dc.creator.ID |
QUEIROGA, A. T. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0624170446130471 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Verônica Macário de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, V. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
ELF, Patrick. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
ELF, P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2143847999212995 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
QUEIROGA, Adayanna Teberges Dantas. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERASSO, Marcos. |
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dc.description.resumo |
O objetivo geral desta dissertação foi analisar como os modelos de negócios da economia
circular podem contribuir para promover o comportamento de consumo sustentável do
consumidor. Para tanto, foi adotada uma abordagem sistemática que visa responder à pergunta
a modalidade de três artigos: O primeiro artigo descreveu como a produção acadêmica sobre as
temáticas economia circular e consumo sustentável estão relacionadas. Realizou-se, portanto,
um estudo bibliométrico, mediante a análise das publicações coletadas na base de dados da Web
of Science, no período de 2011 a 2022. Os resultados apontam que as publicações têm maior
representatividade no ano de 2021. E, que nem sempre o periódico com maior número de
publicações é o mais influente em número de citações. A área de concentração das publicações
esteve direcionada para os modelos de negócios, reuso, compras de segunda mão. Destacaramse
as práticas de compartilhamento, aluguel de roupas, e objetos subutilizados, que reconhece
a produção e o consumo como fatores essenciais para alcançar o desenvolvimento sustentável.
Partindo do pressuposto de que as temáticas economia circular e comportamento do consumidor
estão relacionadas, o segundo artigo se propôs a analisar como os modelos de negócios
circulares podem atuar como meio de promoção do comportamento sustentável do consumidor.
Buscou-se compreender as oportunidades e extensões que os elementos desses modelos de
negócios possuem para atuar como força positiva de transição para a economia circular, por
meio de um ensaio teórico. Assim, adotou-se o modelo de comportamento COM-B, que é
utilizado para reconhecer quais fatores precisam ser modificados para que haja uma intervenção
de mudança. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória da
literatura sobre a temática, a fim de propor um framework com os elementos que configuram
categorias de análise dos modelos de negócios circulares e que se relacionam com as dimensões
do modelo COM-B: capacidade (C), oportunidade (O) e motivação (M), que juntos anunciam o
comportamento resultante. A partir da revisão teórica, identificou-se três modelos de negócios
no que têm maior potencial para influenciar o comportamento do consumidor em
compartilhamento, produto como serviço e extensão do ciclo de vida. Por fim, o terceiro artigo
explorou como os modelos de negócios circulares podem atuar na mudança de comportamento
do consumidor, a partir da percepção dos gestores de negócios circulares e com base no
framework proposto no modelo COM-B. Para tanto, foram realizadas entrevistas
semiestruturadas, observação não-participante e análise documental, permitindo a triangulação
dos dados. Os resultados apontam que os fatores de interação presentes nos modelos circulares
investigados contribuem para estabelecer novos padrões comportamentais de consumo, isto
porque convida os consumidores a repensar suas atitudes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Economia circular e consumo sustentável: explorando relações entre os modelos de negócios e o comportamento do consumidor. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-03-23 |
|
dc.description.abstract |
The general objective of this dissertation was to analyze how the circular economy business
models can contribute to promote sustainable consumption behavior. To do so, a systematic
approach was applied that resulted in three articles. The first analyzed how academic production
on circular economy and sustainable consumption were related. A bibliometric study was
carried out, through the analysis of publications collected in the Web of Science database, in
the period from 2011 to 2022. The results indicate that the publications have greater
representation in the year 2021. Moreover, it became apparent that not always the journal with
greater number of publications is more influential in terms of number of citations. The area of
concentration of the publications was directed towards business models, reuse, second-hand
purchases. The practices of sharing, renting clothes, and underused objects stood out. The
second article proposed to analyze how circular business models can act as a means of
promoting sustainable consumer behavior. This makes it possible to understand the
opportunities and extensions that the elements of these business models have to act as a positive
force in the transition to a circular economy. Therefore, a qualitative and exploratory research
of the literature on the subject was carried out to propose a framework with such elements. After
reviewing the key literature discussing circular economy models, three business models were
chosen in the study that have the greatest potential to influence the consumer: sharing, product
as a service and lifecycle extension. Finally, the third article explored how circular business
models can act in changing consumer behavior, from the perception of managers and based on
the COM-B model. Data were collected through semi-structured interviews, non-participant
observation and documentary analysis of secondary data, allowing data triangulation. The
results indicate that the interaction factors present in the investigated circular models contribute
to establishing new behavioral patterns of consumption, because it invites consumers to rethink
their attitudes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30840 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-13T17:36:26Z |
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dc.date.available |
2023-07-13 |
|
dc.date.available |
2023-07-13T17:36:26Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Economia circular |
pt_BR |
dc.subject |
Consumo sustentável |
pt_BR |
dc.subject |
Modelos de negócios circulares |
pt_BR |
dc.subject |
Modelos de negócios |
pt_BR |
dc.subject |
Mudança de comportamento do consumidor |
pt_BR |
dc.subject |
Circular economy |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable consumption |
pt_BR |
dc.subject |
Circular business templates |
pt_BR |
dc.subject |
Business models |
pt_BR |
dc.subject |
Changing consumer behavior |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUEIROGA, Adayanna Teberges Dantas. Queiroga |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CNPq |
pt_BR |
dc.relation |
Capes |
pt_BR |
dc.relation |
Fapesq |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Adayanna Teberges. Economia circular e consumo sustentável: explorando relações entre os modelos de negócios e o comportamento do consumidor. 2023. 110f Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |