DSpace/Manakin Repository

Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MEDEIROS NETO, J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6780644488148079 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee2 FREITAS, Heron Neves de.
dc.contributor.referee2ID FREITAS, H. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 pt_BR
dc.description.resumo Embora os conceitos trabalhados pela microbiologia sejam aplicados a uma infinidade de processos importantes do cotidiano, o seu ensino nas escolas é por muitas vezes reduzido à condição de patógenos. Essa analogia prejudica diretamente a valorização desses seres microscópicos, o que gera inúmeras associações errôneas e desinteresse por parte dos alunos aos conceitos estudados. Por isso, objetivou-se através do desenvolvimento dessa proposta, a criação e validação de uma sequência didática baseada no debate regrado como ferramenta de ensino para fins de aprendizagem de microbiologia a nível médio. A sequência didática foi organizada em três momentos e aplicada a alunos do 2° ano do ensino médio. Os resultados demonstraram que o debate regrado é uma ferramenta útil para o ensino de microbiologia, já que apresentou ganhos de aprendizagem, proporcionou o desenvolvimento de habilidades pessoais/interpessoais, além de contribuir com a investigação dos conhecimentos prévios e concepções alternativas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Genética Molecular e de Microorganismos. pt_BR
dc.title Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-06
dc.description.abstract Although the concepts worked by microbiology are applied to a multitude of important everyday processes, its teaching in schools is often reduced to the condition of pathogens. This analogy directly harms the appreciation of these microscopic beings, which generates numerous erroneous associations and the lack of interest on the part of students towards the concepts studied. Therefore, this proposal aims to create and validate a didactic sequence based on regulated debate as a teaching tool for the purpose of learning microbiology at the high school level. The didactic sequence was organized into three moments and applied to 2nd grade of high school students. The results demonstrated that regulated debate is a useful tool for microbiology teaching since it showed learning gains and provided the development of personal/interpersonal skills, in addition to contributing to the investigation of prior knowledge and alternative conceptions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30800
dc.date.accessioned 2023-07-12T00:11:01Z
dc.date.available 2023-07-11
dc.date.available 2023-07-12T00:11:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Microbiologia pt_BR
dc.subject Microbiologia - ensino pt_BR
dc.subject Debate regrado pt_BR
dc.subject Microbiologia - ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Microbiologia - ensino - nível médio pt_BR
dc.subject Microbiologia - ensino - escola pt_BR
dc.subject Microbiology pt_BR
dc.subject Microbiology - teaching pt_BR
dc.subject Ruled debate pt_BR
dc.subject Microbiology - teaching-learning pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Microbiology - teaching - secondary level pt_BR
dc.subject Microbiology - teaching - school pt_BR
dc.subject Microbiología
dc.subject Microbiología - enseñanza
dc.subject Debate gobernado
dc.subject Microbiología - enseñanza-aprendizaje
dc.subject Siguiendo la enseñanza
dc.subject Microbiología - docencia - nivel secundario
dc.subject Microbiología - enseñanza - escuela
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS NETO, José Antônio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ruled debate as a tool for teaching microbiology in middle level. pt_BR
dc.title.alternative El debate reglado como herramienta para la enseñanza de la microbiología en el nivel secundario.
dc.identifier.citation MEDEIROS NETO, José Antônio. Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
dc.description.astratto Aunque los conceptos trabajados por la microbiología se aplican a multitud de importantes procesos cotidianos, su enseñanza en las escuelas se reduce muchas veces a la condición de patógenos. Esta analogía perjudica directamente la apreciación de estos seres microscópicos, lo que genera numerosas asociaciones erróneas y el desinterés de los estudiantes por los conceptos estudiados. Por lo tanto, mediante el desarrollo de esta propuesta se tuvo como objetivo crear y validar una secuencia didáctica basada en el debate reglado como herramienta didáctica para el aprendizaje de la microbiología en el nivel secundario. La secuencia didáctica se organizó en tres momentos y se aplicó a estudiantes del 2° año de secundaria. Los resultados mostraron que el debate reglado es una herramienta útil para la enseñanza de la microbiología, ya que presentó ganancias de aprendizaje, proporcionó el desarrollo de habilidades personales/interpersonales, además de contribuir a la investigación de conocimientos previos y concepciones alternativas.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta