dc.creator.ID |
SILVA, E. R. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1294287231793978 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Kiriaki Nurit. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Nurit-Silva K. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4749322211386675 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, MICHELLE GOMES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Carlos Alberto Garcia. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, C. A. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, CARLOS ALBERTO GARCIA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3280066178376014 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Brasil apresenta uma vasta biodiversidade, cujas plantas são utilizadas para diversas
finalidades, inclusive para cura e tratamento de enfermidades. Entretanto, estudos
etnobotânicos realizados com Plantas medicinais ocorrem, principalmente, em
comunidades, sendo ainda incipientes no âmbito escolar, o que torna necessário o
desenvolvimento de práticas pedagógicas nas escolas com a finalidade de contribuir na
preservação da cultura e na conservação dos recursos da flora medicinal. Objetivou-se
com este estudo investigar os conhecimentos prévios acerca do uso de plantas medicinais
de uma turma de 28 alunos do 3º ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Estadual Professora
Terezinha Carolino de Souza, localizada no município de Jaçanã-RN, bem como
desenvolver estratégias pedagógicas que possam contribuir no processo ensinoaprendizagem
de botânica. Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo, onde
foram realizadas ações pedagógicas no período de abril a maio de 2023, através do uso
de diferentes recursos didáticos (aplicação de um questionário, aula teórica, confecção de
cartazes e mostra de plantas medicinais). Verificou-se que a maioria dos alunos fazem
uso de plantas medicinais quando acometidos por alguma doença, cuja justificativa do
uso se dá por considerarem que as PM não fazem mal à saúde, e por terem adquirido o
hábito, e influência principal para o uso foi a família. Dentre as PM que os alunos mais
costumam utilizar, foram citadas doze espécies, sendo o boldo (Plectranthus barbatus
Andrews), Capim santo (Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf.), camomila (Matricaria
chamomilla L.) e a erva-doce (Foeniculum vulgare Mill.) as espécies mais citadas foram.
Foram citados 14 diferentes usos medicinais, sendo as folhas as partes mais utilizadas no
preparo dos medicamentos, sob a forma de chás, para combater, principalmente, doenças
do sistema gastrointestinal. Os alunos, de um modo geral, possuem pouco conhecimento
sobre diferenças entre plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos, embora façam
uso das PM como recurso terapêutico, cujo conhecimento foi advindo da transmissão
familiar. Entretanto, o fato de justificarem o uso por considerar que este recurso “por ser
natural não faz mal” é equivocado, e demonstra o desconhecimento dos possíveis riscos
de toxicidade que as plantas oferecem. Na realização das demais atividades (aula
expositiva, produção de cartazes e exposição) ocorreu um envolvimento dos alunos, os
quais participaram das discussões, tiraram dúvidas, trouxeram curiosidades,
demonstrando interesse com o tema, além de possibilitar um momento de socialização.
Neste aspecto, atividades pedagógicas contextualizadas, com o intuito de fornecer
informações para o uso seguro das plantas é fundamental que sejam desenvolvidas,
especialmente na escola. Portanto, demonstrou-se o quanto o desenvolvimento de práticas
pedagógicas voltadas para o conhecimento etnobotânico, através do uso de metodologia
ativas, estimulou o protagonismo dos alunos, o diálogo e a valorização das vivências dos
mesmos, resultando em uma aprendizagem significativa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Botânica |
pt_BR |
dc.title |
Conhecimento e uso sobre plantas medicinais de alunos do ensino médio de uma escola pública no município de Jaçanã - RN. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-14 |
|
dc.description.abstract |
Brazil has a vast biodiversity, whose plants are used for various purposes, including for curing and treating
diseases. However, ethnobotanical studies carried out with medicinal plants occur mainly in communities,
and are still incipient in the school environment, which makes it necessary to develop pedagogical practices
in schools in order to contribute to the preservation of culture and conservation of medicinal flora resources.
The purpose of this study was to investigate the previous knowledge about the use of medicinal plants in a
class of 28 students in their third year of high school at E.E.E.F.M. Estadual Professora Terezinha Carolino
de Souza, located in the city of Jaçanã-RN, as well as to develop pedagogical strategies that may contribute
to the teaching-learning process of botany. This is a cross-sectional quali-quantitative study, where
pedagogical actions were carried out in the period from April to May 2023, through the use of different
didactic resources (application of a questionnaire, theoretical class, making posters and showing medicinal
plants). It was found that most students use medicinal plants when they are affected by some disease,
justifying their use because they consider that MPs are not harmful to health, and because they have
acquired the habit, and the main influence for their use was their family. Among the MPs most commonly
used by the students, twelve species were mentioned, being Boldo (Plectranthus barbatus Andrews), Holy
grass (Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf.), chamomile (Matricaria chamomilla L.) and fennel (Foeniculum
vulgare Mill.) the most mentioned species. Fourteen different medicinal uses were cited, the leaves being
the parts most used in the preparation of medicines, in the form of teas, to combat, mainly, diseases of the
gastrointestinal system. The students, in general, have little knowledge about the differences between
medicinal plants and herbal medicines, although they make use of PM as a therapeutic resource, whose
knowledge came from family transmission. However, the fact that they justify their use by considering that
this resource "because it's natural, it doesn't hurt" is mistaken, and shows their lack of knowledge about the
possible risks of toxicity that plants offer. In the realization of other activities (expository lecture, poster
production and exhibition) there was an involvement of students, who participated in discussions, asked
questions, brought curiosities, showing interest in the topic, besides enabling a moment of socialization. In
this aspect, contextualized pedagogical activities, with the purpose of providing information for the safe
use of plants is essential to be developed, especially at school. Therefore, it was shown how the
development of pedagogical practices focused on ethnobotanical knowledge, through the use of active
methodology, stimulated the protagonism of the students, the dialogue, and the appreciation of their
experiences, resulting in a significant learning experience. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30966 |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-21T12:26:08Z |
|
dc.date.available |
2023-07-21 |
|
dc.date.available |
2023-07-21T12:26:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Plantas medicinais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de botânica |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento popular |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Medicinal plants |
pt_BR |
dc.subject |
Botany teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Popular knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
Plantas medicinales |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la botánica |
pt_BR |
dc.subject |
Conocimiento popular |
pt_BR |
dc.subject |
Práctica pedagógica |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Erica Regina Oliveira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Knowledge and use of medicinal plants by high school students from a public school in the municipality of Jaçanã - RN. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conocimiento y uso de plantas medicinales por estudiantes de secundaria de una escuela pública del municipio de Jaçanã - RN. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Erica Regina Oliveira da. Conhecimento e uso sobre plantas medicinais de alunos do ensino médio de uma escola pública no município de Jaçanã - RN. 2023. 83 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Brasil tiene una gran biodiversidad, cuyas plantas se utilizan para diversos
propósitos, incluyendo la cura y el tratamiento de enfermedades. Sin embargo, estudios
Los estudios etnobotánicos realizados con plantas medicinales se dan principalmente en
comunidades, que aún son incipientes en el ámbito escolar, lo que hace necesario
desarrollo de prácticas pedagógicas en las escuelas para contribuir a la
preservación de la cultura y conservación de los recursos de flora medicinal. estaba dirigido
con este estudio para investigar los conocimientos previos sobre el uso de las plantas medicinales
de una clase de 28 alumnos de 3° de bachillerato de la E.E.E.F.M. profesor estatal
Terezinha Carolino de Souza, ubicada en el municipio de Jaçanã-RN, así como
desarrollar estrategias pedagógicas que puedan contribuir al proceso de enseñanza-aprendizaje
de botánica Se trata de un estudio transversal, cuali-cuantitativo, donde
acciones pedagógicas se realizaron de abril a mayo de 2023, mediante el uso de
de diferentes recursos didácticos (aplicación de un cuestionario, clase teórica, elaboración de
carteles y exposición de plantas medicinales). Se encontró que la mayoría de los estudiantes hacen
uso de plantas medicinales cuando se está afectado por una enfermedad, cuya justificación para
se da su uso porque consideran que las PM no son dañinas para la salud, y porque han adquirido la
hábito, y la principal influencia para el uso fue la familia. Entre los PM que los estudiantes más
uso, se citaron doce especies, con boldo (Plectranthus barbatus
Andrews), limoncillo (Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf.), manzanilla (Matricaria
chamomilla L.) e hinojo (Foeniculum vulgare Mill.) las especies más citadas fueron.
Se citaron 14 usos medicinales diferentes, siendo las hojas las partes más utilizadas en la
preparación de medicamentos, en forma de infusiones, para combatir, principalmente, enfermedades
del sistema gastrointestinal. Los estudiantes, en general, tienen poco conocimiento
sobre las diferencias entre las plantas medicinales y las hierbas medicinales, aunque sí
uso de PM como recurso terapéutico, cuyo conocimiento provino de la transmisión
familiar.Sin embargo, el hecho de que justifiquen el uso considerando que este recurso “por ser
lo natural no duele" está mal, y demuestra el desconocimiento de los posibles riesgos
de toxicidad que ofrecen las plantas. En la realización de otras actividades (clase
exposición, producción de carteles y exposición) hubo una implicación de los alumnos, el
que participaron en las discusiones, respondieron preguntas, trajeron curiosidades,
demostrando interés en el tema, además de posibilitar un momento de socialización.
En este sentido, las actividades pedagógicas contextualizadas, con el objetivo de brindar
información para el uso seguro de las plantas es fundamental para ser desarrollado,
especialmente en la escuela. Por lo tanto, se demostró cuánto el desarrollo de prácticas
actividades pedagógicas enfocadas en el conocimiento etnobotánico, mediante el uso de metodología
actividades, estimuló el protagonismo de los estudiantes, el diálogo y la valoración de las experiencias de los
mismos, dando como resultado un aprendizaje significativo. |
pt_BR |