DSpace/Manakin Repository

Transição da física clássica para a física moderna: uma análise sobre as grandezas de espaço, tempo e massa no 3º ano do ensino médio em Bonito de Santa Fé/PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, W. A pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4856365138688094 Endereço pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, João Maria da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2100265406387770 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROCHA, Diego Marceli.
dc.contributor.referee2 SOUSA JÚNIOR, Altemar Lobão de.
dc.description.resumo O presente trabalho busca discutir as concepções dos discentes do terceiro ano do ensino médio em uma Escola Cidadã Integral Técnica na cidade de Bonito de Santa Fé/PB no que se refere aos tópicos de espaço, tempo e massa na visão tanto da Mecânica Clássica quanto da Relatividade Restrita. As concepções a que nos referimos acima constituem o objeto central deste trabalho e foram levantadas por meio da aplicação de uma sequência didática tomando como base a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A sequência foi elaborada tendo em vista o contexto educacional em que se faz importante a inserção de tópicos de Física Moderna no ensino médio. Durante a execução do trabalho foi realizado uma pesquisa-ação com a finalidade de avaliar a relevância de determinadas estratégias pedagógicas onde se discute não apenas a ciência, mas também o processo de construção do conhecimento científico referente à Física Moderna. A partir da análise histórica e das definições das grandezas trabalhadas, destacamos alguns momentos nos quais foram considerados como os mais relevantes dentro da ruptura da Física Clássica para a Física Moderna abordados em sala de aula. Tais momentos abordam as transformações envolvendo espaço e tempo (ambos considerados como grandezas absolutas) por Galileu e Newton, incoerência da relatividade de Galileu para a luz e os fenômenos eletromagnéticos, os problemas que a Física Clássica não conseguia responder, os postulados da Relatividade de Einstein com o espaço e tempo relativo (iniciando assim a chamada Física Moderna) e, por fim, a equivalência Massa-Energia. Para a coleta dos dados foram utilizados testes iniciais e finais, a partir dos quais as análises mostraram um aumento significativo no número de estudantes que passaram a reconhecer as definições de espaço, tempo e massa na visão clássica e relativística e descrevê-las corretamente como um resultado da ação deste trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Transição da física clássica para a física moderna: uma análise sobre as grandezas de espaço, tempo e massa no 3º ano do ensino médio em Bonito de Santa Fé/PB. pt_BR
dc.date.issued 2022-06-20
dc.description.abstract The present work seeks to discuss the conceptions of the students from third year of high school in a Technical Integral Citizen School in the city of Bonito de Santa Fé/PB regarding the topics of space, time and mass in the view of both Classical Mechanics and Special Relativity. The concepts referred above constitute the central object of this work and were raised through the application of a didactic sequence based on David Ausubel's theory of meaningful learning. The sequence was elaborated by considering the educational context in which the insertion of Modern Physics topics in high school is important. During the execution of the work, an action research was carried out with the purpose of evaluating the relevance of certain pedagogical strategies where not only science is discussed, but also the process of construction of scientific knowledge referring to Modern Physics. Based on the historical analysis and the definitions of the worked quantities, we highlight some moments that were considered as the most relevant within the rupture of Classical Physics to Modern Physics addressed in the classroom. Such moments address the transformations involving space and time (both considered as absolute quantities) by Galileu and Newton, the coherence of Galileu's relativity for light and electromagnetic phenomena, the problems that Classical Physics could not answer, the postulates of Einstein's Relativity with relative space and time (thus initiating the so-called Modern Physics) and, finally, Mass-Energy equivalence. For data collection, initial and final tests were used, from which the analyzes showed a significant increase in the number of students who started to recognize the definitions of space, time and mass in the classical and relativistic view and describe them correctly as a result of the action of this work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30835
dc.date.accessioned 2023-07-13T13:11:18Z
dc.date.available 2023-07-13
dc.date.available 2023-07-13T13:11:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Física moderna - ensino médio pt_BR
dc.subject Escola Cidadã Integral Técnica – Bonito de Santa Fé - Paraíba pt_BR
dc.subject Física clássica pt_BR
dc.subject Transição - física clássica- física moderna pt_BR
dc.subject Análise de grandezas pt_BR
dc.subject Tempo - Física pt_BR
dc.subject Espaço - Físca pt_BR
dc.subject Massa - Física pt_BR
dc.subject Modern physics - high school pt_BR
dc.subject Full Technical Citizen School – Bonito de Santa Fé - Paraíba pt_BR
dc.subject Classical physics pt_BR
dc.subject Transition - classical physics - modern physics pt_BR
dc.subject Quantities analysis pt_BR
dc.subject Time pt_BR
dc.subject Space pt_BR
dc.subject Mass pt_BR
dc.subject Bonito de Santa Fé - PB - ensino de Física pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Waliff Arruda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Transition from classical physics to modern physics: an analysis of the quantities of space, time and mass in the 3rd year of high school in Bonito from Santa Fe/PB. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Waliff Arruda. Transição da física clássica para a física moderna: uma análise sobre as grandezas de espaço, tempo e massa no 3° ano do ensino médio em Bonito de Santa Fé/PB. 2023. 82f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta