Dépôt DSpace/Manakin

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: CONSEQUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 ALMEIDA
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7650445471765986 pt_BR
dc.contributor.referee1 Silva
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3139517272574044 pt_BR
dc.contributor.referee2 Oliveira
dc.contributor.referee2Lattes Lucas dos Santos pt_BR
dc.description.resumo RESUMO Durante a pandemia do COVID-19 houve consequências no processo de ensino e aprendizagem, sendo necessário estratégias para solucionar os danos causados nesse período. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias do processo ensino e aprendizagem adotadas nas instituições públicas e privadas no período remoto. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram utilizados os seguintes descritores: educação; pandemia; isolamento social e ensino e aprendizagem. Assim, foram identificados 6140 artigos, sendo esses submetidos aos critérios de inclusão (artigos científicos na integra disponíveis online, nacionais, somente trabalhos da área de Educação, com acesso gratuito, em língua portuguesa, publicados entre os anos de 2020 a 2022) e aos critérios de exclusão (estudos publicados como forma de teses, dissertações, monografias, livros, manuais, resumos em língua estrangeira e/ou internacionais), restando 14 artigos. Para elaboração dos resultados foram utilizadas as seguintes variáveis: ensino remoto, estudo de caso experimental, tecnologias digitais, relato de experiência, tecnologias da informática, manuseio de computadores e celulares, metodologias ativas, questionário, método websurvey e análise reflexiva. A pesquisa foi realizada nos meses de fevereiro à Abril de 2023. Foi verificado que as estratégias mais utilizadas no processo de ensino e aprendizagem foram o uso de tecnologias digitais por meio de metodologias ativas, como jogos lúdicos, celulares, computadores, plataformas digitais e uso da internet. O presente estudo constatou uma precarização do trabalho docente, o qual foi potencializado pela pandemia e fragilidades no ensino remoto as quais debilitaram o processo de aprendizagem de muitos educandos, com relação as dificuldades nas condições de acesso à internet, a falta de interação escolar e o despreparo dos pais/responsáveis. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: CONSEQUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-15
dc.description.abstract During the COVID-19 pandemic, there were consequences in the teaching and learning process, requiring strategies to solve the damage caused during this period. Thus, the research aimed to identify the teaching-learning process strategies adopted in public and private institutions in the remote period. This is an integrative literature review. The following descriptors were used: education; pandemic; Social Isolation and Teaching Learning. Thus, 6140 articles were identified, which were submitted to the inclusion criteria (scientific articles in their entirety available online, national, only works in the area of Education, with free access, in Portuguese, published between the years 2020 to 2022) and to the exclusion criteria (studies published as theses, dissertations, monographs, books, manuals, abstracts in a foreign language and/or internationally), leaving 14 articles. To elaborate the results, the following variables were used: remote teaching, experimental case study, digital technologies, experience report, computer technologies, handling computers and cell phones, active methodologies, questionnaire, websurvey method and reflective analysis. The survey was carried out from February to April 2023. It was found that the most used strategies in the teaching-learning process were the use of digital technologies through active methodologies, such as playful games, cell phones, computers, digital platforms and internet use. The present study found a precariousness of teaching work, which was enhanced by the pandemic and weaknesses in remote teaching, which weakened the learning process of many students, regarding the difficulties in accessing the internet, the lack of school interaction and the unpreparedness of parents/guardians. Keywords: Education. Pandemic. Social isolation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30854
dc.date.accessioned 2023-07-14T16:09:59Z
dc.date.available 2023-06-15
dc.date.available 2023-07-14T16:09:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação. pt_BR
dc.subject Pandemia. pt_BR
dc.subject Isolamento Social pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Pandemic pt_BR
dc.subject Social isolation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator Araújo, Victoria Regia Fernandes
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative EDUCATION IN TIMES OF CRISIS: CONSEQUENCES IN THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte