dc.creator.ID |
SANTOS, I. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3063282759448313 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VIEIRA, Alecxandro Alves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VIEIRA, A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
VIEIRA, ALECXANDRO ALVES. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1887165837865869 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Jorge Alves de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUSA, J. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SOUSA, JORGE ALVES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SOUSA, JORGE ALVES DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0226886239142027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LOPES, Anselmo Ribeiro. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, J. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, JORGE ALVES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, JORGE ALVES DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0226886239142027 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Dada a relevância dos conteúdos estatísticos para construção do cidadão crítico e
autônomo, os documentos que norteiam o Ensino da Matemática no Brasil, os
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e, mais recentemente, a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), orienta que o ensino da Estatística seja iniciado
no ensino fundamental e ampliado no Ensino Médio. Contudo, estudos relacionados
à Educação Estatística têm revelado que o ensino desta temática na escola básica
tem sido abordado, na maioria das vezes, de maneira deficitária, não proporcionando
aos estudantes, o desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas
pela BNCC para esta área de conhecimento. Diante deste contexto, este estudo
buscou, a partir dos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica e de
referências teóricas publicadas acerca da Educação Estatística, entender o cenário
atual e quais as recomendações a serem seguidas pelos professores de Matemática
ao abordar o conteúdo de Estatística. Além disso, visando descrever melhor a
realidade local do município de Cuité-PB, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de
alcance exploratório e descritivo, para conhecer, o perfil socioeconômico, acadêmico
e profissional dos professores de Matemática atuantes nas escolas de Ensino Médio
do referido município, suas percepções, os desafios e as metodologias adotadas
quanto ao ensino da Estatística. Após a coleta dos dados da população alvo da
pesquisa, foi realizada uma análise descritiva dos dados, cujos resultados
evidenciaram que são muitos os desafios presentes na prática pedagógica do
professor de Matemática ao lecionar os conteúdos de Estatística, em que tais
conteúdos ainda são negligenciados, ou ensinados de maneira precária, por muitos
professores de Matemática, seja por uma formação estatística insuficiente, falta de
tempo disponível para abordagem satisfatória de tais conteúdos, falta de recursos
tecnológicos, ou ainda, a falta de interesse dos estudantes. Acreditamos que, esta
falta de interesse/dificuldade de aprendizagem a respeito da Estatística seja devido à
ausência de práticas metodológicas mais atrativas e contextualizadas, a exemplo da
realização de projetos interdisciplinares, que tornem a aprendizagem de tais
conteúdos mais prazerosa, favorecendo o protagonismo do estudante, possibilitando
ao mesmo a vivência e o reconhecimento da diversidade em sua volta e a sua atuação
nesta realidade. Como desfecho, espera-se que este estudo contribua para a
discussão e melhorias no ensino da Estatística tanto a nível de Ensino Médio, quanto
a nível de graduação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
A Estatística no Ensino médio: diretrizes e percepções dos professores de matemática atuantes nas escolas do município de Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-13 |
|
dc.description.abstract |
Given the relevance of statistical content for building a critical citizen and
autonomous, the documents that guide the Teaching of Mathematics in Brazil, the
National Curricular Parameters of Mathematics and, more recently, the Base
National Common Curricular (BNCC), directs that the teaching of Statistics be started
in primary education and expanded in secondary education. However, related studies
to Statistical Education have revealed that the teaching of this subject in primary school
has been addressed, most of the time, in a deficient way, not providing
to students, the development of established skills and competences
by BNCC for this area of knowledge. In this context, this study
sought, from the official documents that guide Basic Education and
published theoretical references about Statistical Education, understand the scenario
and what are the recommendations to be followed by Mathematics teachers
when approaching the content of Statistics. Furthermore, in order to better describe the
local reality of the municipality of Cuité-PB, a quantitative research was carried out,
exploratory and descriptive scope, to know, the socioeconomic, academic profile
and professional of Mathematics teachers working in high schools
of that municipality, their perceptions, the challenges and the methodologies adopted
regarding the teaching of statistics. After collecting data from the target population of the
research, a descriptive analysis of the data was carried out, whose results
showed that there are many challenges present in the pedagogical practice of
Mathematics teacher when teaching the contents of Statistics, in which such
contents are still neglected, or poorly taught, by many
Mathematics teachers, whether due to insufficient statistical training, lack of
time available for a satisfactory approach to such contents, lack of resources
technologies, or even, the lack of interest of the students. We believe that this
lack of interest/difficulty in learning about Statistics either due to
absence of more attractive and contextualized methodological practices, such as the
realization of interdisciplinary projects, which make the learning of such
more pleasant content, favoring the student's protagonism, enabling
at the same time the experience and recognition of the diversity around them and their performance
in this reality. As a result, this study is expected to contribute to the
discussion and improvements in the teaching of Statistics both at the high school level and
at graduation level. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30814 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-12T17:40:24Z |
|
dc.date.available |
2023-07-12 |
|
dc.date.available |
2023-07-12T17:40:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Educação estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística - ensino médio - Cuité-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística - formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de matemática – Cuité-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Statistic |
pt_BR |
dc.subject |
Statistical education |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Statistics - high school - Cuité-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Statistic - teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Statistic - teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Estadística |
|
dc.subject |
Educación estadística |
|
dc.subject |
Matemáticas - secundaria |
|
dc.subject |
Matemáticas - BNCC |
|
dc.subject |
Estadísticas - bachillerato - Cuité-PB |
|
dc.subject |
Estadísticas - formación del profesorado |
|
dc.subject |
Profesores de Matemáticas – Cuité-PB |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Isaac Guedes dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Statistics in High School: guidelines and perceptions of mathematics teachers working in schools in the city of Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Estadística en la Enseñanza Media: orientaciones y percepciones de profesores de matemáticas que actúan en escuelas del municipio de Cuité - PB. |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Isaac Guedes dos. A Estatística no Ensino médio: diretrizes e percepções dos professores
de matemática atuantes nas escolas do município de Cuité - PB.. 2023. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Dada la relevancia del contenido estadístico para la construcción de un ciudadano crítico y autónomo, los documentos que orientan la Enseñanza de las Matemáticas en Brasil, los Parámetros Curriculares Nacionales de Matemáticas y, más recientemente, la Base Curricular Común Nacional (BNCC), orientan que la la enseñanza de la Estadística se inicia en la escuela primaria y se amplía en la secundaria. Sin embargo, estudios relacionados con la Educación Estadística han revelado que la enseñanza de esta temática en la enseñanza básica ha sido abordada, la mayoría de las veces, de manera deficiente, no brindando a los estudiantes el desarrollo de habilidades y competencias establecidas por la BNCC para esta área de la conocimiento Ante este contexto, este estudio buscó, a partir de documentos oficiales que orientan la Educación Básica y referentes teóricos publicados sobre la Educación Estadística, comprender el escenario actual y cuáles son las recomendaciones a seguir por los docentes de Matemática al abordar el contenido de la Estadística. Además, con el fin de describir mejor la realidad local del municipio de Cuité-PB, se realizó una investigación cuantitativa, con alcance exploratorio y descriptivo, con el fin de conocer el perfil socioeconómico, académico y profesional de los profesores de Matemáticas que actúan en la Colegios del mencionado municipio, sus percepciones, los desafíos y las metodologías adoptadas en torno a la enseñanza de la Estadística. Después de la recolección de datos de la población objetivo de la investigación, se realizó un análisis descriptivo de los datos, cuyos resultados mostraron que son muchos los desafíos presentes en la práctica pedagógica del profesor de Matemática al enseñar contenido de Estadística, en el que dicho contenido aún es son desatendidas, o mal impartidas, por muchos profesores de Matemáticas, ya sea por una insuficiente formación estadística, por la falta de tiempo disponible para un abordaje satisfactorio de dichos contenidos, por la falta de recursos tecnológicos, o incluso por la falta de interés de los alumnos. Creemos que este desinterés/dificultad por aprender Estadística se debe a la ausencia de prácticas metodológicas más atractivas y contextualizadas, como la realización de proyectos interdisciplinarios, que hagan más placentero el aprendizaje de dichos contenidos, favoreciendo el protagonismo de los estudiantes, permitiéndoles experimentar y reconocer la diversidad que les rodea y su papel en esta realidad. Como resultado, se espera que este estudio contribuya a la discusión y perfeccionamiento de la enseñanza de la Estadística tanto en el nivel medio como en el nivel de pregrado. |
|