DSpace/Manakin Repository

Por um ensino inclusivo de língua portuguesa: práticas de leitura e de escrita para crianças com autismo do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, M. L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4824136090876901 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo Discutir sobre a inclusão escolar no contexto da Educação Básica, em especial, de alunos diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista), tem sido o alvo de inúmeras pesquisas sob distintas perspectivas e áreas do conhecimento. Por mais que as teorias forneçam aos professores e demais profissionais da educação um importante suporte para auxiliar no fazer pedagógico, a realidade ainda se apresenta com grandes desafios a serem superados. No que diz respeito, especialmente, ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, torna-se crucial um olhar crítico e reflexivo do professor de português sobre as práticas de leitura e escrita visando aprimorar a competência linguística de todos os participantes envolvidos no processo de comunicação e interação. Para tanto, este trabalho tem como principal foco investigar como as práticas de leitura e de escrita são direcionadas a crianças diagnosticadas com Autismo em turmas do Ensino Fundamental, anos finais, na cidade de Cajazeiras-PB, à luz da abordagem interativa de linguagem. Para a construção do arcabouço teórico e metodológico desta pesquisa, guiamos o caminho sob à luz das contribuições, principalmente, de Antunes (2003, 2005, 2009, 2017), Marcuschi (2008) e Bakhtin (1992, 2006), visando relacionar as orientações que são dadas ao ensino com o universo dos textos e dos gêneros textuais; como também, pelos estudos de Santos (2019), Souza (2020) e Silva (2018), para tecermos considerações sobre o TEA, além das orientações da Base Nacional Comum Curricular - (BRASIL, 2018). Trata-se de uma pesquisa descritiva, aplicada e de caráter qualitativo. Para a coleta de dados utilizamos como instrumento um questionário aplicado através do Google Forms a professores da rede municipal de ensino de Cajazeiras-PB. Como resultados a pesquisa demonstrou que a maioria dos docentes não possuem um conhecimento aprofundado sobre o TEA e que as práticas de leitura e escrita com crianças diagnosticadas com esse transtorno poderiam ser melhor sistematizadas a partir da implantação de políticas públicas educacionais de conscientização e formação adequada a docentes que atuam na rede básica de ensino. Como forma de contribuir para a melhoria do ensino de língua portuguesa a alunos diagnosticados com TEA matriculados em séries finais do Ensino Fundamental, foi elaborado uma proposta de intervenção de modo a gerar a melhor interação dos alunos com autismo e os demais integrantes de suas turmas, partindo da ideia de que o mundo da textualidade proporciona o empoderamento desses sujeitos e lhes possibilita atuarem nas mais diversas práticas sociais da linguagem, mediante o ensino inclusivo e dialógico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Por um ensino inclusivo de língua portuguesa: práticas de leitura e de escrita para crianças com autismo do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-19
dc.description.abstract Discussing school inclusion in the context of Basic Education, especially for students diagnosed with ASD (Autism Spectrum Disorder), has been the target of numerous pieces of research from different perspectives and areas of knowledge. As much as the theories provide teachers and other education professionals with support to assist them in the pedagogical process, the reality still presents some challenges to overcome. Regarding, especially, the teaching and learning of the Portuguese Language, it is crucial to have a critical and reflective look at the Portuguese teacher on the practices of reading and writing to improve the linguistic competence of all participants involved in communication and interaction. Therefore, this work focuses on investigating how the practices of reading and writing are directed to children diagnosed with Autism in classes of the Elementary School, in the small town of Cajazeiras-PB, with the interactive approach of language. For the construction of the theoretical and methodological framework of this research, we have the contributions, mainly, of Antunes (2003, 2005, 2009, 2017), Marcuschi (2008), and Bakhtin (1992, 2006), aiming to correlate the orientations that are given to teaching with the universe of texts and textual genres; as well, by the studies of Santos (2019), Souza (2020) and Silva (2018), to make considerations about ASD, in addition to the guidelines of the National Common Curricular Base - (BRASIL, 2018). This is descriptive, applied, and qualitative research. For data collection, we used as an instrument a questionnaire applied through Google Forms to teachers of the municipal school system of Cajazeiras-PB. As results, the research showed that most teachers do not have an in-depth knowledge of ASD and that the practices of reading and writing with children diagnosed with this disorder could be better systematized from the implementation of public education policies of awareness and adequate training for teachers who work in the basic education. As a way to contribute to the improvement of Portuguese language teaching to students diagnosed with ASD enrolled in the final years of elementary school, an intervention proposal was elaborated to generate the best interaction between students with autism and the other members of their classes, starting from the idea that the world of textuality provides the empowerment of these subjects and enables them to act in the most diverse social practices of language, through inclusive and dialogical teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30808
dc.date.accessioned 2023-07-12T13:27:00Z
dc.date.available 2023-07-12
dc.date.available 2023-07-12T13:27:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa - crianças autistas pt_BR
dc.subject Leitura e escrita- crianças autistas pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista -TEA pt_BR
dc.subject Práticas de leituras em autismo pt_BR
dc.subject Escolas - Município - Cajazeiras -Paraíba pt_BR
dc.subject Inclusive education
dc.subject Portuguese language teaching - children
dc.subject Reading and writing - autistic children
dc.subject Autism
dc.subject Basic education
dc.subject Autistic Spectrum Disorder - ASD
dc.subject Reading practices in autism
dc.subject Schools - Municipality - Cajazeiras -Paraíba
dc.subject Educação Especial. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Manoel Lázaro da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative For an inclusive Portuguese language teaching: reading and writing practices for children with autism from the 6th to the 9th grade of elementary school. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Manoel Lázaro da Silva. Por um ensino inclusivo de língua portuguesa: práticas de leitura e de escrita para crianças com autismo do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental. 2023. 79f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta