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Políticas públicas de gestão do ProJovem Campo-Saberes da Terra na cidade de Sumé-PB: perspectivas e desafios.

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dc.creator.ID LÊLA, M. R. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8075219229606935 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Lígia Maria Ribeiro.
dc.contributor.referee1ID LIMA, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.referee2 MORAIS, Vera Lúcia Meira de.
dc.contributor.referee2ID MORAIS, V. L. M. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.lela
dc.description.resumo As políticas públicas são constituídas por programas e ações no âmbito do governo (seja nacional, municipal ou estadual) que objetivam assegurar o direito à cidadania de diversos grupos da sociedade civil. Dentre elas, destaca-se o Projovem Campo-Saberes da Terra, que oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar o funcionamento das políticas públicas de gestão do Projovem Campo- Saberes da Terra no município de Sumé-PB.A abordagem quali-quantitativa contribuiu para a compreensão do objeto e para tabular alguns resultados de investigações realizadas a partir de informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com educadores e educandos do programa, analisando-se as políticas públicas referentes ao repasse dos recursos.Observou-se que a ausência de cumprimento por parte do Governo Federal em relação ao recurso que norteia o programa fragiliza as condições do trabalho pedagógico nas escolas do Projovem, embora o perfil dos educadores formados em Licenciatura em Educação do Campo mantenha a identidade e os requisitos exigidos no programa. Diante do exposto conclui-se que a organização do programa depende do repasse feito pelo Governo Federal, que porventura atrasa e não chega no tempo devido, desestruturando assim o calendário do programa, além de aumentar o número de desistência por parte dos educandos, interferindo inclusive nas políticas públicas educacionais do programa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Políticas públicas de gestão do ProJovem Campo-Saberes da Terra na cidade de Sumé-PB: perspectivas e desafios. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Public policies are constituted by government programs and actions (whether national, municipal or state) that aim at ensuring right to citizenship of various civil society groups. Among these, we highlight Projovem Campo-Saberes da Terra, which offers professional qualification and schooling to young family farmers aged 18 to 29 who have not finished elementary school. Thus, this work aimed to analyze functioning of public policies of Projovem Campo-Saberes da Terra in municipality of Sumé-PB. Qualitative-quantitative approach contributed to understanding of object and to tabulate some results of investigations carried out from information from National Fund for Education Development (FNDE), with educators and students of program, analyzing public policies related to the transfer resources. It was observed that lack of compliance on part of Federal Government regarding resource that guides program weakens conditions of pedagogical work in Projovemschools, although profile of educators graduated in Field Education Degree maintain identity and requirements required in the program. In view of above, it is concluded that organization of program depends on transfer made by Federal Government, which is delayed and does not arrive in due time, thus disrupting program schedule, in addition to increasing number of students dropping, interfering including in educational public policies of program. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30957
dc.date.accessioned 2023-07-20T17:33:24Z
dc.date.available 2023-07-20
dc.date.available 2023-07-20T17:33:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject ProJovem Campo Saberes da Terra pt_BR
dc.subject Sumé - PB - Projovem Campo pt_BR
dc.subject Políticas públicas educacionais - jovens e adultos pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Gestão do ProJovem Campo Saberes da Terra - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject ProJovem Campo Saberes da Terra pt_BR
dc.subject Educational public policies - youth and adults pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Management of ProJovem Campo Saberes da Terra - Sumé - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LÊLA, Maria Raquel Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Public policies of management ProJovem Campo-Saberes da Terra in the city of Sumé-PB: perspectives and challenges. pt_BR
dc.identifier.citation LÊLA, Maria Raquel Batista. Políticas públicas de gestão do ProJovem Campo-Saberes da Terra na cidade de Sumé-PB: perspectivas e desafios. 2017. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30957 pt_BR


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