DSpace/Manakin Repository

Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da Covid-19.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. L. de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAUSO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.description.resumo A pandemia da Covid-19 trouxe diversos desafios para a educação, sendo importante ressaltar o papel do professor e sua metodologia de ensino remoto. O referido trabalho disserta sobre a educação em tempos de pandemia da covid-19, desafios enfrentados pelo professor da educação infantil em vários aspectos. O objetivo geral da pesquisa compreender as dificuldades enfrentadas pelo professor de educação infantil na pandemia da Covid-19, no município de Santa Helena-Paraíba, na escola municipal de educação infantil. Os objetivos específicos são: 1) Pesquisar sobre o histórico da pandemia da Covid-19; 2) Identificar os principais desafios enfrentados pelo professor na pandemia da Covid-19; 3) Observar as metodologias e estratégias utilizadas pelo professor no período de pandemia da Covid-19. O referencial teórico aborda primeiramente um breve histórico da pandemia da Covid-19, a partir de um estudo bibliográfico, apresentará, em seguida, os desafios enfrentados pelos professores e as metodologias usadas por eles em tempo de pandemia e ensino remoto e o uso das tecnologias. Nesta pesquisa, a coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista semiestruturada. Conforme os dados coletados optei pela abordagem qualitativa. Assim sendo o professor enfrentou sérios problemas neste periodo da pandemia, desde a falta de comunicação com os alunos, falta de formação para utilizar as ferramentas digitais, acesso a internet, falta de recursos, dentre outras dificuldades. Isso gerou um prejuizo escolar para os alunos que não conseguiram assistir aulas no periodo da pandemia do Covid-19. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da Covid-19. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract The Covid-19 pandemic brought several challenges to education, and it is important to highlight the role of the teacher and his remote teaching methodology. The present work will discuss education in times of the covid-19 pandemic, challenges faced by the early childhood education teacher in various aspects. The general objective of the research is to understand the difficulties faced by the kindergarten teacher in the Covid-19 pandemic, in the municipality of Santa Helena-Paraíba, in the municipal school of early childhood education. The specific objectives are: 1) Research on the history of the Covid-19 pandemic; 2) Identify the main challenges faced by the teacher in the Covid-19 pandemic; 3) Observe the methodologies and strategies used by the teacher during the Covid-19 pandemic. The theoretical framework will first address a brief history of the Covid-19 pandemic from a bibliographical study, then present the challenges faced by teachers and the methodologies used by them in times of pandemic and remote teaching and the use of technologies. In this research, data collection will be done through a semi-structured interview. According to the data collected, I will opt for a qualitative approach, of a basic nature. Therefore, the teacher faced serious problems in this period of the pandemic, from lack of communication with students, lack of training to use digital tools, internet access, lack of resources. This generated a school loss for students who were unable to attend classes during the Covid-19 pandemic period. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30837
dc.date.accessioned 2023-07-13T14:15:04Z
dc.date.available 2023-07-13
dc.date.available 2023-07-13T14:15:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil-percurso histórico pt_BR
dc.subject Pandemia da COVID-19 pt_BR
dc.subject Formação docente- desafios pt_BR
dc.subject Formação de professor infantil pt_BR
dc.subject Early Childhood Education-Historical Path pt_BR
dc.subject COVID-19 pandemic pt_BR
dc.subject Teacher training - challenges pt_BR
dc.subject Children's teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Mariana Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Challenges Faced by Early Childhood Education Teachers in the Covid-19 Pandemic. pt_BR
dc.identifier.citation LOPES, Mariana Vieira. Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da covid-19. 2023. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta