Repositorio Dspace/Manakin

Sistema de computação em borda para controle preditivo de veículos autoguiados em redes sem fio sujeitas à degradação.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID OMENA, R. A. L. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6549291140653300 pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Perkusich, Angelo. pt_BR
dc.contributor.advisor2 SANTOS, Danilo Freire de Souza.
dc.contributor.advisor2ID SANTOS, DANILO F. S. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/9890987649970131 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Jaidilson Jó da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, J. J. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9247322786251981 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRITO, Alisson Vasconcelos de.
dc.contributor.referee2ID BRITO, A. V. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6321676636193625 pt_BR
dc.contributor.referee3 PEREIRA, Carlos Eduardo.
dc.contributor.referee3ID PEREIRA, C. E. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/7437115504621985 pt_BR
dc.contributor.referee4 VALADARES, Dalton Cézane Gomes.
dc.contributor.referee4ID VALADARES, D. C. G. pt_BR
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/2071137340853439 pt_BR
dc.description.resumo Os veículos autoguiados ou AGVs (Automated Guided Vehicles) são elementos essenciais para o transporte de materiais na indústria. No cenário da Indústria 4.0 e da Internet Indus- trial das Coisas, espera-se que a frota de AGVs esteja conectada e integrada ao sistema de gerenciamento da fábrica, sendo flexível e se adaptando às novas demandas. Os sistemas de controle de AGVs com navegação em rotas fixas podem não atender a esses requisitos. A computação na borda traz os recursos computacionais de nuvem para a borda da rede, por- tanto, estarão mais próximos dos usuários. Esses recursos podem ser acessados com rede de comunicação sem fio e assim aplicados em demandas industriais. Os AGVs podem se bene- ficiar disso ao transferir para o servidor de borda as atividades que demandam mais recursos computacionais. Entretanto, a rede sem fio no ambiente industrial está sujeita às degradações no sinal, que podem ser causadas por interferências, reflexões do sinal, efeitos de sombrea- mento, absorção das ondas eletromagnéticas, entre outros desafios. O AGV, como um robô móvel, pode atravessar áreas em que o sinal esteja degradado, podendo resultar em colisões e acidentes. Resultados de experimentos realizados sugerem que o Controle Preditivo baseado em Modelo (MPC - Model Predictive Control) executado no servidor de borda, aliado a uma estratégia de compensação de atrasos e perdas de pacotes implementada no robô, pode ser utilizado para mitigar essas degradações na rede de comunicação. Na sequência, uma arquitetura que inclui uma dupla camada de MPCs é proposta para o controle de múltiplos AGVs. A primeira camada, executada no servidor de borda, planeja a trajetória dos AGVs de modo global, prevenindo colisões dos AGVs com obstáculos fixos e entre si. No computador embarcado no AGV, o compensador utilizado nos experimentos anteriores dá lugar a outro MPC de rastreamento da trajetória, o qual deve receber do servidor de borda a trajetória do respectivo AGV e rastreá-la. Resultados de experimentos realizados em quatro cenários de validação indicam que, a partir da arquitetura proposta é possível conduzir os AGVs sem colisões, inclusive na ocorrência de atrasos e perdas de pacotes na rede de comunicação. Além disso, as atividades que demandam mais recursos computacionais são executadas no servidor de borda, de forma que o computador embarcado no AGV pode ser mais simples, reduzindo os custos e o consumo de bateria pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica. pt_BR
dc.subject.cnpq Sistemas de Computação. pt_BR
dc.title Sistema de computação em borda para controle preditivo de veículos autoguiados em redes sem fio sujeitas à degradação. pt_BR
dc.date.issued 2023-03-17
dc.description.abstract Automated Guided Vehicles (AGVs) are essential for industry material transportation. In the Industry 4.0 and Industrial Internet of Things scenario, the AGV fleet is expected to be connected and integrated into the factory management system, being flexible and adapting to new demands. AGV control systems with fixed path navigation may not meet these re- quirements. Edge computing brings cloud resources to the network’s edge, making them closer to users. These resources can be accessed through a wireless network and applied to industrial demands. The AGVs can benefit from this when offloading tasks that require more computing resources to the edge server. However, the wireless network in the industrial en- vironment is subject to degradation due to interference, signal reflections, shadowing effects, and electromagnetic wave absorption, among other challenges. The AGV, as a mobile robot, may traverse areas where the signal is degraded, increasing risks of collisions and accidents. Results of experiments suggest that Model Predictive Control (MPC) executed at the edge server, combined with a delay and packet loss compensation strategy implemented in the robot, can be used to mitigate these network degradations. In sequence, a two-tier architec- ture with MPCs is proposed to control multiple AGVs. The first tier, executed on the edge server, plans the trajectory of the AGVs globally, preventing collisions of the AGVs with fixed obstacles and each other. In the computer embedded in the AGV, the compensator used in the previous experiments gives place to a trajectory-tracking MPC, which must receive the trajectory of the respective AGV from the edge server and track it. Results of experiments carried out in four validation scenarios indicate that from the proposed architecture, it is pos- sible to drive the AGVs without collisions, even in the communication network’s occurrence of delays and packet losses. In addition, tasks that demand more computational resources are offloaded to the edge server so that the computer embedded in the AGV can have more restricted resources, reducing costs and battery consumption pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30896
dc.date.accessioned 2023-07-18T17:17:52Z
dc.date.available 2023-07-18
dc.date.available 2023-07-18T17:17:52Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Indústria 4.0. pt_BR
dc.subject Computação na borda pt_BR
dc.subject Controle Preditivo baseado em Modelo (MPC) pt_BR
dc.subject Veículos autoguiados (AGVs) pt_BR
dc.subject Robô móvel de tração diferencial pt_BR
dc.subject ROS 2 pt_BR
dc.subject Gazebo pt_BR
dc.subject Industry 4.0. pt_BR
dc.subject Edge computing pt_BR
dc.subject Model Based Predictive Control (MPC) pt_BR
dc.subject Self-guided vehicles (AGVs) pt_BR
dc.subject Differential drive mobile robot pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OMENA, Rômulo Afonso Luna Vianna de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Edge computing system for predictive control of self-driving vehicles on wireless networks subject to degradation. pt_BR
dc.identifier.citation Omena, R. A. L. V. de. Sistema de computação em borda para controle preditivo de veículos autoguiados em redes sem fio sujeitas à degradação. 2023. 169 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta