DSpace/Manakin Repository

Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, J. V. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3446954317933966 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 pt_BR
dc.contributor.referee1 FIGUEIREDO, Fernando de Oliveira.
dc.contributor.referee2 ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno.
dc.description.resumo Nesta pesquisa foi realizada a análise de algumas unidades de livros didáticos de língua inglesa, a coleção Conexões & Vivências (2020), e os livros únicos Joy! (2020) e Anytime (2020), para verificar a existência de representações da cultura afrodescendente e suas raízes e também a existência de pautas antirracistas explícitas. Durante a análise foram consideradas as imagens das unidades selecionadas, bem como textos e atividades propostas, com o objetivo de confirmar se elas contemplam, ou não, ideias que possam combater o racismo e representar negros de forma igualitária. Tal pesquisa partiu do pressuposto de que essas pautas precisam ser inseridas nas escolas de forma interdisciplinar, como prevê a lei 10639/2003. Além da lei, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) também serviu de aporte para este trabalho, assim como as contribuições de alguns teóricos como Leffa (2016) e Hooks (2019), que contribuíram para o desenvolvimento do histórico do ensino de Língua inglesa e Hearter e Barbosa Júnior (2013), que orientaram a análise do conteúdo dos livros. Por fim, a pesquisa revela que estamos diante de evoluções significativas rumo a uma educação menos preconceituosa, porém que os livros didáticos precisam ser menos omissos e mais diretos no que diz respeito a discutir pautas raciais e suas ilustrações. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras – Língua Inglesa. pt_BR
dc.title Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático. pt_BR
dc.date.issued 2023-07-03
dc.description.abstract In this research, we analyzed some units of English language textbooks, the Conexões & Vivências collection (2020), and the single books Joy! (2020) and Anytime (2020), to verify the existence of representations of Afro-descendant culture and its roots and if it has sufficient explicitly anti-racist agendas. During the analysis, we considered the images of the selected units, the texts, and proposed activities, to confirm whether or not they contemplate ideas that can combat racism and represent black people equally. Such research started from the assumption that these guidelines need to be inserted in schools in an interdisciplinary way, as the law 10639/2003 requires. In addition to the law, the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) also supported this work, as well as the contributions of some theorists such as Leffa (2016) and Hooks (2019), who inspired the teaching English history development and Hearter and Barbosa Júnior (2013), who guided the analysis of the content of the books. Finally, the research reveals that we are facing significant developments towards a less prejudiced education but that textbooks need to be less silent and more direct about discussing racial guidelines. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30918
dc.date.accessioned 2023-07-19T15:47:51Z
dc.date.available 2023-07-19
dc.date.available 2023-07-19T15:47:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Representações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Cultura afrodescendente pt_BR
dc.subject Análise didática- Coleção Conexões & Vivências – 2020 pt_BR
dc.subject Livros Joy e Anytime - análise didática - 2020 pt_BR
dc.subject English language teaching pt_BR
dc.subject Ethnic-racial representations pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject afrodescendant culture pt_BR
dc.subject Didactic analysis - Connections & Experiences Collection - 2020 pt_BR
dc.subject Joy and Anytime books - didactic analysis - 2020 pt_BR
dc.subject Análise de livro dedático
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, José Vinicios Valença de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ethnic-racial representations in the teaching and learning of the English language: a textbook analysis. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, José Vinicios Valença de. Representações étnico-raciais no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise de livro didático.2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta