DSpace/Manakin Repository

Novo Ensino Médio na Paraíba: a perspectiva de estudantes e professores de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, M. C. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5429110043434680 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. H. C. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1562460183286851 pt_BR
dc.contributor.referee1 WALTER, Luciana Siqueira.
dc.contributor.referee1ID WALTER, L. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.costa
dc.description.resumo O Novo Ensino Médio é proveniente da Lei 13.415/17, que faz uma nova organização curricular, flexibilizando o currículo com o objetivo anunciado de atender aos interesses dos estudantes, e instituindo o ensino médio em tempo integral. Anteriormente à reforma do ensino médio, a Paraíba já implantava uma nova organização curricular, com o ensino em tempo integral. Modelo criado com o apoio do Instituto de Corresponsabilidade Educacional (ICE), voltado para atender às demandas do mercado de trabalho. A ECIT já apresentava redução da carga horária para as disciplinas da formação geral básica, implementação da base diversificada e base técnica no currículo de ensino médio, e o ensino em tempo integral.Freitas e Laval já identificavam a conduta neoliberal presente na educação brasileira. A presente pesquisa objetiva compreender a perspectiva dos estudantes e professores das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas com a implementação do Novo Ensino Médio na Paraíba. Para identificar a perspectiva dos professores, foi realizado um grupo focal com 11 professores de Ciências Humanas da rede estadual de ensino da Paraíba, com duração de 3 horas. Já com os estudantes, foi realizado um questionário online, e foram coletadas 222 respostas de alunos que estão cursando o ensino médio nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba. Os professores demonstram insatisfação com o modelo, reforçam o caráter impositivo das ECITs e lamentam a formação insuficiente que receberam para compreender as mudanças curriculares. Entre os resultados é possível destacar, quando os estudantes foram perguntados sobre disciplinas que poderiam ter carga horária reduzida ou ser eliminadas, entre as 221 respostas, os estudantes puderam escolher mais de uma alternativa, e 67 (30,3%) discentes indicaram Projeto de vida, 60 (27,1%) optaram por Eletiva, 50 (22,6%) indicaram Avaliação semanal, 36 (16,3%) escolheram Pós-médio e 26 (11,8%), optaram pelas disciplinas empreendedoras. Foi questionado aos estudantes, qual seria a carga horária adequada a formação deles, de acordo com a realidade de cada um, e 63 (28,4%) consideram 6 horas, seguidos de 61 (27,5%) que consideram 5 horas ou menos. Contudo, faz-se necessário debater a proposta, considerando as perspectivas do público que vivencia as mudanças. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title Novo Ensino Médio na Paraíba: a perspectiva de estudantes e professores de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-30
dc.description.abstract The New High School Education stems from Law 13,415/17, which introduces a new curriculum structure, flexibilizing the curriculum with the stated objective of meeting students' interests and implementing full-time high school education. Prior to the high school reform, Paraíba was already implementing a new curriculum structure with full-time education. This model was created by a private institute, aimed at meeting the demands of the job market. The ECIT (Integrated Technical Education Center) already featured a reduction in workload for general basic education subjects, implementation of a diversified and technical base in the high school curriculum, and full-time education. The present research aims to understand the perspective of students and teachers in the Integrated Technical Citizen Schools regarding the implementation of the New High School Education in Paraíba. To identify the teachers' perspective, a focus group was conducted with 11 Humanities teachers from the state education system in Paraíba, lasting for 3 hours. As for the students, an online questionnaire was administered, and 222 responses were collected from students currently enrolled in high school at the Integrated Technical Citizen Schools in Paraíba. The teachers express dissatisfaction with the model, highlighting the imposition of the Integrated Technical Citizen Schools (ECITs) and lamenting the inadequate training they received to understand the curricular changes. Among the results, it is worth noting that when students were asked about subjects that could have reduced or eliminated workload, out of 221 responses, students could choose more than one option. 67 (30.3%) students indicated "Life Project," 60 (27.1%) chose "Elective," 50 (22.6%) indicated "Weekly Assessment," 36 (16.3%) opted for "Post-High School," and 26 (11.8%) chose "Entrepreneurship subjects." Students were asked what would be the appropriate workload for their education, according to their individual reality, and 63 (28.4%) consider 6 hours, followed by 61 (27.5%) who consider 5 hours or less. However, it is necessary to debate the proposal, considering the perspectives of the public that experiences the changes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30880
dc.date.accessioned 2023-07-17T20:24:59Z
dc.date.available 2023-07-17
dc.date.available 2023-07-17T20:24:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Novo Ensino Médio - Paraíba pt_BR
dc.subject Escolas Cidadãs Integrais Técnicas - Paraíba pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Neoliberalismo educacional pt_BR
dc.subject Educação de tempo integral pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Lei 13.415/17 – ensino médio pt_BR
dc.subject Grupo focal pt_BR
dc.subject New High School - Paraíba pt_BR
dc.subject Technical Integral Citizen Schools - Paraíba pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Education policy pt_BR
dc.subject Educational neoliberalism pt_BR
dc.subject Full-time education pt_BR
dc.subject Resume pt_BR
dc.subject Law 13.415/17 – high school pt_BR
dc.subject Focus group pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Maria Clara Oliveira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative New Secondary Education in Paraíba: the perspective of students and teachers of Technical Integral Citizen Schools. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Maria Clara Oliveira da. Novo Ensino Médio na Paraíba: a perspectiva de estudantes e professores de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas. 2023. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30880 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta