DSpace/Manakin Repository

Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9440784458362343 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. V. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8583361104101777 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Daniel Soares.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo Nas últimas décadas, o ensino de gramática tem sido alvo de muitas críticas por parte dos estudiosos da linguagem. Há uma insatisfação com o tratamento dado à gramática no espaço escolar, e isso ocorre, talvez, porque esse ensino ainda está pautado, primordialmente, no estudo da metalinguagem, nas regras da gramática normativa, o que não contribui de forma eficaz para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Dentro das abordagens gramaticais, destacamos o estudo das classes de palavras, mais especificamente os advérbios, os quais na visão da gramática normativa são tratados de modo bem simplista, não permitindo que o aluno conheça a importância dessa classe para a construção dos textos que circulam socialmente. Sendo assim, buscamos desenvolver um estudo com o objetivo de analisar, sob a perspectiva do funcionalismo linguístico, o uso dos advérbios no gênero música. Como alicerce teórico, apoiamo-nos, fundamentalmente, nos estudos de Travaglia (2009) e Possenti (1996) que trata sobre as concepções e tipos de gramática; nos estudos sobre o ensino de gramática contextualizada com Antunes (2007, 2014); nos postulados de Neves (1997) e Cunha (2008) sobre o Funcionalismo Linguístico; nas contribuições de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2010) acerca dos gêneros textuais/discursivos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparado pelas pesquisas bibliográfica e descritiva e para compor o seu corpus, selecionamos cinco músicas ouvidas por pessoas de diferentes faixas etárias e cultura. A análise realizada nas músicas evidencia a importância da classe gramatical advérbios na compreensão do sentido global do texto, já que dentro de uma situação de uso estes podem assumir diferentes sentidos e funções. Além disso, percebemos algumas incoerências nas gramáticas de orientação normativa com relação à classificação dessa categoria gramatical. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras – Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-22
dc.description.abstract In the last decades, grammar teaching has been the object of much criticism by language scholars. There is dissatisfaction with the treatment given to grammar in the school space, and this happens, perhaps, because this teaching is still primarily based on the study of metalanguage, the rules of normative grammar, which does not effectively contribute to the development of students' communicative competence. Within grammatical approaches, we highlight the study of word classes, more specifically adverbs, which, in the view of normative grammar, are treated in a very simplistic way, not allowing the student to understand the importance of this class for the construction of socially circulating texts. Therefore, the academic work aims to develop a study with the objective of analyzing, from the perspective of linguistic functionalism, the use of adverbs in the music genre. As a theoretical foundation, we rely primarily on the studies by Travaglia (2009) and Possenti (1996), which deal with the conceptions and types of grammar; on the studies of contextualized grammar teaching by Antunes (2007, 2014); on the postulates of Neves (1997) and Cunha (2008) regarding Linguistic Functionalism; and on the contributions of Bakhtin (2000) and Marcuschi (2010) regarding textual/discursive genres.This is a qualitative research, supported by bibliographic and descriptive research methods to compose its corpus, we selected five songs listened by people of different age groups and cultures. The analysis conducted on the songs evidences the importance of the grammatical class of adverbs in understanding the global meaning of the text, as within a context of use, they can assume different meanings and functions. Furthermore, we have noticed some inconsistencies in normative-oriented grammars regarding the classification of this grammatical category. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30802
dc.date.accessioned 2023-07-12T12:10:25Z
dc.date.available 2023-07-12
dc.date.available 2023-07-12T12:10:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de gramática pt_BR
dc.subject Advérbios-abordagens tradicionalistas pt_BR
dc.subject Gêneros textuais discursivos pt_BR
dc.subject Gênero - letra de música pt_BR
dc.subject Advérbio-letra de música pt_BR
dc.subject Funcionalismo-pensamento lingüístico pt_BR
dc.subject grammar teaching pt_BR
dc.subject Adverbs-traditionalist approaches pt_BR
dc.subject Discursive textual genres pt_BR
dc.subject Genre - Lyrics pt_BR
dc.subject adverb-lyrics pt_BR
dc.subject Functionalism-linguistic thinking pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PAIXÃO, Janaíza do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Grammar Teaching: the use of adverbs in the music genre from a functionalist perspective. pt_BR
dc.identifier.citation PAIXÃO, Janaíza do Nascimento. Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta