DSpace/Manakin Repository

A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940.

Mostrar registro simples

dcterms.title The Magazine A Cena Muda and educational practices about the body – 1940.
dc.creator.ID MELO, N. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4266086604765806 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENESES, Joedna Reis de.
dc.contributor.advisor1ID MENESES, J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9425453622434049 pt_BR
dc.contributor.referee1 CIPRIANO, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.description.resumo Esta dissertação tem como principal objetivo analisar como a mídia funcionou/funciona enquanto uma ferramenta produtora de práticas educativas sobre o corpo por meio da revista A Cena Muda durante a década de 1940, sobretudo, na vida das mulheres e em seus corpos mediante abordagens em torno do cinema e da vida particular dos atores e atrizes. Também busca compreender historicamente como a mídia conseguiu desenvolver esse papel educativo na vida daqueles e daquelas que a consumiram; visa ainda abordar a influência que esse veículo de comunicação teve no Brasil, sobretudo, com aspectos da cultura estadunidense e analisar como os padrões de corpo – feminino masculino e familiar – foram determinados (e determinantes) por meio das imagens e artigos das edições da revista. A Cena Muda (1921-1955) divulgou no Brasil normas e padrões de conduta, de gestos e de corpos daquilo que é tido como beleza e moda, mediante uma temática em torno do cinema e da vida pessoal dos atores e atrizes que atuavam nos filmes americanos. Portanto, um instrumento midiático, como é o caso da revista, possui o poder de divulgar e fazer circular esses padrões na sociedade, possibilitando a criação de uma estética comportamental, ou seja, através de seus discursos exerce práticas educativas em um contexto – 1940 – em que os Estados Unidos já influenciavam a cultura brasileira desde a “política de boa vizinhança” e o “american way of life”, que ganhou espaço desde a Era Vargas (1930-1945). O modo de se vestir, de se comportar e de se relacionar faziam parte dos discursos presentes nas revistas, por isso, utilizaremos alguns autores para identificar tais aspectos disciplinares como: Michel Foucault, Guacira Lopes Louro, Boris Kossoy, Michel de Certeau e outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940. pt_BR
dc.advisor1
dc.date.issued 2023-03-31
dc.description.abstract The main objective of this dissertation is to analyze how the media worked/works as a tool to produce educational practices about the body through the magazine A Cena Muda during the 1940s, especially in the lives of women and their bodies, but also in the male and family body, through approaches around cinema and the private life of actors and actresses. It also seeks to historically understand how the media managed to develop this educational role in the lives of those who consumed it; It also aims to address the influence that this communication vehicle had in Brazil, especially with aspects of American culture and to analyze how body standards were determined (and determinant) through images and articles in the magazine's editions. A Cena Muda (1921-1955) disseminated in Brazil norms and standards of conduct, gestures and bodies that are considered beauty and fashion, through a theme around cinema and the personal lives of the actors and actresses who acted in the films. Americans. Therefore, a media instrument, such as the magazine, has the power to disseminate and make these circular patterns in society, allowing the creation of a behavioral aesthetic, that is, through its speeches it exercises educational practices in a context – 1940 – in which the United States has already influenced Brazilian culture since the “good neighbor policy” and the “American way of life”, which gained space since the Vargas Era (1930-1945). The way of dressing, behaving and relating was part of the discourses presented in the magazines, so we used some authors to identify such disciplinary aspects as: Michel Foucault, Guacira Lopes Louro, Boris Kossoy, Michel de Certeau and others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30878
dc.date.accessioned 2023-07-17T19:40:28Z
dc.date.available 2023-07-17
dc.date.available 2023-07-17T19:40:28Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Fotografia pt_BR
dc.subject Revista A Cena Muda pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Corpo pt_BR
dc.subject Photography pt_BR
dc.subject The scene changes pt_BR
dc.subject Movie theater pt_BR
dc.subject Body pt_BR
dc.subject La escena cambia pt_BR
dc.subject Cine pt_BR
dc.subject Cuerpo pt_BR
dc.subject La photographie pt_BR
dc.subject La scène change pt_BR
dc.subject Corps pt_BR
dc.subject A Cena Muda - revista pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Natália Correia de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Natália Correia de. A Revista A Cena Muda e as práticas educativas sobre o corpo – 1940. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta