DSpace/Manakin Repository

O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.referee2 NÓBREGA, Ivanalda Dantas de.
dc.description.resumo Este trabalho propôs-se a apresentar, ao professor de Geografia, a importância de se trabalhar a alfabetização cartográfica na sala de aula. Dessa forma, o nosso objetivo principal foi explorar a prática da cartografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em uma turma do 4º ano, com o intuito de desmistificar as dificuldades frequentemente mencionadas em trabalhos científicos e relatadas por alunos. A metodologia utilizada caracteriza-se por pesquisa qualitativa procedida, a princípio, através de um estudo bibliográfico que fundamentou teoricamente os principais eixos que norteiam o ensino cartográfico e a sua importância para a formação do sujeito crítico. Para tanto, agregamos à presente investigação, dentre outros, os construtos teóricos de autores a exemplo de Almeida (2006), Barci (2021), Neto (2018) e Passini (2007). Em seguida, realizamos a pesquisa de campo, que envolveu 4 docentes e 20 discentes de uma escola pública municipal no Estado do Ceará. A coleta dos dados baseou-se, em um primeiro momento, na observação de aulas, sequências didáticas e entrevistas semiestruturadas com os professores. Na sequência, o pesquisador ministrou uma aula e aplicou uma atividade, na sala de aula, para os alunos. Posteriormente, analisamos os dados coletados e os organizamos em um quadro-síntese. A partir dessa análise, foi possível constatar que a maioria dos professores não receberam uma formação adequada durante a Graduação, o que acabou refletindo em aulas tradicionais baseadas somente na utilização de livros didáticos, com a ausência de metodologias ativas. Sendo essa abordagem, portanto, uma possível contribuidora para o déficit de aprendizagem de alguns alunos e falta de interesse no conteúdo trabalhado. Dessa forma, ressalta-se a importância de formações e eventos que supram essas lacunas nos profissionais, visto que a alfabetização cartográfica é a responsável por estabelecer a compreensão das relações entre espaço e tempo, permitindo que os alunos estudem o ambiente em que vivem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-19
dc.description.abstract This work aimed to presente, to the Geography teacher, the importance of working on cartographic literacy in the classroom. Therefore, our main objective was to explore the practice of cartography in early Elementary School years, specifically in a 4th-grade class, with the intention of demystifying the difficulties often mentioned in scientific papers and reported by students. The methodology used is characterized by qualitative research, initially through a bibliographic study that theoretically substantiated the main axes that guide cartographic teaching and its importance for the formation of critical individuals. To this end, we incorporated into this investigation, among others, the theoretical constructs of authors such as Almeida (2006), Barci (2021), Neto (2018), and Passini (2007). Subsequently, we conducted field research, which involved 4 teachers and 20 students from a public municipal school in the state of Ceará. The data collection was based, at first, on the observation of classes, didactic sequences, and semi-structured interviews with the teachers. Next, the researcher taught a class and conducted an activity in the classroom for the students. Afterwards, we analyzed the collected data and organized them into a summary table. From this analysis, it was possible to verify that the majority of teachers did not receive adequate training during their undergraduate studies, which ended up reflecting in traditional classes based solely on the use of textbooks, with the absence of active methodologies. This approach, therefore, may contribute to the learning deficit of some students and their lack of interest in the content being taught. Thus, the importance of training and events that address these gaps in professionals is emphasized, as cartographic literacy is responsible for establishing an understanding of the relationships between space and time, allowing students to study the environment in which they live. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30948
dc.date.accessioned 2023-07-20T12:24:20Z
dc.date.available 2023-07-20
dc.date.available 2023-07-20T12:24:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cartografia pt_BR
dc.subject Alfabetização cartográfica pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - anos iniciais- cartografia pt_BR
dc.subject Ensino de cartografia pt_BR
dc.subject Pensamento espacial pt_BR
dc.subject Cartography pt_BR
dc.subject Cartographic literacy pt_BR
dc.subject Elementary School - early years - cartography pt_BR
dc.subject Cartography teaching pt_BR
dc.subject Spatial thinking pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia - cartografia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Guilherme Alexandre da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of cartographic literacy in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Guilherme Alexandre da. O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta