dc.creator.ID |
MEDEIROS NETO, J. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6780644488148079 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FREITAS, Heron Neves de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FREITAS, H. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Embora os conceitos trabalhados pela microbiologia sejam aplicados a uma infinidade de
processos importantes do cotidiano, o seu ensino nas escolas é por muitas vezes reduzido à
condição de patógenos. Essa analogia prejudica diretamente a valorização desses seres
microscópicos, o que gera inúmeras associações errôneas e desinteresse por parte dos alunos
aos conceitos estudados. Por isso, objetivou-se através do desenvolvimento dessa proposta, a
criação e validação de uma sequência didática baseada no debate regrado como ferramenta de
ensino para fins de aprendizagem de microbiologia a nível médio. A sequência didática foi
organizada em três momentos e aplicada a alunos do 2° ano do ensino médio. Os resultados
demonstraram que o debate regrado é uma ferramenta útil para o ensino de microbiologia, já
que apresentou ganhos de aprendizagem, proporcionou o desenvolvimento de habilidades
pessoais/interpessoais, além de contribuir com a investigação dos conhecimentos prévios e
concepções alternativas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Genética Molecular e de Microorganismos. |
pt_BR |
dc.title |
Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-06 |
|
dc.description.abstract |
Although the concepts worked by microbiology are applied to a multitude of important
everyday processes, its teaching in schools is often reduced to the condition of pathogens. This
analogy directly harms the appreciation of these microscopic beings, which generates numerous
erroneous associations and the lack of interest on the part of students towards the concepts
studied. Therefore, this proposal aims to create and validate a didactic sequence based on
regulated debate as a teaching tool for the purpose of learning microbiology at the high school
level. The didactic sequence was organized into three moments and applied to 2nd grade of high
school students. The results demonstrated that regulated debate is a useful tool for microbiology
teaching since it showed learning gains and provided the development of personal/interpersonal
skills, in addition to contributing to the investigation of prior knowledge and alternative
conceptions. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30800 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-12T00:11:01Z |
|
dc.date.available |
2023-07-11 |
|
dc.date.available |
2023-07-12T00:11:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiologia |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiologia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Debate regrado |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiologia - ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiologia - ensino - nível médio |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiologia - ensino - escola |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Ruled debate |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology - teaching-learning |
pt_BR |
dc.subject |
Following teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology - teaching - secondary level |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology - teaching - school |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiología |
|
dc.subject |
Microbiología - enseñanza |
|
dc.subject |
Debate gobernado |
|
dc.subject |
Microbiología - enseñanza-aprendizaje |
|
dc.subject |
Siguiendo la enseñanza |
|
dc.subject |
Microbiología - docencia - nivel secundario |
|
dc.subject |
Microbiología - enseñanza - escuela |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS NETO, José Antônio. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ruled debate as a tool for teaching microbiology in middle level. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El debate reglado como herramienta para la enseñanza de la microbiología en el nivel secundario. |
|
dc.identifier.citation |
MEDEIROS NETO, José Antônio. Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em
nível médio. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
|
dc.description.astratto |
Aunque los conceptos trabajados por la microbiología se aplican a multitud de importantes procesos cotidianos, su enseñanza en las escuelas se reduce muchas veces a la condición de patógenos. Esta analogía perjudica directamente la apreciación de estos seres microscópicos, lo que genera numerosas asociaciones erróneas y el desinterés de los estudiantes por los conceptos estudiados. Por lo tanto, mediante el desarrollo de esta propuesta se tuvo como objetivo crear y validar una secuencia didáctica basada en el debate reglado como herramienta didáctica para el aprendizaje de la microbiología en el nivel secundario. La secuencia didáctica se organizó en tres momentos y se aplicó a estudiantes del 2° año de secundaria. Los resultados mostraron que el debate reglado es una herramienta útil para la enseñanza de la microbiología, ya que presentó ganancias de aprendizaje, proporcionó el desarrollo de habilidades personales/interpersonales, además de contribuir a la investigación de conocimientos previos y concepciones alternativas. |
|