dc.creator.ID |
NEGROMONTE, E. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7485099196041900 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Verônica Macário de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, V. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CORREIA, S. É. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
COSTA-NASCIMENTO, Daniela Viegas da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
COSTA-NASCIMENTO, D. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1038780043239307 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo geral desta dissertação é explorar como os movimentos sociais e suas dimensões
contemporâneas (material, simbólica e política) se relacionam com a promoção do consumo
sustentável. Para isso, elaboraram-se três artigos. O artigo I descreveu a trajetória política e
estratégica sobre o consumo sustentável nas últimas duas décadas (2001-2022), através de um
estudo bibliométrico e recurso do software VOSViewer. Os resultados apontaram colaboração
de instituições europeias, integração de nações em desenvolvimento socioeconômico e o
progresso do consumo sustentável em consonância aos ODS. O artigo II relacionou as
dimensões dos movimentos sociais (material, simbólica e política) apresentadas por
Scherer-Warren (2013), com categorias de análise voltadas à promoção do consumo
sustentável. Demonstrou-se que a contemporaneidade de objetivos relacionam os movimentos
sociais e o consumo sustentável pela coletividade e transformações sociais, na busca de
melhoria da qualidade de vida sem prescindir os recursos ambientais. O artigo III analisou
como os movimentos sociais se relacionam com a promoção do consumo sustentável, a partir
da atuação das organizações Instituto Akatu, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
(IDEC) e Greenpeace Brasil, considerando as dimensões material, simbólica e política.
Através de um estudo de caso múltiplo, entrevistas semi-estruturadas e recurso do software
ATLAS.ti, os resultados apresentaram conformidades de ações em torno de áreas de consumo
cotidiano, atuando em eixos colaborativos, mecanismos materiais, integrações simbólicas e
participações sociopolíticas para alavancar responsabilidades sustentáveis, fortalecendo aos
consumidores compromissos por seus atos de consumo. Este trabalho justifica-se por estudar
as contribuições dos movimentos sociais como uma alternativa que pode auxiliar na
promoção do consumo sustentável, promovendo benefícios socioambientais. Compreender a
força das organizações da sociedade civil no contexto da sustentabilidade, envolve valorizar
novas formas de pensar e agir, considerando a promoção de ações que contemplem a
participação da sociedade na tomada de decisões ao consumo inclusivo e sustentável. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração. |
pt_BR |
dc.title |
Movimentos sociais e consumo sustentável: explorando as relações entre as dimensões material, simbólica e política e as ações de organizações sociais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-03-17 |
|
dc.description.abstract |
The overall objective of this dissertation is to explore how the contemporary dimensions of
social movements (material, symbolic and political) can help promote sustainable
consumption. As a result, three articles were prepared. Article I analyzed the political and
strategic trajectory of sustainable consumption in the last two decades (2001-2022) through a
bibliometric study using the VOSViewer software. The results identified the collaboration of
European institutions, cooperation between socio-economically developing nations, and the
progress of sustainable consumption aligned with the SDGs. Article II related the dimensions
of social movements (material, symbolic and political) presented by Scherer-Warren (2013),
with categorical analysis focused on the promotion of sustainable consumption. It was
displayed that contemporary objectives relate social movements and sustainable consumption
by the collectivity and social transformations, while searching to improve quality of life
without relinquishing environmental resources. Article III analyzed how social movements
relate to the promotion of sustainable consumption based on the actions of these organizations
Akatu Institute, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) and Greenpeace Brasil,
as they considered the material, symbolic and political dimensions. With the help of a
multiple case study, semi-structured interviews and the use of the ATLAS.ti software, the
results presented conformities of actions around areas of daily consumption, areas of
cooperation, material mechanisms, symbolic integrations and socio-political participations to
leverage sustainable responsibilities, strengthening consumers' commitments for their
consumption activities. This work is justified by studying the contributions of social
movements as an alternative that can help promote sustainable consumption, promoting
socio-environmental benefits. Nongovernment organizations in the context of sustainability
means to value new ways of thinking and acting, considering the promotion of actions that
contemplate the participation of society the decision process for inclusive and sustainable
consumption. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30852 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-14T13:21:58Z |
|
dc.date.available |
2023-07-14 |
|
dc.date.available |
2023-07-14T13:21:58Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Movimentos sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Consumo sustentável – dimensões sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Consumo inclusivo |
pt_BR |
dc.subject |
Ações de sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade social e ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento sustentável |
pt_BR |
dc.subject |
Tomada de decisões |
pt_BR |
dc.subject |
Social movements |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable consumption - social dimensions |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive consumption |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability actions |
pt_BR |
dc.subject |
Social and environmental responsibility |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable development |
pt_BR |
dc.subject |
Decision-making |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NEGROMONTE, Eridinaide Machado. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Social movements and sustainable consumption: exploring the relationships between the material, symbolic and political dimensions and the actions of social organizations. |
pt_BR |
dc.relation |
NIEGS |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NEGROMONTE, E. M. Movimentos sociais e consumo sustentável: explorando as relações entre as dimensões material, simbólica e política e as ações de organizações sociais. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |