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Design e estigma: a percepção dos aspectos visuais da bengala pelo público 60+.

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dc.creator.ID COLLETE, V. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2908106131253135 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.
dc.contributor.advisor1ID SILVEIRA, Nathalie B. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1179494888200977 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Wellington Gomes de.
dc.contributor.referee2 PASCHOARELLI, Luiz Carlos.
dc.description.resumo O design pode ser uma ferramenta valiosa para reduzir o estigma associado aos dispositivos de auxílio à marcha, visto que esta condição está ligada a esses artefatos que, muitas vezes, decorre de sua aparência e da percepção social de que seu uso indica fraqueza ou dependência. O objetivo principal desta pesquisa é compreender a relação entre design e estigma, a partir da análise da percepção dos aspectos visuais da bengala pelo público 60+. Para isso, adotou-se como fundamento o método da Análise de Conteúdo. Para investigação, foi efetuado o mapeamento das bengalas disponíveis no mercado nacional, seguido da sua categorização. Em seguida, foram realizadas entrevistas com os usuários, seguindo dois roteiros com o intuito de: 1) compreender a relação entre design e estigma associado à bengala; 2) analisar os aspectos visuais da bengala através da percepção do público com 60 anos ou mais. Os resultados apontam o potencial da cultura e da sociedade na atribuição de significado aos artefatos, transmitindo, assim, uma mensagem aos seus usuários. Constatou-se que não há desejo de mudança real no artefato. Entretanto, quando são abordados os elementos visuais que compõem o produto, é nítido o desejo de discrição das bengalas, elementos que camuflem ou ocultem o seu uso. Desta forma, percebe-se que indivíduo 60+ não está interessado nos detalhes, mas sim no produto como um todo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Design. pt_BR
dc.title Design e estigma: a percepção dos aspectos visuais da bengala pelo público 60+. pt_BR
dc.date.issued 2023-03-02
dc.description.abstract Design can be a valuable tool to reduce the stigma associated with walking aids, as this condition is linked to these artifacts, which often stems from their appearance and the social perception that their use indicates weakness or dependence. The main objective of this research is to understand the relationship between design and stigma, based on the analysis of the perception of the visual aspects of the cane by the public 60+. For this, the Content Analysis method was adopted as a foundation. For research purposes, a mapping of the walking sticks available in the national market was carried out, followed by their categorization. Then, interviews were conducted with users, following two scripts with the aim of: 1) understanding the relationship between design and stigma associated with the cane; 2) analyze the visual aspects of the cane through the perception of the public with 60 years or more. The results point to the potential of culture and society in assigning meaning to artifacts, thus transmitting a message to their users. It was found that there is no desire for real change in the artifact. However, when the visual elements that make up the product are approached, the desire for discretion for the canes is clear, elements that camouflage or hide their use. In this way, it is clear that the 60+ individual is not interested in the details, but in the product as a whole. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30810
dc.date.accessioned 2023-07-12T16:31:48Z
dc.date.available 2023-07-12
dc.date.available 2023-07-12T16:31:48Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Design pt_BR
dc.subject Bengala pt_BR
dc.subject Aspectos visuais pt_BR
dc.subject Envelhecimento pt_BR
dc.subject Stigma pt_BR
dc.subject Cane pt_BR
dc.subject Visual aspects pt_BR
dc.subject Aging pt_BR
dc.subject Público 60+ pt_BR
dc.subject Estudo de percepção - idosos pt_BR
dc.subject Bengala - aspectos visuais - percepção pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COLLETE, Victoria Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation COLLETE, Victoria Andrade. Design e estigma: a percepção dos aspectos visuais da bengala pelo público 60+. 2023. 135f Dissertação (Mestrado Acadêmico de Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30810 pt_BR


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