DSpace/Manakin Repository

Utilização da metodologia lesson study e resolução de problemas como abordagem metodológica no ensino de função afim.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, Micaelly Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Diogo Cabral de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7606053239079122 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.referee1ID SOUZA, Glageane da Silva; pt_BR
dc.contributor.referee1ID Souza, Glageane Da Silva; pt_BR
dc.contributor.referee1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Jorge de.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, J. J.; pt_BR
dc.contributor.referee2ID SOUSA, JOSÉ JORGE DE. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1410723052247758 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho visa relatar a experiência da vivência de duas aulas sobre o conteúdo Função Afim em uma turma do 1° ano do ensino médio. Essas aulas foram aplicadas em uma escola pública estadual localizada na cidade Barra de Santa Rosa – PB, em que foi utilizada a metodologia de ensino japonesa Lesson Study em conjunto com a Resolução de Problemas. A Lesson Study é um processo de desenvolvimento profissional de professores em grupos colaborativos e que tem como intuito problematizar a prática de sala de aula. A Resolução de Problemas objetiva ensinar matemática através de uma situação problema, onde os alunos constroem o conhecimento matemático durante e após a resolução do problema. Foi escolhido essa abordagem tendo em vista a melhoria que se obtêm no ensino de matemática com o uso dessas metodologias, dada a realidade de sala de aula e o ensino tradicional. Com isso, foi adotado como metodologia a abordagem qualitativa e com objetivo de analisar as contribuições da utilização da metodologia Lesson Study e Resolução de Problemas nas aulas de matemática. Para esta análise, foram observadas as ações e as respostas dos alunos acerca dos problemas da aula. Foi possível concluir que a utilização dessas abordagens metodológicas contribuiu para a aprendizagem dos alunos, visto que houve um maior envolvimento da turma e maior facilidade de compreensão durante a discussão e formalização. Esta abordagem favoreceu também a prática do professor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Utilização da metodologia lesson study e resolução de problemas como abordagem metodológica no ensino de função afim. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-19
dc.description.abstract The present work aims to report the experience of living two classes on the Affine Function content in a class of the 1st year of high school. These classes were applied in a state public school located in the city of Barra de Santa Rosa - PB, in which the Japanese teaching methodology Lesson Study was used in conjunction with Problem Solving. The Lesson Study is a professional development process for teachers in collaborative groups that aims to problematize classroom practice. Problem Solving aims to teach mathematics through a problem situation, where students build mathematical knowledge during and after solving the problem. This approach was chosen in view of the improvement obtained in teaching mathematics with the use of these methodologies, given the reality of the classroom and traditional teaching. With this, the qualitative approach was adopted as methodology and with the objective of analyzing the contributions of the use of the Lesson Study and Problem Solving methodology in mathematics classes. For this analysis, the students' actions and responses regarding the problems in the class were observed. It was possible to conclude that the use of these methodological approaches contributed to the students' learning, since there was a greater involvement of the class and greater ease of understanding during the discussion and formalization. This approach also favored the teacher's practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30955
dc.date.accessioned 2023-07-20T17:02:47Z
dc.date.available 2023-07-20
dc.date.available 2023-07-20T17:02:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Lesson study pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Função afim pt_BR
dc.subject Lesson study - ensino de matemática pt_BR
dc.subject Matemática - ensino pt_BR
dc.subject Enseñanza de las matemáticas pt_BR
dc.subject Estudio de la lección pt_BR
dc.subject Solución de problemas pt_BR
dc.subject Función relacionada pt_BR
dc.subject Estudio de lección - enseñanza de matemáticas pt_BR
dc.subject Matemáticas - enseñando pt_BR
dc.subject Math teaching pt_BR
dc.subject Problem solving pt_BR
dc.subject Related function pt_BR
dc.subject Lesson study - math teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Micaelly Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Use of the lesson study methodology and problem solving as methodological approach in teaching affine function. pt_BR
dc.title.alternative Uso de la metodología de estudio de lecciones y resolución de problemas como enfoque metodológico en la enseñanza de la función afín. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Micaelly Silva. Utilização da metodologia lesson study e resolução de problemas como abordagem metodológica no ensino de função afim. 2023. 23 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30955 pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo tiene como objetivo relatar la experiencia de vivir dos clases sobre el contenido Función Afim en una clase de 1er año de secundaria. Estas clases se aplicaron en una escuela pública. estado ubicado en la ciudad de Barra de Santa Rosa - PB, en el cual se utilizó la metodología de enseñanza Estudio de lecciones de japonés junto con resolución de problemas. El estudio de la lección es un proceso de desarrollo profesional de los docentes en grupos colaborativos y que pretende problematizar la práctica en el aula. La resolución de problemas tiene como objetivo enseñar matemáticas a través de de una situación problema, donde los estudiantes construyen conocimientos matemáticos durante y después resolución del problema. Se eligió este enfoque en vista de la mejora obtenida en la la enseñanza de las matemáticas utilizando estas metodologías, dada la realidad del aula y la enseñanza tradicional. Con ello, se adoptó como metodología un enfoque cualitativo y con el objetivo de analizar las contribuciones del uso de la metodología Lesson Study y Problem Solving en clases de matematicas Para este análisis, las acciones y respuestas de los estudiantes con respecto a la problemas de clase Fue posible concluir que el uso de estos enfoques metodológicos contribuyó para el aprendizaje de los estudiantes, ya que hubo una mayor implicación de la clase y una mayor facilidad comprensión durante la discusión y la formalización. Este enfoque también favoreció la práctica de maestro. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta