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Prevalência de crianças com risco para o transtorno do espectro autista em creches, a partir da aplicação do M-CHATR- F e os Possíveis fatores associados.

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dc.creator.ID MACEDO, M. E. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9367521010955944 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, N. C. C. de B.; pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, NATHANIELLY CYSTINE CB; pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 pt_BR
dc.contributor.referee1 NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva.
dc.contributor.referee1ID SARAIVA, Alynne Mendonça; pt_BR
dc.contributor.referee1ID Alynne Mendonça SARAIVA; pt_BR
dc.contributor.referee1ID Alynne Mendonça Saraiva. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8869678305441029 pt_BR
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, Matheus Figueiredo.
dc.contributor.referee2ID NOGUEIRA, M. F.; pt_BR
dc.contributor.referee2ID FIGUEIREDO NOGUEIRA, MATHEUS; pt_BR
dc.contributor.referee2ID NOGUEIRA, MATHEUS FIGUEREIDO. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2379371079660244 pt_BR
dc.description.resumo Objetivo: Estimar a prevalência de crianças com risco para o Transtorno do Espectro Autista em creches, a partir da aplicação do M-CHAT-R-F e os possíveis fatores associados. Metodologia: Estudo observacional, descritivo, analítico, de corte transversal, e abordagem quantitativa realizado de dezembro de 2022 a março de 2023, com amostra de 80 mães e/ou cuidadores de crianças entre 16 e 30 meses. As variáveis analisadas foram sociodemográfica, perinatal e do desenvolvimento infantil, e o instrumento Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT- R/F) para risco de autismo. Utilizou-se a prevalência por frequências absolutas e relativas e o teste de associação de fisher. Resultados e discussão: Evidenciou-se que 100% dos pais e/ou cuidadores eram do sexo feminino, e a maioria (97,5%) mães, com ensino médio completo (63,8%), imóvel próprio (65%) e provedora da renda familiar (57,5%), esta variando de meio a <1 salário mínimo (75%). Prevaleceu o risco baixo para autismo ( 91,25%) e os possíveis fatores associados ao risco de autismo estavam relacionados às características perinatais com associação estatisticamente significativa do parentesco entre os pais (p= 0,000) e a classificação do desenvolvimento (p= 0,000), fortalecendo as evidências de que uma das principais causas do autismo é a hereditariedade, e a importância de realizar ações de vigilância do desenvolvimento da criança. Conclusão: Demonstra-se a relevância do cenário educacional para oportunizar o rastreio do autismo e, assim, o seguimento da criança para investigação e diagnóstico precoce, contribuindo para melhora da qualidade de vida infantil. Ademais, poderá contribuir para sensibilizar gestores e profissionais da saúde acerca da importância do uso de instrumentos de rastreio para um cuidado continuado na consulta de puericultura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Prevalência de crianças com risco para o transtorno do espectro autista em creches, a partir da aplicação do M-CHATR- F e os Possíveis fatores associados. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-21
dc.description.abstract Objective: To estimate the prevalence of children at risk for Autism Spectrum Disorder in day care centers, based on the application of the M-CHAT-R-F and possible associated factors. Methodology: Observational, descriptive, analytical, cross-sectional study with a quantitative approach carried out from December 2022 to March 2023, with a sample of 80 mothers and/or caregivers of children aged between 16 and 30 months. The variables analyzed were sociodemographic, perinatal and child development, and the Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT-R/F) instrument for autism risk. Prevalence by absolute and relative frequencies and Fisher's association test were used. Results and discussion: It was evidenced that 100% of the parents and/or caregivers were female, and the majority (97.5%) mothers, with complete secondary education (63.8%), own property (65%) and family income provider (57.5%), ranging from half to <1 minimum wage (75%). A low risk for autism prevailed (91,25%) and the possible factors associated with the risk of autism were related to perinatal characteristics with a statistically significant association between parent kinship (p= 0.000) and developmental classification (p= 0.000), strengthening the evidence that one of the main causes of autism is heredity, and the importance of monitoring the child's development. Conclusion: The relevance of the educational scenario is demonstrated to provide opportunities for autism screening and, thus, the follow-up of the child for investigation and early diagnosis, contributing to the improvement of the child's quality of life. Furthermore, it may contribute to sensitize managers and health professionals about the importance of using screening instruments for continued care in childcare consultations. Keywords: Screening; Autism Spectrum Di pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30934
dc.date.accessioned 2023-07-19T20:50:26Z
dc.date.available 2023-07-19
dc.date.available 2023-07-19T20:50:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Transtorno do espectro autista pt_BR
dc.subject Rastreamento pt_BR
dc.subject Cuidado da criança pt_BR
dc.subject Autismo Creches - crianças - autismo pt_BR
dc.subject Desorden del espectro autista pt_BR
dc.subject Seguimiento pt_BR
dc.subject Cuidado de los niños pt_BR
dc.subject Autismo Guarderías - niños - autismo pt_BR
dc.subject Autism spectrum disorder pt_BR
dc.subject Tracking pt_BR
dc.subject Child care pt_BR
dc.subject Autism Nurseries - children - autism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACEDO, Maria Eduarda de Pontes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Prevalence of children at risk for autism spectrum disorder in day care centers, based on the application of the M-CHATR-F and possible associated factors. pt_BR
dc.title.alternative Prevalencia de niños con riesgo de trastorno del espectro autista en guarderías, con base en la aplicación del M-CHATR-F y posibles factores asociados pt_BR
dc.identifier.citation MACEDO, Maria Eduarda de Pontes. Prevalência de crianças com risco para o transtorno do espectro autista em creches , a partir da aplicação do M-CHAT R- F e os possíveis fatores associados 2023. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Objetivo: Estimar la prevalencia de niños en riesgo de Trastorno del Espectro Autista en guarderías, a partir de la aplicación del M-CHAT-R-F y los posibles factores asociados. Metodología: Estudio observacional, descriptivo, analítico, transversal y de abordaje. cuantitativamente de diciembre de 2022 a marzo de 2023, con una muestra de 80 madres y/o cuidadores de niños entre 16 y 30 meses. Las variables analizadas fueron sociodemográficas, desarrollo perinatal e infantil, y la Lista de verificación modificada para el autismo en Niños pequeños (M-CHAT-R/F) para el riesgo de autismo. Se utilizó la prevalencia por frecuencias absoluta y relativa y prueba de asociación de Fisher. Resultados y discusión: Se evidenció que el 100% de los padres y/o cuidadores eran mujeres, y la mayoría (97,5%) madres, con secundaria completa (63,8%), propiedad propia (65%) y proveedor de ingresos familiares (57,5%), oscilando entre medio y <1 salario mínimo (75%). Prevaleció el riesgo bajo para autismo (91,25%) y los posibles factores asociados al riesgo de autismo se relacionaron a las características perinatales con una asociación estadísticamente significativa de parentesco entre padres (p= 0.000) y clasificación evolutiva (p= 0.000), fortaleciendo la evidencia de que una de las principales causas del autismo es la herencia, y la importancia realizar acciones de vigilancia del desarrollo infantil. Conclusión: Demuestra la relevancia del escenario educativo para brindar oportunidades para el tamizaje del autismo y, con ello, la seguimiento del niño para investigación y diagnóstico precoz, contribuyendo a la mejora de la calidad de vida de los niños. Además, puede contribuir a sensibilizar a los gestores y profesionales de la salud sobre la importancia de utilizar instrumentos de tamizaje para atención continuada en la consulta de puericultura. pt_BR


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