dc.contributor.advisor1 |
ALMEIDA |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7650445471765986 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
Silva |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3139517272574044 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
Oliveira |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
Lucas dos Santos |
pt_BR |
dc.description.resumo |
RESUMO
Durante a pandemia do COVID-19 houve consequências no processo de ensino e
aprendizagem, sendo necessário estratégias para solucionar os danos causados nesse período.
Desse modo, a pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias do processo ensino e
aprendizagem adotadas nas instituições públicas e privadas no período remoto. Trata-se de uma
revisão integrativa da literatura. Foram utilizados os seguintes descritores: educação; pandemia;
isolamento social e ensino e aprendizagem. Assim, foram identificados 6140 artigos, sendo
esses submetidos aos critérios de inclusão (artigos científicos na integra disponíveis online,
nacionais, somente trabalhos da área de Educação, com acesso gratuito, em língua portuguesa,
publicados entre os anos de 2020 a 2022) e aos critérios de exclusão (estudos publicados como
forma de teses, dissertações, monografias, livros, manuais, resumos em língua estrangeira e/ou
internacionais), restando 14 artigos. Para elaboração dos resultados foram utilizadas as
seguintes variáveis: ensino remoto, estudo de caso experimental, tecnologias digitais, relato de
experiência, tecnologias da informática, manuseio de computadores e celulares, metodologias
ativas, questionário, método websurvey e análise reflexiva. A pesquisa foi realizada nos meses
de fevereiro à Abril de 2023. Foi verificado que as estratégias mais utilizadas no processo de
ensino e aprendizagem foram o uso de tecnologias digitais por meio de metodologias ativas,
como jogos lúdicos, celulares, computadores, plataformas digitais e uso da internet. O presente
estudo constatou uma precarização do trabalho docente, o qual foi potencializado pela
pandemia e fragilidades no ensino remoto as quais debilitaram o processo de aprendizagem de
muitos educandos, com relação as dificuldades nas condições de acesso à internet, a falta de
interação escolar e o despreparo dos pais/responsáveis. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: CONSEQUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-15 |
|
dc.description.abstract |
During the COVID-19 pandemic, there were consequences in the teaching and learning process,
requiring strategies to solve the damage caused during this period. Thus, the research aimed to
identify the teaching-learning process strategies adopted in public and private institutions in the
remote period. This is an integrative literature review. The following descriptors were used:
education; pandemic; Social Isolation and Teaching Learning. Thus, 6140 articles were
identified, which were submitted to the inclusion criteria (scientific articles in their entirety
available online, national, only works in the area of Education, with free access, in Portuguese,
published between the years 2020 to 2022) and to the exclusion criteria (studies published as
theses, dissertations, monographs, books, manuals, abstracts in a foreign language and/or
internationally), leaving 14 articles. To elaborate the results, the following variables were used:
remote teaching, experimental case study, digital technologies, experience report, computer
technologies, handling computers and cell phones, active methodologies, questionnaire,
websurvey method and reflective analysis. The survey was carried out from February to April
2023. It was found that the most used strategies in the teaching-learning process were the use
of digital technologies through active methodologies, such as playful games, cell phones,
computers, digital platforms and internet use. The present study found a precariousness of
teaching work, which was enhanced by the pandemic and weaknesses in remote teaching, which
weakened the learning process of many students, regarding the difficulties in accessing the
internet, the lack of school interaction and the unpreparedness of parents/guardians.
Keywords: Education. Pandemic. Social isolation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30854 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-14T16:09:59Z |
|
dc.date.available |
2023-06-15 |
|
dc.date.available |
2023-07-14T16:09:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia. |
pt_BR |
dc.subject |
Isolamento Social |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Social isolation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
Araújo, Victoria Regia Fernandes |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
EDUCATION IN TIMES OF CRISIS: CONSEQUENCES IN THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING. |
pt_BR |