DSpace/Manakin Repository

Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5575750353422229 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PENHA, Elizandra Silva da.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7550484144185158 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA FILHO, Abrahão Alves de.
dc.contributor.referee2 COSTA, Luciana Ellen Dantas.
dc.description.resumo As minorias sexuais e de gênero, conhecidas como comunidade LGBTQIAPN+, é o termo que se refere ao grupo social cuja identidade de gênero, orientação ou prática sexual diferem da maioria da sociedade que vivem. Nesse contexto, o cirurgião-dentista precisa reconhecer a heterogeneidade deste grupo para oferecer um serviço odontológico de qualidade, de forma que transmita confiança e ofereça assistência adequada, constatando-se o papel indispensável do ensino de diversidade sexual e de gênero nos cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Esse estudo apresenta-se como uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa, com amostra constituída pelos planos pedagógicos dos cursos de Odontologia das IES públicas de todo o país, cujo objetivo foi avaliar componentes curriculares que abordam a temática da atenção à saúde a partir das minorias sexuais e de gênero, nos cursos de odontologia de IES públicas do Brasil. Os resultados mostraram que, em 2022, existiam cinquenta e sete IES ofertando cursos de odontologia no Brasil, sendo a maior parte no sudeste e nordeste. Apenas cinco IES, nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, ofertam disciplina que aborde temas e conteúdos relacionados à saúde de minorais sexuais e de gênero, sendo a distribuição similar para disciplinas optativas e obrigatórias, com carga horária variando de 30h a 60h, em sua maioria no 3o semestre de graduação. Observou-se, portanto, que esse tema ainda é pouco abordado nas universidades públicas, demonstrando a necessidade de repensar os planos pedagógicos dos cursos de odontologia, buscando promover a inclusão e acolhimento dessa comunidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Odontologia. pt_BR
dc.title Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2023-05-24
dc.description.abstract Sexual and gender minorities, known as the LGBTQIAPN+ community, is the term that refers to the social group whose gender identity, sexual orientation or practice differs from that of the majority of the society in which they live. In this context, the dental surgeon needs to recognize the heterogeneity of this group in order to offer a quality dental service, in a way that conveys confidence and offers adequate assistance, verifying the indispensable role of teaching sexual and gender diversity in the dental courses of the Higher Education Institutions (HEI) of the country. This study presents itself as a cross-sectional research with a quantitative approach, with a sample consisting of the pedagogical plans of the dentistry courses of public HEIs from all over the country, whose objective was to evaluate curricular components that address the theme of health care from sexual and gender minorities in the dentistry courses of public HEIs in Brazil. The results showed that, in 2022, there were fifty-seven HEIs offering dentistry courses in Brazil, most of them in the southeast and northeast regions. Only five HEIs, in the Northeast, Southeast and South, offer subjects that address themes and content related to the health of sexual and gender minorities, with a similar distribution for optional and mandatory subjects, with course load varying from 30h to 60h, mostly in the 3rd semester of graduation. It was observed, therefore, that this theme is still little addressed in public universities, demonstrating the need to rethink the pedagogical plans of dental courses, seeking to promote the inclusion and welcoming of this community. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30844
dc.date.accessioned 2023-07-13T18:47:36Z
dc.date.available 2023-05-24
dc.date.available 2023-07-13T18:47:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Minorias sexuais e de gênero pt_BR
dc.subject Odontologia pt_BR
dc.subject Dentistry pt_BR
dc.subject Sexual and gender minorities pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Gênero e odontologia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODAS, Louise de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Attention to the health of sexual and gender minorities in courses on dentistry at public educational institutions in Brazil. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta