DSpace/Manakin Repository

“Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, N. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9127609108296064 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. H. C. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1562460183286851 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Cauby.
dc.contributor.referee1ID DANTAS, C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5179639591062117 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, L. G. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2784352958535431 pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.silva
dc.description.resumo O presente trabalho trata de uma intervenção pedagógica, realizada a partir de um clube de leitura, com o propósito de trabalhar o Nordeste brasileiro a partir do diálogo entre a Literatura e as Ciências Humanas, especificamente a Sociologia, com estudantes leitores do ensino médio, de uma Escola Cidadã Integral Técnica – ECIT José Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé, no Cariri Paraibano. Realizou-se uma análise documental sobre os documentos curriculares e a coleção didática do Programa Nacional do Livro e Material Didático - PNLD 2021, com intuito de identificar as temáticas, conteúdos, competências e habilidades para a fundamentação da proposta de interdisciplinaridade na intervenção, uma análise de conteúdo dos livros de literatura, para identificar temáticas abordadas no ensino da Sociologia, e a realização da intervenção pedagógica em formato de clube de leitura. O clube foi realizado entre 22 de Março e 17 de Maio de 2023, com um total de seis encontros, realizados no horário das 12h30 às 13h20, na biblioteca da escola. Realizamos leituras, discussões e análises sobre algumas obras clássicas da Literatura brasileira/nordestina da década de 1930, quais sejam, “Menino de engenho” do José Lins do Rego, “O Quinze” da Rachel de Queiroz e “Vidas Secas” do Graciliano Ramos, trazendo abordagens históricas, geográficas e sociais. O trabalho resultou na concretização da proposta de interdisciplinarização e contextualização para conhecer e compreender o Nordeste, através dos fenômenos sociais, históricos e geográficos presentes nas narrativas das obras. Concluiu-se, então, que foi possível concretizar o objetivo deste trabalho, ao ensinar e aprender sobre a região Nordeste com disciplinas em diálogo, como a Sociologia, a História e a Geografia com as obras literárias e as vivências individuais e sociais dos estudantes, cumprindo a proposta de contextualização e interdisciplinarização no ensino. Os estudantes também revelaram as suas insatisfações com o excesso de carga horária no ensino integral, tornando-os mais cansados e menos produtivos no ambiente escolar. O trabalho conteve algumas falhas e limitações na sua realização, como o público alvo ser de alunos, majoritariamente, considerados os melhores no desempenho escolar, o excesso de falas minha e do professor durante alguns debates, e pouca delimitação de regras para as discussões, a autonomia não foi um aspecto positivo na dinâmica do clube, sendo importante novas propostas e reformulações de pesquisas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-30
dc.description.abstract The present work is about a pedagogical intervention, carried out from a reading club, with the purpose of working the Brazilian Northeast from the dialogue between Literature and Humanities, specifically Sociology, with high school students of a Technical Integral Citizen School - ECIT José Gonçalves de Queiroz, located in the municipality of Sumé, in Cariri Paraibano. A documental analysis of the curriculum documents and the didactic collection of the National Program of Books and Didactic Materials - PNLD 2021 was done, in order to identify the themes, contents, competencies and abilities for the foundation of the interdisciplinarity proposal in the intervention, a content analysis of the literature books, to identify themes addressed in the teaching of Sociology, and the realization of the pedagogical intervention in the format of a reading club. The club was carried out between March 22 and May 17, 2023, with a total of six meetings, held during the hours of 12:30 to 1:20 pm, in the school library. We carried out readings, discussions and analyses of some classic works of Brazilian/Northeastern literature from the 1930's, namely "Menino de engenho" by José Lins do Rego, "O Quinze" by Rachel de Queiroz and "Vidas Secas" by Graciliano Ramos, bringing historical, geographical and social approaches. The work resulted in the concretization of the proposal of interdisciplinarization and contextualization to know and understand the Northeast, through social, historical and geographical phenomena present in the narratives of the works. It was concluded, then, that it was possible to accomplish the objective of this work, by teaching and learning about the Northeast region with disciplines in dialogue, such as Sociology, History and Geography with the literary works and the individual and social experiences of the students, fulfilling the proposal of contextualization and interdisciplinarization in teaching. The students also revealed their dissatisfaction with the excessive workload in full time education, making them more tired and less productive in the school environment. The work contained some flaws and limitations in its realization, such as the target audience being mostly students considered the best in school performance, the excess of my and the teacher's speeches during some debates, and little delimitation of rules for discussions, the autonomy was not a positive aspect in the dynamics of the club, being important new proposals and research reformulations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30817
dc.date.accessioned 2023-07-12T18:08:37Z
dc.date.available 2023-07-12
dc.date.available 2023-07-12T18:08:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Geração de 1930 pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Clube de leitura pt_BR
dc.subject Interdisciplinarização do ensino pt_BR
dc.subject Intervenção Pedagógica pt_BR
dc.subject Escola Cidadã Integral Técnica pt_BR
dc.subject ECIT – José Gonçalves de Queiroz – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Literatura e Sociologia – diálogo pt_BR
dc.subject Contextualized education. pt_BR
dc.subject Generation of 1930 pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject Book club pt_BR
dc.subject Interdisciplinary teaching pt_BR
dc.subject Pedagogical Intervention pt_BR
dc.subject Technical Integral Citizen School pt_BR
dc.subject ECIT – José Gonçalves de Queiroz – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Literature and Sociology – dialogue pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Nandhara Bezerra da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “I know my place”: a pedagogical intervention based on the dialogue between Literature and Sociology pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Nandhara Bezerra da. “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia. 2023. 98f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30817 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta