa de levantamento de dados bibliográficos, a fim de embasar teoricamente a proposta, tendo uma abordagem qualitativa e exploratória. A atividade busca engajar os alunos por meio de desafios e interações digitais, proporcionando um ambiente de aprendizagem estimulante e divertido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras – Língua Inglesa. pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.title O lúdico no ensino de língua inglesa: uma proposta de atividade didática na perspectiva dos mutiletramentos. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-21
dc.description.abstract In process of English language teaching-learning, it is common for students to face challenges, such as lack of motivation. To overcome this obstacle, teachers must seek educational approaches that combine pleasure and learning, in order to facilitate the assimilation of contents. An effective strategy in this regard is the use of playful activities, which involve students in an engaging and stimulating way. In addition, the incorporation of digital technologies in English language teaching has shown to be a promising strategy. In this way, the Multiliteracy approach plays an important role in the development of communicative skills, as it recognizes the importance of approaching language in different modalities of communication, involving multiple languages and media. Based on these principles, this work aims to propose an activity in English that uses playfulness as a strategy for the development of communicative skills and vocabulary expansion through the Instagram platform. The adopted methodology consisted of a survey of bibliographic data, in order to theoretically base the proposal, having a qualitative and exploratory approach. The activity seeks to engage students through challenges and digital interactions, providing a stimulating and fun learning environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30790
dc.date.accessioned 2023-07-11T18:59:46Z
dc.date.available 2023-07-11
dc.date.available 2023-07-11T18:59:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas pt_BR
dc.subject Multiletramentos pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Instagram pt_BR
dc.subject Atividades em língua inglesa pt_BR
dc.subject Interações digitais pt_BR
dc.subject Atividade didáticas pt_BR
dc.subject English Language Teaching
dc.subject Recreational Activities
dc.subject Multiliteracies
dc.subject Digital technologies
dc.subject Instagram.
dc.subject English language activity
dc.subject Digital interactions
dc.subject Didactic activities
dc.subject Ludologia pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COELHO, Gabriel Jefte do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The ludic in English language teaching: a proposal for didactic activity from the perspective of multiliteracies. pt_BR
dc.identifier.citation COELHO, Gabriel Jefte do Nascimento. O lúdico no ensino de língua inglesa: uma proposta de atividade didática na perspectiva dos multiletramentos. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta