DSpace/Manakin Repository

Formação inicial de professores de matemática em processo de lesson study: uma experiência do estágio curricular supervisionado com auxílio de materiais concretos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2377337087883077 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID MACEDO, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.referee1ID SOUZA, Glageane da Silva. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee2 NEVES, Regina da Silva Pina.
dc.contributor.referee2ID PINA NEVES, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5874654544324539 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho descreve uma experiência vivenciada no Estágio Curricular Supervisionado utilizando o Lesson Study (LS), no qual é tido como um processo de desenvolvimento profissional de professores que visa incentivar o trabalho colaborativo e processos de reflexão. O LS é composto basicamente por três/quatro etapas que são: o planejamento da aula, execução e observação da aula e a reflexão pós-aula e, em alguns casos, a reaplicação dessa aula pós-reflexão. O objetivo principal é analisar contribuições que o LS pode oferecer para a formação inicial de professores de matemática através de uma aula do Estágio Curricular Supervisionado com o uso de materiais concretos. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa. Os resultados obtidos apontam alguns pontos os quais podem ser considerados para melhorar a aula, também destacamos a necessidade de ter mais tempo para que o planejamento seja mais elaborado e detalhado. Portanto, é notório que de fato o LS contribui para a formação inicial de professores, trazendo momentos críticos e reflexivos, e nos permite perceber as necessidades de está em constante evolução, sobretudo nos métodos de ensino. Principalmente na reflexão pós-aula através dos feedbacks dos observadores e, da própria mediadora da aula, buscando sempre aprimorar em relação aos erros e acertos. Acreditamos que o objetivo da aula foi alcançado, pois a maioria da turma conseguiu compreender o conteúdo estudado, e o uso dos materiais concretos também contribuíram para o entendimento, além de ter despertado o interesse e a atenção dos alunos na aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática. pt_BR
dc.title Formação inicial de professores de matemática em processo de lesson study: uma experiência do estágio curricular supervisionado com auxílio de materiais concretos. pt_BR
dc.date.issued 2023-07-19
dc.description.abstract The present work describes an experience lived in the Supervised Curricular Internship using the Lesson Study (LS), in which it is seen as a professional development process for teachers that aims to encourage collaborative work and reflection processes. The LS is basically composed of three/four stages which are: lesson planning, execution and observation of the lesson and post-class reflection and, in some cases, the reapplication of this post reflection class. The main objective is to analyze contributions that LS can offer to the initial training of mathematics teachers through a Supervised Curricular Internship class with the use of concrete materials. The research methodology is qualitative and interpretive in nature. The results obtained indicate some points which can be considered to improve the class, we also highlight the need to have more time for the planning to be more elaborate and detailed. Therefore, it is well known that the LS actually contributes to the initial training of teachers, bringing critical and reflective moments, and allows us to perceive the needs of is in constant evolution, especially in teaching methods. Especially in post-class reflection through feedback from observers and from the class mediator herself, always seeking to improve in relation to mistakes and successes. We believe that the objective of the class was achieved, as most of the class was able to understand the content studied, and the use of concrete materials also contributed to understanding, in addition to having aroused the interest and attention of students in class. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30825
dc.date.accessioned 2023-07-12T22:57:12Z
dc.date.available 2023-07-12
dc.date.available 2023-07-12T22:57:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Lesson study pt_BR
dc.subject Professores de matemática - lesson study pt_BR
dc.subject Lesson study - materiais concretos pt_BR
dc.subject Estágio curricular supervisionado pt_BR
dc.subject Materiais concretos pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Lesson study pt_BR
dc.subject Math teachers - lesson study pt_BR
dc.subject Lesson study - concrete materials pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Concrete materials pt_BR
dc.subject Matemáticas pt_BR
dc.subject Estudio de la lección pt_BR
dc.subject Profesores de matemáticas - estudio de lecciones pt_BR
dc.subject Estudio de la lección - materiales de hormigón pt_BR
dc.subject Pasantía supervisada pt_BR
dc.subject Materiales de concreto pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Julia Leite da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Initial training of mathematics teachers in the lesson study process: an experience of supervised curricular internship with the help of concrete materials. pt_BR
dc.title.alternative Formación inicial de profesores de matemáticas en el proceso de estudio de lecciones: una experiencia de pasantía curricular supervisada con ayuda de materiales concretos. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Julia Leite da. Formação inicial de professores de matemática em processo de lesson study: uma experiência do estágio curricular supervisionado com auxílio de materiais concretos. 2023. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo describe una experiencia vivida en la Práctica Curricular Supervisada utilizando el Lesson Study (LS), que es visto como un proceso de desarrollo profesional para profesores que tiene como objetivo fomentar el trabajo colaborativo y los procesos de reflexión. El LS se compone básicamente de tres/cuatro etapas que son: la planificación de la lección, la ejecución y observación de la lección, y la reflexión posterior a la clase y, en algunos casos, la aplicación de esta clase de post-reflexión. El objetivo principal es analizar las contribuciones que LS puede ofrecer a la formación inicial de profesores de matemáticas a través de una clase de Prácticas Curriculares Supervisadas con el uso de materiales concretos. La metodología de investigación es de naturaleza cualitativa e interpretativa. Los resultados obtenidos señalamos algunos puntos que se pueden considerar para mejorar la clase, también destacamos los necesita tener más tiempo para que la planificación sea más elaborada y detallada. Por lo tanto, es notable que de hecho, LS contribuye a la formación inicial de los docentes, trayendo momentos críticos y reflexivos, y en le permite comprender las necesidades de está en constante evolución, especialmente en los métodos de enseñanza. Principalmente en la reflexión posterior a la clase a través de la retroalimentación de los observadores y de la propia mediadora de la clase, buscando siempre mejorar en relación a los errores y aciertos. Creemos que se logró el objetivo de la clase, ya que la mayoría de los clase fue capaz de comprender el contenido estudiado, y el uso de materiales concretos también contribuyó a la comprensión, además de haber despertado el interés y la atención de los alumnos en clase. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta