DSpace/Manakin Repository

A música e o cordel como recursos didáticos na abordagem do racismo no ensino de Sociologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. C. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, M. N. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6727443660180408 pt_BR
dc.contributor.referee1 FONSECA, Ivonildes da Silva.
dc.contributor.referee1ID FONSECA, I. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAGÃO, Patrícia Cristina de.
dc.contributor.referee2ID ARAGÃO, P. C. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2023.dissertacao.silva
dc.description.resumo Sabe-se que o racismo no Brasil se caracteriza como um problema social ainda muito latente no cotidiano de sua população. Esse problema social se expressa de muitas formas adquirindo, assim, contornos que podem defini-lo como estruturais, ou seja, uma questão que se agregou a cultura e tem sido combatida por meio de esclarecimentos e conscientização. Uma das expressões mais cruéis dos racismos compreende a evasão escolar. Estima-se que em um número de 10 alunos evadidos 7 são negros. Isso tem sido preocupante, visto que a educação é o principal veículo de ascensão social no Brasil. Dessa forma, entende-se assim, que 70 por cento da juventude negra perde esse mecanismo de melhoria de vida, o que agrava ainda mais as cicatrizes históricas da desigualdade social causada por questões raciais. Neste trabalho, discute-se o papel do professor de Sociologia como um agente promotor de debates e discussões no meio escolar voltado para a conscientização e esclarecimentos sobre o racismo no Brasil, assim como responsável por desenvolver metodologias de ensino que oportunizem a discussão sobre as questões raciais brasileiras. Para isso, foi feita uma intervenção pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Joffily, localizada no município de Esperança/PB, em que abordou a questão do racismo por meio da análise em sala de aula de músicas dos Racionais MC’s e de cordéis. Nesse sentido, nossa pesquisa caracteriza-se por ser uma pesquisa-ação de caráter qualitativo e exploratório compreendendo em sua base teórica, também, uma pesquisa bibliográfica. Esta pesquisa foi fundamentada nos conceitos e pressupostos de Fernandes (1988) e Almeida (2019), sobre a constituição do racismo no Brasil, assim como pelos trabalhos de Gil (2019), Richardson (2019), Zikmunds (2000) e Sá e Lemos (2017), acerca dos métodos de pesquisa na área de sociologia. Como resultado importante deste trabalho percebe-se que a pesquisa-ação realizada por meio, também, da intervenção pedagógica em uma turma de EJA, suscitou nos alunos a identificação com os contextos socais apresentados nas músicas dos Racionais MC’s e a literatura de cordel, na discussão sobre o racismo e seus aspectos, assim como na compreensão do conceito sociológico do racismo estrutural. Por fim, entende-se que este trabalho apresenta importante contribuição para os debates sobre a educação antirracista, assim como para a discussão sobre as estratégias pedagógicas no ensino de sociologia e na inserção de conceitos sociais importantes em sala de aula, sobretudo em turmas de EJA. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title A música e o cordel como recursos didáticos na abordagem do racismo no ensino de Sociologia. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-20
dc.description.abstract It is known that racism in Brazil is characterized as a social problem that is still very latent in the daily life of its population. This social problem is expressed in many ways, thus acquiring contours that can define it as structural, that is, an issue that has been added to culture and has been fought through clarification and awareness. One of the cruelest expressions of racism comprises school evasion. It is estimated that out of 10 students who dropped out, 7 are black. This has been worrying given that education is the main vehicle for social ascension in Brazil. Thus, it is understood that 70 percent of black youth lose this life improvement mechanism, which further aggravates the historical scars of social inequality caused by racial issues. In this work, the role of the sociology teacher is discussed as an agent promoting debates and discussions in the school environment aimed at raising awareness and clarification about racism in Brazil, as well as being responsible for developing teaching methodologies that provide opportunities for discussion on issues Brazilian races. For this, a pedagogical intervention was carried out at the State Elementary and Middle School Irineu Joffily, located in the municipality of Esperança/PB, in which the issue of racism was addressed through the analysis in the classroom of songs by Racionais MC's and strings . In this sense, our research is characterized by being an action-research of a qualitative and exploratory nature, including in its theoretical basis, also, a bibliographical research. This research was based on the concepts and assumptions of Fernandes (1988) and Almeida (2019), on the constitution of racism in Brazil, as well as the works of Gil (2019), Richardson (2019), Zikmunds (2000) and Sá e Lemos (2017), about research methods in the area of sociology. As important results of this work, it is noticed that the action research carried out through, also, the pedagogical intervention in an EJA class, raised in the students the identification with the social contexts presented in the songs of the Racionais MC's and the cordel literature, in the discussion about racism and its aspects, as well as in the understanding of the sociological concept of structural racism. Finally, it is understood that this work presents an important contribution to the debates on anti-racist education, as well as to the discussion about pedagogical strategies in sociology teaching and the insertion of important social concepts in the classroom, especially in EJA classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30858
dc.date.accessioned 2023-07-14T18:08:28Z
dc.date.available 2023-07-14
dc.date.available 2023-07-14T18:08:28Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia – Ensino Médio pt_BR
dc.subject Música e ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Literatura de cordel e ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Racismo e ensino de Sociologia. pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Recursos didáticos – música e literatura de cordel pt_BR
dc.subject Teaching Sociology – High School pt_BR
dc.subject Music and Sociology teaching pt_BR
dc.subject Cordel literature and sociology teaching pt_BR
dc.subject Racism and Sociology teaching pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Didactic resources – music and cordel literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Júlio César Ferreira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Music and Cordel as didactic resources in approaching racism in Sociology teaching. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Júlio Cesar Ferreira da. A música e o cordel como recursos didáticos na abordagem do racismo no ensino de Sociologia. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30858 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta