dc.creator.ID |
SANTOS, L. L. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7448435015831274 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SARAIVA, Alynne Mendonça; |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Alynne Mendonça SARAIVA; |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Alynne Mendonça Saraiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8869678305441029 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Gigliola Marcos Bernardo de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, G. M. B; |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, GIGLIOLA MARCOS BERNARDO DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8351409833101972 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RAMOS, Deborah Dornellas. |
|
dc.contributor.referee2ID |
RAMOS, Deborah Dornellas; |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Ramos, Deborah Dornellas. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8976434644813519 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Introdução: A temática da igualdade de gênero traz consigo um histórico de lutas pela
independência feminina dentre o contexto plural da sociedade. A desigualdade de gênero
perpassa este contexto histórico, tendo como fator as construções sociais patriarcais e
predominantemente machistas. O ambiente escolar da educação básica, portanto, torna-se um
espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, fortalecendo as práticas não
discriminatórias, não preconceituosas e respeito às diferenças e diversidades. Objetivos: Este
trabalho tem por objetivo geral compreender as perspectivas dos professores sobre a promoção
da igualdade de gênero nas escolas. E objetivo específico, identificar os desafios e as
expectativas para a promoção da igualdade de gênero nas escolas. Metodologia: O trabalho foi
realizado através de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa,
apoiada na realização de entrevistas semiestruturadas junto à docentes da educação básica do
ensino fundamental II de um município do Curimataú paraibano. Resultados: Os relatos
evidenciaram que os docentes compreendem que a influência cultural e religiosa contribui de
maneira expressiva para a disseminação de práticas excludentes no ambiente educacional, e que
o relacionamento familiar deve ser um aspecto preponderante para a desconstrução de tais
comportamentos. Conclusões: Percebeu-se que os docentes possuem falta de formação quanto
a temática de gênero, decorrentes da ausência deste aspecto na sua construção social. Ademais,
foram identificados comportamentos omissos e sexistas que contribuem para a exclusão e
privação da liberdade social. Torna-se então necessária a prática do conhecimento crítico e
reflexivo para que se obtenha um convívio respeitoso e democrático no ambiente escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Igualdade de gênero nas escolas: perspectivas de professores do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-14 |
|
dc.description.abstract |
Introduction: The theme of gender equality brings with it a history of struggles for
female independence within the plural context of society. Gender inequality runs through this
historical context, having as a factor the patriarchal and predominantly macho social
constructions. The school environment of basic education, therefore, becomes a space of
learning and inclusive democracy, strengthening non-discriminatory and non-prejudiced
practices and respect for differences and diversity. Objectives: This work has the general
objective of understanding the perspectives of teachers about the promotion of gender
equality in schools. And specific objective, identify the challenges and expectations for the
promotion of gender equality in schools. Methodology: The work was conducted through an
exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, supported by the realization
of semi-structured interviews with teachers of basic education of elementary school II of a
municipality of Curimataú paraiban. Results: The reports showed that the teachers
understand that the cultural and religious influence contributes expressively to the
dissemination of excluding practices in the educational environment, and that the family
relationship should be a preponderant aspect for the deconstruction of such behaviors.
Conclusions: It was noticed that the teachers lack training on gender issues, due to the
absence of this aspect in their social construction. Moreover, omissive and sexist behaviors
were identified, which contribute to the exclusion and deprivation of social freedom.
Therefore, the practice of critical and reflective knowledge becomes necessary in order to
achieve a respectful and democratic coexistence in the school environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30947 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-20T12:17:00Z |
|
dc.date.available |
2023-07-20 |
|
dc.date.available |
2023-07-20T12:17:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Política social |
pt_BR |
dc.subject |
Igualdade de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores – educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Democracia inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Independência feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - professores |
pt_BR |
dc.subject |
Escola – ensino fundamental - igualdade de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Politica social |
pt_BR |
dc.subject |
Igualdad de género |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores - Educación básica |
pt_BR |
dc.subject |
Democracia inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Independencia femenina |
pt_BR |
dc.subject |
Educación primaria - profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Escolar - Educación Primaria - Igualdad de género |
pt_BR |
dc.subject |
Social policy |
pt_BR |
dc.subject |
Gender equality |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive democracy |
pt_BR |
dc.subject |
Female independence |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education - teachers |
pt_BR |
dc.subject |
School - Elementary Education - Equality of gender |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Lucas Luan de Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Gender equality in schools: perspectives of elementary school teachers. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Igualdad de género en las escuelas: perspectivas de los maestros de primaria. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Lucas Luan de Medeiros.. Igualdade de gênero nas escolas: perspectivas de professores do ensino
fundamental. 2023. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Introducción: El tema de la igualdad de género trae consigo una historia de luchas por
independencia femenina en el contexto plural de la sociedad. desigualdad de género
permea este contexto histórico, teniendo como factor las construcciones sociales patriarcales y
predominantemente sexista. El ambiente escolar de la educación básica, por lo tanto, se convierte en un
espacio para el aprendizaje y la democracia inclusiva, fortaleciendo prácticas no
discriminatoria, sin prejuicios y respetuosa de las diferencias y diversidades. Objetivos: Este
El objetivo general de este trabajo es comprender las perspectivas de los docentes sobre la promoción de
igualdad de género en las escuelas. Y objetivo específico, identificar los retos y
expectativas para promover la igualdad de género en las escuelas. Metodología: El trabajo fue
llevado a cabo a través de una investigación exploratoria y descriptiva, con un enfoque cualitativo,
apoyado en la realización de entrevistas semiestructuradas a docentes de educación básica en
escuela primaria II en un municipio de Curimataú, Paraíba. Resultados: Los informes
mostró que los maestros entienden que la influencia cultural y religiosa contribuye
forma expresiva para la difusión de prácticas excluyentes en el ámbito educativo, y que
la relación familiar debe ser un aspecto preponderante para la deconstrucción de tal
comportamientos Conclusiones: Se percibió que los docentes carecen de formación en cuanto a
el tema del género, resultante de la ausencia de este aspecto en su construcción social. Además,
Se identificaron conductas negligentes y sexistas que contribuyen a la exclusión y
privación de la libertad social. Entonces se hace necesario practicar el conocimiento crítico y
reflexiva para lograr una convivencia respetuosa y democrática en el ámbito escolar. |
pt_BR |