DSpace/Manakin Repository

Igualdade de gênero nas escolas: perspectivas de professores do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, L. L. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7448435015831274 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva.
dc.contributor.advisor1ID SARAIVA, Alynne Mendonça; pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Alynne Mendonça SARAIVA; pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Alynne Mendonça Saraiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8869678305441029 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Gigliola Marcos Bernardo de.
dc.contributor.referee1ID LIMA, G. M. B; pt_BR
dc.contributor.referee1ID LIMA, GIGLIOLA MARCOS BERNARDO DE. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8351409833101972 pt_BR
dc.contributor.referee2 RAMOS, Deborah Dornellas.
dc.contributor.referee2ID RAMOS, Deborah Dornellas; pt_BR
dc.contributor.referee2ID Ramos, Deborah Dornellas. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8976434644813519 pt_BR
dc.description.resumo Introdução: A temática da igualdade de gênero traz consigo um histórico de lutas pela independência feminina dentre o contexto plural da sociedade. A desigualdade de gênero perpassa este contexto histórico, tendo como fator as construções sociais patriarcais e predominantemente machistas. O ambiente escolar da educação básica, portanto, torna-se um espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, fortalecendo as práticas não discriminatórias, não preconceituosas e respeito às diferenças e diversidades. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo geral compreender as perspectivas dos professores sobre a promoção da igualdade de gênero nas escolas. E objetivo específico, identificar os desafios e as expectativas para a promoção da igualdade de gênero nas escolas. Metodologia: O trabalho foi realizado através de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, apoiada na realização de entrevistas semiestruturadas junto à docentes da educação básica do ensino fundamental II de um município do Curimataú paraibano. Resultados: Os relatos evidenciaram que os docentes compreendem que a influência cultural e religiosa contribui de maneira expressiva para a disseminação de práticas excludentes no ambiente educacional, e que o relacionamento familiar deve ser um aspecto preponderante para a desconstrução de tais comportamentos. Conclusões: Percebeu-se que os docentes possuem falta de formação quanto a temática de gênero, decorrentes da ausência deste aspecto na sua construção social. Ademais, foram identificados comportamentos omissos e sexistas que contribuem para a exclusão e privação da liberdade social. Torna-se então necessária a prática do conhecimento crítico e reflexivo para que se obtenha um convívio respeitoso e democrático no ambiente escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Igualdade de gênero nas escolas: perspectivas de professores do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-14
dc.description.abstract Introduction: The theme of gender equality brings with it a history of struggles for female independence within the plural context of society. Gender inequality runs through this historical context, having as a factor the patriarchal and predominantly macho social constructions. The school environment of basic education, therefore, becomes a space of learning and inclusive democracy, strengthening non-discriminatory and non-prejudiced practices and respect for differences and diversity. Objectives: This work has the general objective of understanding the perspectives of teachers about the promotion of gender equality in schools. And specific objective, identify the challenges and expectations for the promotion of gender equality in schools. Methodology: The work was conducted through an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, supported by the realization of semi-structured interviews with teachers of basic education of elementary school II of a municipality of Curimataú paraiban. Results: The reports showed that the teachers understand that the cultural and religious influence contributes expressively to the dissemination of excluding practices in the educational environment, and that the family relationship should be a preponderant aspect for the deconstruction of such behaviors. Conclusions: It was noticed that the teachers lack training on gender issues, due to the absence of this aspect in their social construction. Moreover, omissive and sexist behaviors were identified, which contribute to the exclusion and deprivation of social freedom. Therefore, the practice of critical and reflective knowledge becomes necessary in order to achieve a respectful and democratic coexistence in the school environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30947
dc.date.accessioned 2023-07-20T12:17:00Z
dc.date.available 2023-07-20
dc.date.available 2023-07-20T12:17:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Política social pt_BR
dc.subject Igualdade de gênero pt_BR
dc.subject Formação de professores – educação básica pt_BR
dc.subject Democracia inclusiva pt_BR
dc.subject Independência feminina pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - professores pt_BR
dc.subject Escola – ensino fundamental - igualdade de gênero pt_BR
dc.subject Politica social pt_BR
dc.subject Igualdad de género pt_BR
dc.subject Formación de profesores - Educación básica pt_BR
dc.subject Democracia inclusiva pt_BR
dc.subject Independencia femenina pt_BR
dc.subject Educación primaria - profesores pt_BR
dc.subject Escolar - Educación Primaria - Igualdad de género pt_BR
dc.subject Social policy pt_BR
dc.subject Gender equality pt_BR
dc.subject Teacher training - basic education pt_BR
dc.subject Inclusive democracy pt_BR
dc.subject Female independence pt_BR
dc.subject Elementary education - teachers pt_BR
dc.subject School - Elementary Education - Equality of gender pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Lucas Luan de Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender equality in schools: perspectives of elementary school teachers. pt_BR
dc.title.alternative Igualdad de género en las escuelas: perspectivas de los maestros de primaria. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Lucas Luan de Medeiros.. Igualdade de gênero nas escolas: perspectivas de professores do ensino fundamental. 2023. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Introducción: El tema de la igualdad de género trae consigo una historia de luchas por independencia femenina en el contexto plural de la sociedad. desigualdad de género permea este contexto histórico, teniendo como factor las construcciones sociales patriarcales y predominantemente sexista. El ambiente escolar de la educación básica, por lo tanto, se convierte en un espacio para el aprendizaje y la democracia inclusiva, fortaleciendo prácticas no discriminatoria, sin prejuicios y respetuosa de las diferencias y diversidades. Objetivos: Este El objetivo general de este trabajo es comprender las perspectivas de los docentes sobre la promoción de igualdad de género en las escuelas. Y objetivo específico, identificar los retos y expectativas para promover la igualdad de género en las escuelas. Metodología: El trabajo fue llevado a cabo a través de una investigación exploratoria y descriptiva, con un enfoque cualitativo, apoyado en la realización de entrevistas semiestructuradas a docentes de educación básica en escuela primaria II en un municipio de Curimataú, Paraíba. Resultados: Los informes mostró que los maestros entienden que la influencia cultural y religiosa contribuye forma expresiva para la difusión de prácticas excluyentes en el ámbito educativo, y que la relación familiar debe ser un aspecto preponderante para la deconstrucción de tal comportamientos Conclusiones: Se percibió que los docentes carecen de formación en cuanto a el tema del género, resultante de la ausencia de este aspecto en su construcción social. Además, Se identificaron conductas negligentes y sexistas que contribuyen a la exclusión y privación de la libertad social. Entonces se hace necesario practicar el conocimiento crítico y reflexiva para lograr una convivencia respetuosa y democrática en el ámbito escolar. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta