DSpace/Manakin Repository

Ensino de geografia e educação inclusiva, desafios e limitações: caso da Escola Municipal José Gustavo Pinheiro Torres, Umari-CE.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.referee2 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.description.resumo Sabemos que nos dias atuais é de fundamental importância à inclusão de pessoas com deficiência e limitações no cotidiano escolar, garantido condições para seu acesso, permanência e participação na construção do conhecimento, tendo em vista que é um público que tem crescido sem precedentes. Muito embora, vemos grandes dificuldades na materialização da educação inclusiva em grande parte das instituições de ensino. Tudo isso, pode ser atribuído a grande diversidade e heterogeneidade do território nacional, podendo se apresentar como um fator limitante para o avanço das políticas de educação de forma linear em todas as regiões. Porém é necessário ultrapassar todas as barreiras tendo em vista que a educação é um direito de todos. Neste trabalho temos como objetivo geral, analisar os desafios e limitações enfrentadas pelo ensino de geografia na perspectiva da educação inclusiva na EEF José Gustavo Pinheiro Torres. Para tanto nos utilizamos da pesquisa de campo, documental e bibliográfica, como procedimento metodológico em busca de alcançar os objetivos propostos. Sabemos que para a educação ser efetiva são necessários vários esforços como: introdução de políticas que venham dar suporte as instituições, adequação dos espaços, introdução recursos, para o desenvolvimento de metodologias, e contribuições na formação profissional para que eles atendam todas as particularidades de uma sala de aula. Diante disso, nos propomos a analisar os desafios e limitações que o ensino de Geografia tem enfrentado na perspectiva da inclusão. Tendo o pressuposto que grande número de indivíduos que necessitam de um suporte maior, devido suas condições físicas, mentais e sociais. Tendo como partida, que o tema da educação inclusiva é muito discutido, nos despertou o interesse de averiguar a sua materialização nas instituições de ensino, no caso, á EEF José Gustavo Pinheiro Torres. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Ensino de geografia e educação inclusiva, desafios e limitações: caso da Escola Municipal José Gustavo Pinheiro Torres, Umari-CE. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-19
dc.description.abstract We know that nowadays it is of fundamental importance to include people with disabilities and limitations in everyday school life, guaranteed conditions for their access, permanence and participation in the construction of knowledge, considering that this is an audience that has occurred without precedent. Although, we see great difficulties in materializing inclusive education in most educational institutions. All this can be attributed to the great diversity and heterogeneity of the national territory, which may be a limiting factor for the advancement of education policies in a linear way in all regions. However, it is necessary to overcome all barriers, considering that education is everyone's right. In this work, we have as a general objective, to analyze the challenges and restrictions faced by the teaching of geography in the perspective of inclusive education at EEF José Gustavo Pinheiro Torres. For that, we used field, documentary and bibliographical research as a methodological procedure in search of achieving the proposed objectives. We know that for education to be effective, several efforts are necessary, such as: the introduction of policies that support institutions, the intuition of spaces, the introduction of resources for the development of methodologies, and contributions to professional training so that they meet all the particularities of an classroom. Given this, we propose to analyze the challenges and limitations that Geography teaching has faced from the perspective of inclusion. Having predicted that a large number of individuals who lived on a larger support, due to their physical, psychological and social conditions. Taking as a starting point, that the theme of inclusive education is much discussed, we were interested in investigating its materialization in educational institutions, in this case, at EEF José Gustavo Pinheiro Torres. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30829
dc.date.accessioned 2023-07-13T12:14:03Z
dc.date.available 2023-07-13
dc.date.available 2023-07-13T12:14:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Materialização pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Materialization pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Escola Municipal José Gustavo Pinheiro Torres - Umari - CE pt_BR
dc.subject Umari - CE - educação inclusiva pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARMO, Ricardo Silva do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching of Geography and Inclusive Education, challenges and limitations: case from José Gustavo Pinheiro Torres Municipal School, Umari-CE. pt_BR
dc.identifier.citation CARMO, Ricardo Silva do. Ensino de Geografia e Educação Inclusiva, desafios e limitações: caso da Escola Municipal José Gustavo Pinheiro Torres, Umari-CE. 2023. 41f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta