dc.creator.ID |
COSTA, Micaelly Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Diogo Cabral de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7606053239079122 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUZA, Glageane da Silva; |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Souza, Glageane Da Silva; |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Jorge de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, J. J.; |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, JOSÉ JORGE DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1410723052247758 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho visa relatar a experiência da vivência de duas aulas sobre o conteúdo Função Afim
em uma turma do 1° ano do ensino médio. Essas aulas foram aplicadas em uma escola pública
estadual localizada na cidade Barra de Santa Rosa – PB, em que foi utilizada a metodologia de ensino
japonesa Lesson Study em conjunto com a Resolução de Problemas. A Lesson Study é um processo de
desenvolvimento profissional de professores em grupos colaborativos e que tem como intuito
problematizar a prática de sala de aula. A Resolução de Problemas objetiva ensinar matemática através
de uma situação problema, onde os alunos constroem o conhecimento matemático durante e após a
resolução do problema. Foi escolhido essa abordagem tendo em vista a melhoria que se obtêm no
ensino de matemática com o uso dessas metodologias, dada a realidade de sala de aula e o ensino
tradicional. Com isso, foi adotado como metodologia a abordagem qualitativa e com objetivo de
analisar as contribuições da utilização da metodologia Lesson Study e Resolução de Problemas nas
aulas de matemática. Para esta análise, foram observadas as ações e as respostas dos alunos acerca dos
problemas da aula. Foi possível concluir que a utilização dessas abordagens metodológicas contribuiu
para a aprendizagem dos alunos, visto que houve um maior envolvimento da turma e maior facilidade
de compreensão durante a discussão e formalização. Esta abordagem favoreceu também a prática do
professor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Utilização da metodologia lesson study e resolução de problemas como abordagem metodológica no ensino de função afim. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-19 |
|
dc.description.abstract |
The present work aims to report the experience of living two classes on the Affine Function content in
a class of the 1st year of high school. These classes were applied in a state public school located in the
city of Barra de Santa Rosa - PB, in which the Japanese teaching methodology Lesson Study was used
in conjunction with Problem Solving. The Lesson Study is a professional development process for
teachers in collaborative groups that aims to problematize classroom practice. Problem Solving aims
to teach mathematics through a problem situation, where students build mathematical knowledge
during and after solving the problem. This approach was chosen in view of the improvement obtained
in teaching mathematics with the use of these methodologies, given the reality of the classroom and
traditional teaching. With this, the qualitative approach was adopted as methodology and with the
objective of analyzing the contributions of the use of the Lesson Study and Problem Solving
methodology in mathematics classes. For this analysis, the students' actions and responses regarding
the problems in the class were observed. It was possible to conclude that the use of these
methodological approaches contributed to the students' learning, since there was a greater involvement
of the class and greater ease of understanding during the discussion and formalization. This approach
also favored the teacher's practice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30955 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-20T17:02:47Z |
|
dc.date.available |
2023-07-20 |
|
dc.date.available |
2023-07-20T17:02:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Lesson study |
pt_BR |
dc.subject |
Resolução de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Função afim |
pt_BR |
dc.subject |
Lesson study - ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de la lección |
pt_BR |
dc.subject |
Solución de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Función relacionada |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de lección - enseñanza de matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - enseñando |
pt_BR |
dc.subject |
Math teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Problem solving |
pt_BR |
dc.subject |
Related function |
pt_BR |
dc.subject |
Lesson study - math teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Micaelly Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of the lesson study methodology and problem solving as methodological approach in teaching affine function. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Uso de la metodología de estudio de lecciones y resolución de problemas como enfoque metodológico en la enseñanza de la función afín. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Micaelly Silva. Utilização da metodologia lesson study e resolução de problemas como
abordagem metodológica no ensino de função afim. 2023. 23 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30955 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente trabajo tiene como objetivo relatar la experiencia de vivir dos clases sobre el contenido Función Afim
en una clase de 1er año de secundaria. Estas clases se aplicaron en una escuela pública.
estado ubicado en la ciudad de Barra de Santa Rosa - PB, en el cual se utilizó la metodología de enseñanza
Estudio de lecciones de japonés junto con resolución de problemas. El estudio de la lección es un proceso de
desarrollo profesional de los docentes en grupos colaborativos y que pretende
problematizar la práctica en el aula. La resolución de problemas tiene como objetivo enseñar matemáticas a través de
de una situación problema, donde los estudiantes construyen conocimientos matemáticos durante y después
resolución del problema. Se eligió este enfoque en vista de la mejora obtenida en la
la enseñanza de las matemáticas utilizando estas metodologías, dada la realidad del aula y la enseñanza
tradicional. Con ello, se adoptó como metodología un enfoque cualitativo y con el objetivo de
analizar las contribuciones del uso de la metodología Lesson Study y Problem Solving en
clases de matematicas Para este análisis, las acciones y respuestas de los estudiantes con respecto a la
problemas de clase Fue posible concluir que el uso de estos enfoques metodológicos contribuyó
para el aprendizaje de los estudiantes, ya que hubo una mayor implicación de la clase y una mayor facilidad
comprensión durante la discusión y la formalización. Este enfoque también favoreció la práctica de
maestro. |
pt_BR |